Eurocopa 2024: As melhores ações na Europa para investir hoje

Nestlé, Roche e L’Oreal foram escaladas para a seleção da Eurocopa. Veja a lista completa das melhores empresas do velho continente.

Henrique Vasconcellos 13/07/2024 08:01 9 min
Eurocopa 2024: As melhores ações na Europa para investir hoje

Para os amantes de futebol, neste domingo, 14, teremos um senhor jogo. A Inglaterra enfrenta a Espanha no Estádio Olímpico de Berlim às 16h de Brasília. Um duelo que, para ambas as seleções, representa a ascensão de uma nova geração de jogadores promissores. 

Do lado inglês, grandes nomes como Harry Kane, Kyle Walker e John Stones se juntam à nova geração com os promissores Phil Foden (esse é craque, viu?), Jude Bellingham, Cole Palmer e Bukayo Saka, entre outros.

Do lado da Espanha, a mistura de gerações se dá pela velha guarda dos experientes Dani Carvajal, Rodri, Nacho e Morata, e os jovens Nico Williams, Pedri, além do fenômeno de uma geração, Lamine Yamal, que completa 17 anos neste sábado, 13. 

É claro que, após a final, teremos as tradicionais "seleções do campeonato". Com a escalação do 1 ao 11, dos melhores jogadores do torneio por posição. Mas com 11 nomes, é possível não apenas escalar os melhores jogadores da Eurocopa, como também as melhores empresas europeias. 

Assim como nos EUA existem as Magnificent 7, uma seleção de 7 gigantes da tecnologia mundial, na Europa temos as Granolas, que são as 11 melhores empresas do velho continente. 

As 11 melhores ações na Europa

Em 2020, o Goldman Sachs, ao analisar algumas das melhores empresas de crescimento da Europa, cunhou o termo “Granolas”. Na verdade, por mais que o nome seja “Granolas”, ele, na verdade, seria “GRANNNOLASS”. 

Isso porque nesse grupo de empresas temos: GSK, Roche, ASML, Nestlé, Novartis, Novo Nordisk, L’Oreal, LVMH, Astrazeneca, SAP e Sanofi. 

São 11 nomes. Ou seja, um time encaixado de futebol. Mas antes de escalar nossa seleção, temos que saber quais são as características de cada “jogador”.

GSK (GSK)

Oriunda da fusão da Glaxo Wellcome com a SmithLine Beecham, a inglesa GSK (GlaxoSmithKline) é uma empresa global de saúde com foco em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, vacinas e produtos de saúde para consumidores. A GSK é referência pelas inovações no tratamento de doenças respiratórias, HIV, imunologia e oncologia, além de ser um dos maiores produtores de vacinas do mundo.

Além dos medicamentos e vacinas, a GSK também desenvolve e comercializa uma ampla gama de produtos de saúde para consumidores, como analgésicos, produtos para a saúde bucal e suplementos vitamínicos.

A empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento para trazer novas soluções ao mercado, trabalhando em parceria com diversas instituições e utilizando tecnologias de ponta para enfrentar desafios globais de saúde.

Roche (RHHBY)

A Roche, assim como a GSK, também é uma empresa do ramo farmacêutico. Com sede na Suíça, a companhia é líder global em diagnósticos in vitro e em tratamento de câncer, além de atuar em diversas outras áreas terapêuticas, como imunologia, doenças infecciosas e doenças do sistema nervoso central.

A Roche se destaca pelo seu compromisso com a medicina personalizada, buscando desenvolver tratamentos adaptados às necessidades individuais dos pacientes.

Além de medicamentos, a Roche é conhecida por suas soluções de diagnóstico, que vão desde equipamentos laboratoriais avançados até testes rápidos para uso em consultórios médicos e hospitais. 

ASML (ASML)

 Máquina de litografia da ASML. Fonte: ExtremeTech

A minha favorita da lista! A ASML é uma das empresas mais importantes do mundo. A empresa é sediada na Holanda e teve sua origem como um spinoff da Phillips. Ela é especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de litografia, essenciais para a fabricação de chips usados em uma ampla gama de dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e equipamentos de telecomunicações.

