​​Tem criptomoedas na carteira? Entenda por que esse é o melhor investimento para o próximo trimestre

Nossa carteira acumula um rendimento superior a +60% em 2024 e tem potencial para subir mais.

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 26/09/2024 10:01 7 min
​​Tem criptomoedas na carteira? Entenda por que esse é o melhor investimento para o próximo trimestre

O ano tem sido uma montanha-russa para os investidores de cripto. Embora a performance geral do mercado no ano tenha sido muito boa e a carteira Nord Crypto Master venha subindo mais de +60% em 2024, o segundo e terceiro trimestre arrefeceram bastante as expectativas para esse mercado.

No entanto, o cenário começa a dar sinais de melhora. Alguns fatores que impactam na performance histórica do mercado cripto começam a se alinhar. Com drives importantes no horizonte, o último trimestre de 2024 pode ser excelente para o mercado cripto.

Por que criptomoedas é o melhor investimento para o próximo trimestre

Hoje eu vou te apresentar os três principais motivos para você acreditar que o último trimestre do ano pode ser muito bom para o mercado de criptoativos e que há uma oportunidade muito clara diante dos nossos olhos. 

Cenário de afrouxamento monetário nas grandes economias

Por mais que o mercado cripto tenha sido criado para existir e performar de forma independente do mercado tradicional, na prática é bem diferente.

Os criptoativos, como muitos devem saber, são ativos de renda variável, cujo preço é determinado puramente por oferta e demanda.

A emissão dos criptoativos, de fato, não tem inferência de nenhum estado ou banco, são todos emitidos via blockchain conforme regras pré-estabelecidas. A oferta dos criptoativos realmente independem do que acontece no mundo. 

Porém, a oferta é apenas um dos fatores que influenciam na formação de preço de um criptoativo. Como sabemos, do outro lado, tem a demanda, ou seja, a busca por compra desses criptoativos.

Aí sim, enxergamos a influência das grandes economias. Nos últimos dois anos, vimos um cenário de aumento de juros nas principais economias, como na Europa e nos EUA, a fim de conter o cenário inflacionário pós-pandemia de COVID-19.

Um cenário de juros altos influencia diretamente no comportamento dos investidores. Quando os juros estão altos, a tendência é que os investidores (tanto de varejo quanto institucionais) tenham menos incentivos a correr risco porque têm um retorno melhor na renda fixa, com uma inflação tendendo para baixo (efeito dos juros altos). Ou seja, seu dinheiro rende mais que a inflação a médio prazo, com risco muito baixo.

Esse efeito pode ser visto na prática nos criptoativos. Vamos usar o Bitcoin como exemplo:

 Preço do Bitcoin (em laranja) x taxa de juros americana (em rosa). Fonte: Tradingview

O movimento de alta dos juros nos EUA teve um efeito negativo em um cenário já ruim do Bitcoin e dos criptoativos. Muito por conta do efeito comportamental que o cenário de juros alto gera sobre os investidores.

O primeiro corte nos juros, realizado na última quarta-feira, 18 de setembro, levou os criptoativos a uma alta relevante, com o Bitcoin acumulando +6% de alta no período e a carteira Nord Crypto Master subindo +14% nos últimos 7 dias.

No entanto, esse foi um movimento apenas especulativo. O impacto real está no médio e longo prazo, com mais cortes de juros previstos para a economia americana até o final do ano, com mais duas reuniões para acontecer.

Há uma expectativa do mercado de que haja mais um corte de 50bp nas próximas duas reuniões, podendo chegar a até 75bp. Isso aceleraria o afrouxamento monetário e aumentaria o incentivo para os investidores buscarem ativos de maior risco. E o mercado cripto se beneficia desse tipo de cenário.

A segunda maior economia do mundo, a China, também cortou juros nesta semana, o que reforça ainda mais esse ciclo de afrouxamento mundo afora.

O impacto dos cortes de juros não se reduz apenas ao aspecto comportamental, mas também tende a aumentar o M2 local e, no caso das grandes economias, o M2 global

M2 é uma medida da quantidade de dinheiro em circulação na economia, incluindo o dinheiro que as pessoas têm em mãos, como notas e moedas (M1), mais o que está guardado em contas bancárias que podem ser retiradas facilmente, como poupanças e depósitos a prazo. 

Ou seja, o M2 representa tanto o dinheiro que usamos no dia a dia quanto o que está mais "guardado", mas ainda disponível rapidamente para ser usado. Essa medida ajuda a entender a liquidez da economia e a capacidade das pessoas de gastarem ou investirem.

