Futebol, internet e criptoativos
Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.
Eu sou apaixonado por esportes. Gosto de Fórmula 1, Futebol americano, basquete, rúgbi, entre tantos outros que tento acompanhar no meu tempo livre.
E, obviamente, como bom brasileiro, acompanho o futebol desde que me entendo por gente. Minha memória mais antiga de toda a vida é a final da Copa do Mundo de 1998, ano em que o Brasil perdeu para a França. Eu, no auge dos meus 3 anos de idade, não lembro da sensação, apenas de flashes do evento.
No entanto, da Copa de 2002, eu lembro de tudo. Lembro até de onde eu estava em cada jogo. Essa copa foi muito marcante para mim e para todos os brasileiros que gostam de futebol ou da seleção brasileira.
Dias atrás, em um sábado à tarde ocioso, decidi rever os melhores momentos do Brasil na Copa de 2002, e uma coisa, além do bom futebol, me chamou a atenção: as placas de publicidade.
Em tese, as empresas que compram espaço publicitário em uma Copa do Mundo são as mais bem-sucedidas, com grande caixa para divulgação e/ou reforço da marca.
O que mais me chamou a atenção foi que a imensa maioria das placas era de empresas analógicas, isto é, que à época não tinham interação com o mundo digital. É natural pensar nisso, visto que, em 2002, a internet ainda era algo caro e praticamente inacessível para grande parte da população mundial.
Um fato complementar e interessante é que a Copa de 2002 foi realizada no Japão e na Coréia do Sul, dois dos pólos tecnológicos do mundo.
Para matar a curiosidade, os principais anunciantes eram Coca-Cola, Hyundai, Budweiser, Fujifilm, Toshiba, MasterCard, Adidas, Gillette e Yahoo.
Dentre empresas falidas e/ou obsoletas aos olhos de hoje, como Fujifilm e Toshiba, volto novamente a chamar a atenção para o fato de que apenas uma das empresas que anunciavam estava ligada diretamente à internet e ao mundo digital: o Yahoo. À época, a ampla usabilidade da internet parecia distante e utópica. Já hoje nenhuma das outras marcas que tinham anúncios em placas de publicidade vive sem tal artifício.
E aqui, se você ainda não percebeu, tem um paralelo muito claro com o universo dos criptoativos.
Na última Copa do Mundo, em 2018, não houve nenhum anúncio ou propaganda de empresas ligadas a criptoativos, seja exchanges, plataformas de cripto ou qualquer serviço desse meio. Da mesma forma que na Copa de 98 não houve anúncios de empresas ligadas a serviços digitais.
Para a Copa de 2022, a ser realizada em novembro no Catar, já temos uma empresa ligada ao mercado de criptoativos confirmada como anunciante: a Crypto.com.
Pode ser que surjam mais algumas — mas é pura especulação. Fato é que o mercado de criptoativos já não pode mais ser ignorado. Os principais locais de publicidade já protagonizam anúncios de empresas ligadas a esse mercado.
Podemos usar como exemplo, também no âmbito esportivo, o Super Bowl, a final do Futebol Americano que tem o minuto mais caro da televisão mundial, que teve 4 anúncios de empresas de cripto. Saindo dos exemplos esportivos e trazendo para o Brasil, quem desembarca no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vê anúncios do Mercado Bitcoin por todos os lados!
Os exemplos são abundantes.
Fato é que o estágio de evolução do mercado de criptoativos, hoje, é muito próximo, tanto em adoção quanto em conhecimento popular, à internet no começo dos anos 2000. Esse exemplo da Copa do Mundo, assim como os subsequentes, são apenas uma ilustração de um fato maior.
Hoje, utilizar criptoativos para os fins que são criados é algo operacionalmente complexo, em alguns casos é caro e pouca gente sabe como fazê-lo – assim como era para acessar a internet em 2002, quando nem o pesquisador do Google, ou o YouTube, ou mesmo o falecido MSN existiam.
Porém, quem não se atualizou e acompanhou tal (r)evolução tecnológica, hoje se encontra obsoleto e lutando para acompanhar a evolução do mercado.
Eu sempre bato nesta tecla e volto a bater: nós estamos só no começo do mercado de criptoativos e da revolução tecnológica que ele trará!
É fundamental que tenhamos ciência disso para que, no futuro, estejamos na liderança desse mercado e, mais importante, que tenhamos colocado um bom dinheiro no bolso com isso.
A minha missão, aqui na Nord, é proporcionar essa oportunidade para todos os seguidores desta casa.
Por isso, criamos o Nord Crypto Master: uma assinatura que te dará todo o suporte e todo o conhecimento para que você esteja à frente de todo o mercado desde já!
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Espero você do outro lado!
Um abraço,