Data Com e Data Ex: como funciona o pagamento de dividendos?
Data com e data ex são conceitos cruciais para quem busca geração de renda passiva, pois dizem respeito aos prazos em que os investidores podem receber dividendos de empresas ao investir na Bolsa
Os conceitos de data com e data ex precisam ficar claros para quem investe em renda variável, já que dizem respeito ao período em que os dividendos das empresas são pagos. Conhecer essas datas ajuda os investidores a se programar financeiramente para receber o dinheiro. Mas, apesar de serem conceitos simples de entender, muitas vezes costumam gerar confusão.
Nesta postagem, vamos explicar exatamente o que são data com e data ex, como elas são determinadas e por que entender esses conceitos é indispensável para quem busca gerar renda passiva com seus investimentos, acompanhe
O que é data com?
Muitas companhias de capital aberto distribuem parte de seus lucros com os acionistas regularmente, na chamada distribuição de dividendos. Data com é o limite estipulado pelas empresas para os acionistas serem remunerados.
Na prática, isso quer dizer que investidores que tenham os ativos na carteira até determinada data (estipulada pela companhia) terão direito a receber os proventos. Quem comprar ações após esse período não terá direito a recebê-los e precisará esperar a próxima distribuição de dividendos divulgada pela empresa.
O que é data ex?
Data ex é o dia posterior à data com de uma ação. A partir desse dia, quem adquirir ações da companhia não terá mais o direito de receber os dividendos divulgados e precisará esperar até o anúncio seguinte.
Como a data com e a data ex são definidas?
São as próprias empresas que definem suas políticas em relação à distribuição de dividendos, incluindo a data com e a data ex de suas ações. Normalmente a data com é estipulada depois que a distribuição é aprovada em AGE.
Cabe ressaltar que, apesar de a distribuição de dividendos ser uma prática muito comum nas empresas de capital aberto, a data com e a data ex não são fixas. Elas variam de companhia para companhia e dependem de suas políticas e do período da distribuição. É preciso prestar atenção aos canais oficiais para saber as datas de antemão.
Além disso, é importante notar que o pagamento em si não precisa ser necessariamente realizado na data ex. Pode ser um ou mais dias depois. Isso também é definido pelas próprias empresas, respeitando seus fluxos internos.
A importância da data com e da data ex para o investidor com foco em renda passiva?
Conhecer a data com e a data ex antes de comprar as ações de uma empresa é importante para o investidor conseguir se programar melhor e adquirir os papéis no timing certo.
Ao investir em empresas que são notoriamente boas pagadoras de dividendos, como a Vale e a Petrobras, espera-se obter uma renda periódica com os proventos. Para isso, contudo, é necessário saber até quando é possível comprar os ativos e receber os proventos.
Com essa informação, o investidor pode se organizar financeiramente para receber dividendos de várias empresas periodicamente, gerando uma renda passiva regular.
Além disso, conhecer as datas ajuda a tomar melhores decisões de compra e venda. É necessário saber a data com e a data ex das ações porque isso interfere no preço dos ativos na Bolsa, como veremos a seguir.
Como funciona o preço das ações na data com e na data ex?
A data com e a data ex influenciam os preços das ações porque, depois do pagamento dos proventos aos acionistas, os valores são reajustados proporcionalmente, abatendo-se o montante distribuído. Assim, passada a data ex, os papéis são negociados na Bolsa por um preço inferior ao que estava sendo praticado até a data com.
Além disso, pode haver alteração nos preços por conta da variação da demanda. É esperado que, antes da data com, a demanda pelos ativos aumente e, como consequência, eles sofram valorização. Na data ex, ao contrário, pode haver uma queda na demanda pelos ativos e, consequentemente, eles podem se desvalorizar.
Exemplos de data com e data ex?
Para entender como funciona a data com na prática, suponhamos que determinada companhia anuncie a distribuição de dividendos e fixe a data com em 16/11/2023. Até esse dia, os acionistas que tiverem os papéis dessa empresa na carteira serão remunerados na data estabelecida para o pagamento.
Nesse caso, os investidores que comprarem as ações da empresa do dia 17/11/2023 (que seria a data ex) em diante não terão mais direito a receber os dividendos e precisarão aguardar a próxima distribuição da companhia.
Onde acessar as datas de data com e data ex?
A data com e a data ex são anunciadas pelas próprias empresas em seus comunicados oficiais, na seção de relacionamento com os investidores (RI) de seus sites. Além disso, você pode conferir essa informação nos canais de comunicação das corretoras de valores e no site da Bolsa de Valores brasileira, a B3.
Agora que você conhece os conceitos de data com e data ex, que tal contar com o auxílio da Nord para investir em empresas que são boas pagadoras de dividendos? Conheça a assinatura Nord Dividendos. Ao assinar, você tem acesso a um ranking com as melhores ações para investir, além de relatórios detalhados, monitorias e um canal de atendimento exclusivo.
Assine a Nord Dividendos e tenha acesso a uma carteira lucrativa para quem busca obter renda passiva com seus investimentos.
Resumindo
Qual a diferença entre data com e data ex?
Data com é o prazo máximo que os investidores têm para adquirir ações a fim de receberem os dividendos distribuídos pelas empresas. Essa é a data limite para que os acionistas tenham direito aos proventos.
Já data ex é o dia posterior à data com. A partir dessa data já não se pode receber os dividendos. Ou seja, depois desse prazo, quem comprar ações das empresas pagadoras dos dividendos não será contemplado.
Como saber a data com de uma ação?
Tanto a data com quanto a data ex das ações são divulgadas oficialmente pelas empresas em anúncios direcionados ao mercado. Essa informação também costuma ser fornecida pelas corretoras, pelos veículos especializados na área e pela B3 em seu site.