Gol (GOLL4) firma acordo de reestruturação para reduzir dívidas e sair do Chapter 11

A Gol Linhas Aéreas firmou um acordo com o Abra Group para reestruturar suas dívidas, convertendo passivos em ações e levantando novos financiamentos. Saiba os detalhes do plano de recuperação e as metas para 2025

Nord Research 06/11/2024 16:22 3 min
Gol (GOLL4) firma acordo de reestruturação para reduzir dívidas e sair do Chapter 11

A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) anunciou um importante acordo de reestruturação com seu principal credor, o Abra Group, como parte do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11). O objetivo do acordo é reduzir drasticamente a dívida da companhia e fortalecer sua posição financeira, permitindo que a empresa saia do Chapter 11 até abril de 2025. Com essa reestruturação, uma grande parte das dívidas da Gol será convertida em ações, além da captação de novos financiamentos para sustentar o crescimento futuro da companhia.

Gol fecha acordo para reduzir dívidas em mais de US$ 2,5 bilhões

A reestruturação da Gol prevê a conversão de até US$ 1,7 bilhão em dívidas em ações e a reestruturação de outros US$ 850 milhões. O Abra Group, maior credor da companhia, aceitou converter cerca de US$ 950 milhões de seus créditos em ações da Gol. Com isso, o grupo reforça seu papel de investidor estratégico, aumentando sua participação na empresa.

Além disso, a Gol pretende captar até US$ 1,85 bilhão em novos financiamentos. Parte desse valor será destinada à quitação do financiamento DIP (Financiamento para Devedores em Recuperação), garantindo recursos para sua operação e planos de expansão.

Impacto para os acionistas e estruturação do PSA

O Plano de Apoio à Reestruturação (PSA) foi negociado com o envolvimento de um comitê independente da Gol para garantir transparência e evitar conflitos de interesse. Segundo o PSA, os acionistas atuais poderão sofrer diluição devido à conversão de dívidas em ações, mas seus direitos serão preservados, incluindo a preferência na subscrição de novas ações.

Novo plano de financiamento e fortalecimento da frota

A Gol já havia levantado US$ 1 bilhão em financiamento DIP desde o início do processo de Chapter 11, o que possibilitou reativar parte de sua frota de aeronaves. Com o PSA, a empresa terá a oportunidade de levantar mais US$ 330 milhões em novas ações, ampliando a liquidez para os próximos passos da reestruturação.

O plano prevê ainda a emissão de novas dívidas de longo prazo, que serão cruciais para consolidar o balanço patrimonial da Gol após sua saída da recuperação judicial.

Expectativas para 2025 e sinergia com Avianca

A meta da Gol é concluir o processo de reestruturação até abril de 2025. Adrian Neuhauser, CEO do Abra Group, destacou que a Gol emergirá dessa fase com uma posição financeira mais robusta e um balanço mais leve, criando novas oportunidades de sinergia com outras empresas do grupo, como a Avianca.

Esse movimento estratégico visa assegurar o crescimento sustentável da Gol na América Latina, fortalecendo sua competitividade e melhorando sua capacidade de atender clientes com excelência.

Assessores financeiros e jurídicos envolvidos

Para conduzir o processo de reestruturação, a Gol conta com a assessoria jurídica do escritório Milbank LLP, além de apoio financeiro da Seabury Securities e AlixPartners. O Abra Group é assessorado por Wachtell, Lipton, Rosen & Katz e Rothschild & Co. O comitê de credores também é assistido por Willkie Farr & Gallagher LLP, Jefferies LLC e Alton Aviation Consultancy.

O acordo marca um passo importante na recuperação da Gol, visando estabilidade e fortalecimento do negócio no longo prazo.

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