Fique Longe De XPTO11

Você pagaria 117 reais por uma nota de 100 reais?

Marx Gonçalves 29/09/2020 03:00 2 min Atualizado em: 20/04/2021 17:23
Fique Longe De XPTO11

Fico impressionado como 2020 tem passado rápido. Não sei o seu caso, mas quando olho para trás, fico com a sensação de que o ano ainda não aconteceu. E pensar que nesta semana ingressaremos no mês de outubro...

Entretanto, o lado bom de o ano estar voando é que daqui a pouco chegaremos em novembro – o mês das promoções da Black Friday.

Confesso para você que essa é uma data muito aguardada por mim. Sou o tipo de consumidor que, sempre que possível, evita gastar ao longo do ano esperando esse período de promoções.

Inclusive, costumo sair pesquisando os preços nas semanas anteriores ao evento para garantir que não cairei no conto do “metade do dobro”. Sim, eu levo isso a sério demais...

Há quem diga que esse tipo de comportamento é mania de economista, como se essa graduação nos tornasse mais econômicos. Não nos torna. Sou “pão duro” de natureza mesmo. Aliás, acho essa expressão genial.

Mas cá entre nós, quem não gosta de uma promoção?

Fonte: Bloomberg.

O investidor desavisado que o adquiriu no topo viu uma grande desvalorização em seus investimentos. Não se sabe se será possível recuperar a perda, visto que o Fundo ainda está negociando com 5 por cento de ágio.

Assumindo um patamar de Dividend Yield na média do mercado de hoje, uma desvalorização de mais de 10,3 por cento no preço da cota exige quase dois anos de recebimento de proventos para ser compensada.

Grosso modo, seria como se o dinheiro do investidor ficasse parado sem rentabilizar por todo esse período, o que nunca é bom.

Não seja um Zé Cotinha

Portanto, cuidado. O caso acima está longe de ser um relato dramático do que pode acontecer com investidores que não olham para o preço dos FIIs que investem, pois estão preocupados apenas com os proventos correntes.

Não seja um Zé Cotinha e não invista em negócios do tipo “Leve 2 e Pague 3”, pois o preço dos FIIs, assim como os das Ações, importa e muito.

Lembre-se de que pagar barato é condição necessária, mas não suficiente para um bom investimento.

No caso dos FOFs, é muito importante conhecer o histórico da gestão, verificar o seu alinhamento de interesses com os cotistas, entender muito bem a sua estratégia e verificar se há potencial de geração de retornos acima da média do mercado.

Um FOF adquirido pelo preço certo e que atenda a condições como essas pode gerar valor ao investidor. Além disso, de quebra, você evita cair em Value Traps.

Um abraço e até a próxima,

Tópicos Relacionados

Compartilhar