GARE11 anuncia aquisição milionária de imóveis do Carrefour
O FII Guardian Real Estate (GARE11) assinou um Compromisso de Compra e Venda junto ao Grupo Carrefour para a aquisição de 15 imóveis (atacarejo) que totalizam 264 mil m², distribuídos em diversas regiões do país: Sudeste (40%), Centro-Oeste (41%), Norte (6%), Sul (6%) e Nordeste (6%).
Detalhes da aquisição
Os ativos a serem adquiridos pelo Fundo estão locados para a rede varejista Atacadão por meio de contratos atípicos (Sale & Leaseback), ou seja, o antigo proprietário (Carrefour) torna-se locatário. O contrato inicial tem prazo de 13 anos, podendo ser renovado por mais dois períodos de 5 anos, possibilitando se estender para 23 anos.
Além disso, o contrato contará com uma multa robusta em caso de rescisão antecipada (totalidade dos aluguéis até o término do contrato).
O valor total da operação é de R$ 725 milhões (2.746,38/m²) e considerando os aluguéis (corrigidos pelo IPCA) dos 13 primeiros anos de locação a aquisição prevê um cap rate de 8,00%. Confira a localização dos imóveis negociados.
Nossa opinião
Assim, vejo a aquisição como positiva tanto no aspecto quantitativo, considerando que o preço de compra está dentro de um bom patamar, quanto no qualitativo, por trazer maior diversificação para o portfólio com a inclusão do Grupo Carrefour, uma empresa já consolidada e com bons níveis de crédito, em linha com os locatários atuais do Fundo.
A inclusão de um novo locatário poderá auxiliar a diluir a concentração atual da carteira, que hoje se tem em Souza Cruz (27%), Grupo Mateus (27%) e GPA (24%) como principais inquilinos.
Por fim, a conclusão da operação ainda está sujeita à aprovação do CADE, com expectativa de conclusão até o final deste ano. Em caso de novidades, voltaremos com mais informações.