Hoje, ela é praticamente um monopólio (por isso gosto dela) na fabricação de máquinas de litografia UV e EUV. Isso a torna uma empresa de suma importância global, geopolítica e para o desenvolvimento de novas tecnologias que requerem capacidade computacional.

As máquinas podem custar de US$ 100 milhões até US$ 350 milhões para os modelos mais recentes. 

Nestlé (NSRGY)

A Nestlé é uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo, dispensando apresentações. Possui um portfólio diversificado que inclui produtos como alimentos infantis, água mineral, cereais, café, laticínios, pet food, e muito mais. Com sede na Suíça, a Nestlé opera globalmente e é conhecida por marcas icônicas, como Nescafé, KitKat e Gerber.

Novartis (NVS)

Mais uma empresa do ramo farmacêutico para a lista. A Novartis é uma das maiores “farmas” do mundo e tem sede na Suíça. A empresa é referência em medicamentos oncológicos, neurológicos, cardiológicos e imunológicos. Com esses segmentos de tratamento como foco, fica claro que a empresa se dedica a doenças graves e de alta complexidade. 

Novo Nordisk (NVO)

 Ozempic. Fonte: BossaConsultórios

A dinamarquesa Novo Nordisk tem sido um fenômeno no mercado nos últimos anos. É a maior produtora de insulina do mundo e seu foco principal é em medicamentos para diabetes. Ao longo dos últimos anos, a empresa vem sendo reconhecida por seus medicamentos contra a obesidade, em especial o Ozempic

O crescimento que os medicamentos contra a obesidade tiveram em seus resultados ao longo dos últimos anos, fez com que a Dinamarca retirasse o resultado da empresa para calcular o PIB do país. 

L’Oreal (LRLCY)

A L'Oréal é a maior empresa de cosméticos e beleza do mundo, com um portfólio diversificado que inclui produtos para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias, cuidados com os cabelos e produtos de higiene.

Fundada na França, a L'Oréal possui uma ampla gama de marcas conhecidas, como Lancôme, Garnier, Maybelline e L'Oréal Paris. A empresa se dedica à inovação contínua, investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento para lançar produtos que atendam às necessidades e preferências dos consumidores em todo o mundo.

LVMH (LVMUY)

 Marcas da LVMH. Fonte: Pinterest

A LVMH (Moet Hennessy Louis Vuitton) é uma daquelas empresas queridinhas por analistas e investidores. A empresa é uma holding (conglomerado de empresas) de luxo. É a maior companhia do mundo dedicada à consolidação de marcas de luxo globais e em diferentes segmentos, desde vestuários até bebidas alcoólicas.

Com sede na França, a LVMH possui marcas reconhecidas, como a Louis Vuitton, Dior, Givenchy, Bulgari, Moët & Chandon e Hennessy. A empresa se destaca pela combinação de tradição e inovação, mantendo a excelência artesanal, enquanto incorpora tecnologias modernas e tendências de mercado.

Vale destacar que a LVMH tem um longo histórico de crescimento e um excelente histórico de aquisições. É uma daquelas empresas “à prova de crises” por conta da sua diversificação setorial e perfil de cliente, que não deixa de consumir artigos de luxo em cenários econômicos mais adversos. 

AstraZeneca (AZN)

A quarta empresa do setor de saúde da lista. A AstraZeneca é uma biofarmacêutica global, com sede no Reino Unido. A empresa se concentra em três áreas terapêuticas principais: oncologia, doenças cardiovasculares, renais e metabólicas, e doenças respiratórias e imunológicas.

Recentemente, a empresa é lembrada por ser uma das farmacêuticas envolvidas em vacinas contra a Covid-19. Essas que foram recentemente suspensas pela empresa. 

SAP (SAP)

A alemã SAP é uma das empresas de software empresarial mais tradicionais do mundo. O principal produto da SAP é o ERP (Enterprise Resource Planning), que integra várias funções empresariais, como finanças, recursos humanos, produção e vendas, em uma única plataforma. 

