4 investimentos que pagam dividendos em dólar!

Saiba como funcionam os investimentos que pagam dividendos em dólar e que podem ser uma boa alternativa para diversificar a carteira.

Nord Research 15/11/2023 11:30 5 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
4 investimentos que pagam dividendos em dólar!

Os dividendos em dólar podem ser uma boa alternativa de proteção da carteira de investimentos contra as possíveis crises econômicas. Saiba mais neste post.

O propósito do mercado de investimentos é fazer o dinheiro render e aumentar o patrimônio por meio de variados tipos de estratégias. Sendo assim, os investidores brasileiros podem ir além e incluir ativos de renda passiva em seu portfólio com foco nos dividendos em dólar.

São mais de seis mil empresas listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos e muitas delas pagam rendimentos aos seus acionistas. Essa é a oportunidade de fazer aplicações a partir do Brasil considerando a solidez e estabilidade da moeda americana.

Neste post você confere as principais informações sobre o pagamento de dividendos em dólar e como funciona o recebimento. Continue lendo e veja os motivos para investir nessa estratégia e como formar sua carteira dolarizada!

Quando uma empresa americana paga dividendos?

Os dividendos são decorrentes do lucro líquido de uma companhia, com parcelas distribuídas entre seus acionistas. É também possível pagar dividendos por meio de um fundo de investimento aos cotistas vinculados.

Sendo assim, quando uma empresa ou fundo obtém lucro ao final de um período, parte do valor pode ser dividido entre os investidores. Os dividendos são pagos de forma regular, trimestral ou anual, dependendo das regras estabelecidas para esse fim.

Cada acionista ou cotista terá direito a receber os dividendos conforme o número de ações ou cotas que possui, bem como da política de distribuição da empresa ou fundo que estiver em vigor.

Como receber dividendos em dólar? Os 4 principais tipos de investimentos

Os dividendos em dólar são distribuídos em diferentes modalidades de ativos, disponíveis nas bolsas americanas e também na B3. Veja como funcionam as 4 principais alternativas:

Buscar dividendos em dólar tende a ser uma estratégia positiva quando a inflação brasileira está em alta e a economia nacional se mostra instável

1. Ações internacionais

As companhias que possuem dividendos em crescimento contínuo nos Estados Unidos são chamadas de Dividend Kings ou Reis dos Dividendos. Para fazer parte desse grupo, uma empresa americana deve apresentar um histórico de no mínimo 50 anos consecutivos de evolução anual dos seus dividendos.

São companhias sólidas, que transmitem confiabilidade ao mercado e aos grupos de investidores. Com um fluxo de caixa constante e sustentável, conseguem atravessar e superar os momentos de crise econômica e ainda permanecerem estáveis.

A opção de investimento direto em ações internacionais de empresas que pagam dividendos em dólar requer a abertura de conta em uma corretora de valores americana. Muitas permitem um processo de abertura digital, rápido e livre de burocracia.

2. BDRs

O Brazilian Depositary Receipt ou simplesmente, BDR, é um certificado que representa as ações de empresas estrangeiras. Eles são negociados no mercado brasileiro e podem pagar dividendos em dólar.

Isso acontece quando uma companhia com origem fora do país decide pagar dividendos aos seus acionistas. Assim, os valores também podem ser repassados aos investidores em BDRs no Brasil.

Para ter segurança de investimento nesse tipo de ativo é importante se informar sobre a empresa emissora. Busque em fontes confiáveis como relatórios financeiros e comunicados oficiais o histórico de pagamento de dividendos e quais são as projeções futuras.

No caso de investimento no Brasil, os dividendos são pagos em dólar e convertidos em reais, aplicando-se a taxa de câmbio vigente. Pode haver perdas, já que o fluxo de ganhos não será na moeda estrangeira e sim baseado na conversão para o Real.

Entre as companhias americanas que pagam dividendos estão At&T, Chevron, McDonalds, ExxonMobil, Caterpillar, IBM, entre outras.

3. ETFs

O Exchange Traded Fund ou fundo de índice, no Brasil está atrelado a índices, diferentemente do que acontece no exterior. Dependendo das políticas por trás de cada ETF, pode ocorrer ou não uma distribuição de lucros periódica.

Alguns ETFs internacionais são focados em companhias que pagam dividendos em dólar, investindo em ações de empresas com pagamentos regulares de remuneração e proventos a seus acionistas.

4. REITs

O Real Estate Investment Trust ou REIT é similar ao Fundo de Investimento Imobiliário (FII) do Brasil e também uma alternativa para receber dividendos em dólar. Os REITs são companhias que possuem ou financiam imóveis que geram renda em variados setores dos Estados Unidos.

Diferentemente dos FIIs que distribuem ao menos 95% do resultado semestral aos investidores, no pagamento de dividendos dos REITs americanos é obrigatória a distribuição de, no mínimo, 90% do lucro anual tributável aos acionistas.

Quais são as vantagens de dolarizar a carteira de investimentos?

Fugir dos ganhos em reais é também uma maneira de diversificar seu portfólio

Há benefícios em adotar uma estratégia de investimento em ativos que geram dividendos em dólar. Veja alguns dos principais motivos para diversificar a carteira com esse tipo de estratégia!

Renda estável em moeda forte

O dólar é uma moeda potente, que resiste aos impactos financeiros e econômicos mundiais, por isso vale a pena ter investimentos que trazem retornos atrelados à moeda americana.

Proteção contra a desvalorização do real

O investidor brasileiro que recebe dividendos em dólar, acaba tendo uma segurança extra, já que diversifica a carteira e não fica exposto somente ao real, uma moeda que sofre constantes oscilações e, consequente, desvalorização no cenário econômico brasileiro.

Oportunidades globais

Expandir as estratégias de investimento além-fronteira sem precisar sair do Brasil permite aproveitar as oportunidades de lucro do mercado estrangeiro. O acesso a companhias dos Estados Unidos que pagam dividendos em dólar e que não estão listadas no mercado interno potencializa os ganhos de médio a longo prazo.

Como montar uma carteira de dividendos?

A melhor forma de investir em ativos para receber dividendos em dólar é saber ao certo os caminhos a percorrer para encontrar e definir as companhias de acordo com seus objetivos como investidor e ter mais chances de lucratividade.

Com a assinatura Nord Global você tem ajuda especializada, recebe monitorias ao vivo e relatórios analíticos completos sobre o mercado internacional. 

Se você gostou de saber sobre os investimentos internacionais, então aproveite para seguir a Nord Investimentos nas redes sociais. Estamos no SpotifyLinkedInYoutubeFacebook!

Resumindo

Como funciona o pagamento de dividendos?

Os dividendos são decorrentes do lucro líquido de uma companhia, com parcelas distribuídas entre seus acionistas. É também possível pagar dividendos por meio de um fundo de investimento aos cotistas vinculados.

Quais são as alternativas de investimentos para receber dividendos em dólar?

Investidores brasileiros podem investir em ações, BRDs, ETFs e REITs para ter direito a receber parte dos lucros companhias americanas, como dividendos em dólar.

Tópicos Relacionados

Compartilhar