A SAP também oferece soluções em áreas como análise de dados, inteligência artificial e computação em nuvem, permitindo que empresas de todos os tamanhos otimizem suas operações e tomem decisões baseadas em dados.

Sanofi (SNY)

Para fechar a lista, mais uma empresa farmacêutica. A francesa Sanofi é especializada em diversas áreas terapêuticas, como a diabete, doenças cardiovasculares, imunologia, oncologia e vacinas.

Escalando do 1 ao 11

Ao conhecermos algumas das atividades de cada empresa, temos uma ideia de onde cada uma se encaixa melhor na nossa formação. 

Mas para tornar a nossa escalação ainda mais assertiva, vamos olhar também alguns números das empresas. 

 Múltiplos, rentabilidade e retorno. Fonte: Bloomberg & elaboração Nord Research

Na tabela acima, temos os múltiplos EV/Ebitda, P/L atual e projetado para os próximos dois anos, bem como o retorno sobre o patrimônio (ROE) e o retorno sobre o capital investido (ROIC).

Considerando os números apresentados acima e as atividades de cada uma das companhias, eu, como treinador, optei pela formação 3-5-2. A mesma estratégia usada pelo São Paulo Futebol Clube, campeão da América, do mundo e tricampeão brasileiro.

Temos diversas empresas do setor de saúde na lista das Granolas, mas nem todas são, necessariamente, defensivas.

Começando pelo nosso ataque, de onde precisamos extrair gols, escalamos a Novo Nordisk. A companhia tem a melhor performance no mercado nos últimos 12 meses e vem embalada no ano.   

Fazendo dupla de ataque temos a ASML. Uma empresa com grande expectativa de crescimento devido ao boom da Inteligência Artificial (IA) e que tem tido uma ótima performance no ano. 

Como ponta de lança, a camisa 10 vai para a LVMH. A empresa possui um grande leque de marcas, sabe armar muito bem o jogo (gerir tantas marcas), e, obviamente, é o nosso “jogador caro”.

Na dupla de volantes, temos a L’Oreal e a Sanofi. A L’Oreal, assim como a LVMH, possui inúmeras marcas sob seu guarda-chuva e é uma empresa consolidada dentro dos seus segmentos, mas tem andado de lado no ano (para cadenciar o jogo). Já a Sanofi, também tem estado de lado no ano, negocia a múltiplos baixos, mas é uma ótima opção defensiva.

Nas alas, vamos com SAP e Novartis. A SAP vem tendo um ótimo ano, com ações voando. Precisamos de um ala rápido para os contra-ataques. Do outro lado, a Novartis não decepciona. Múltiplos não muito altos, rentabilidade boa e tem tido um ano satisfatório. 

O trio de zaga será composto por Nestlé, Roche e AstraZeneca. São empresas bem consolidadas e muito sólidas em termos de histórico. Com elas na defesa do nosso time, ficamos mais seguros. 

Para fechar, e não menos importante, um bom time tem um bom goleiro. A GSK será o nosso guarda-redes. A empresa é a com menores múltiplos, tem uma boa rentabilidade e o retorno no ano — mesmo que não seja impressionante —  não decepciona. 

Dessa forma, escalamos nossas GRANNNOLASS para a grande final da Eurocopa neste domingo, 14.

E você, como escalaria essa seleção?

Ações internacionais recomendadas pelo Nord Global

Se você deseja obter ganhos em dólar nas melhores empresas do mundo, você precisa conhecer o Global Pass, o primeiro programa da Nord 100% focado no seu conhecimento e experiência em investir na gringa. 

Ao entrar para o Global Pass, você receberá acesso vitalício ao Nord Global de forma vitalícia (imagem acima), além de um curso exclusivo sobre investimentos no exterior e diversos bônus, como mentoria sobre Imposto de Renda.

E não se preocupe se você nunca investiu na vida. Disponibilizamos o passo a passo para você conseguir executar todos os investimentos.

Se você já investe, o Global Pass é a sua oportunidade para buscar resultados mais expressivos para sua carteira, acompanhando as indicações do Nord Global.

Libere seu acesso para conhecer as ações internacionais que estão em bom momento de compra:

Compartilhar