Quando os bancos centrais reduzem as taxas de juros, fica mais barato tomar empréstimos, incentivando as pessoas e empresas a pegar mais dinheiro emprestado e gastar ou investir mais. Isso aumenta a quantidade de dinheiro em circulação, ou seja, eleva o M2. 

Quanto mais dinheiro disponível, mais o mercado cripto passa a ter uma demanda potencial. Podemos ver essa correlação neste gráfico:

 Preço do Bitcoin (em cinza) x M2 dos EUA (em azul). Fonte: Trading Economics

No período de pandemia, com juros baixos e injeção de dinheiro no mercado, muito desse saldo migrou para o mercado cripto, gerando uma forte alta.

Com o aumento das taxas de juros e a contração da base monetária, o mercado recuou e se manteve em patamares baixos.

Agora com uma volta do aumento da base monetária, neste ciclo de injeção de liquidez nos mercados que estamos vivendo, o mercado cripto volta a ter boa performance. A tendência é que esse ciclo se alongue dos dois lados.

ETFs de criptomoedas: a facilitação do acesso

Investir em cripto era uma tarefa árdua e cara para grandes empresas e fundos nos EUA. Porém, isso mudou com a aprovação dos ETFs de cripto nos Estados Unidos. 

Desde a aprovação, mais de 900 empresas e fundos passaram a investir nos ETFs de Bitcoin e Ethereum, como parte do seu caixa e investimento.

A adoção desses ETFs em um cenário de juros altos foi satisfatória, porém o efeito nos preços foi freado pelo ETF de Bitcoin da Grayscale, que operava desde 2019 como um Trust de Bitcoin, que não podia ser vendido pelos investidores. 

Com a conversão desse Trust em ETF, muitos investidores que tinham cotas compradas em 2018, 2019 e 2020, venderam por estar com um lucro muito alto. 

Com a diminuição desses fluxos de venda do ETF da Grayscale e o cenário mais amigável à tomada de risco, a expectativa é de um aumento dos fluxos para os ETFs de Bitcoin, reduzindo a oferta circulante do ativo e trazendo dinheiro novo para o mercado.

Eleições EUA 2024

Até pouco tempo atrás, se eu falasse sobre eleição nos EUA e os efeitos disso no mercado cripto, o texto seria obrigatoriamente polarizante.

O candidato Donald Trump vinha sendo o "representante" do mercado cripto na sua campanha eleitoral, com propostas claras para o mercado, como incentivos às empresas de blockchain, companhias de mineração, e até ventilando a possibilidade de criar uma reserva estratégica em Bitcoin para os EUA.

Trump também adicionou ao corpo da sua campanha duas pessoas relevantes no que tange a influência no mercado cripto:

  • seu vice, J.D. Vance, senador dos EUA que defende o mercado cripto e tem múltiplos investimentos nessa classe de ativos;
  • O ex-candidato independente Robert Kennedy Jr., que foi o primeiro candidato a ter cripto como uma pauta relevante em sua campanha.

A oposição de Trump, Kamala Harris, vinha sendo silenciosa no que tange ao mercado cripto. Porém, nas últimas semanas, a candidata do partido Democrata entendeu a relevância do mercado cripto nos EUA, onde 25% das pessoas economicamente ativas investem ou já investiram em cripto. Ela passou a abordar o tema com um tom positivo, se comprometendo a reforçar a segurança para os investidores e incentivos para o mercado crescer nos EUA.

Para o mercado cripto, do ponto de vista de preço e sentimento dos investidores, ainda soa mais positiva a vitória de Trump. No entanto, independente do cenário, ambos os presidenciáveis entenderam a relevância dos criptoativos para a economia americana, e tendem a agir a favor desse progresso (ao contrário do que vimos na gestão de Biden).

Uma janela de oportunidade no mercado cripto

A economia americana tem grande influência no curso do mercado cripto e ela se apresenta cada vez mais favorável ao crescimento desse.

A minha intenção, assim como de todos aqui na Nord, é fazer você saber desses fatores e, mais importante, possibilitar que você ganhe dinheiro com esse conhecimento.

Os dois mercados que mais apresentam potencial de crescimento no médio e longo prazo são o mercado acionário no exterior e o mercado cripto.

Pensando nisso, fizemos uma oferta para você não perder essa oportunidade

Os acontecimentos próximos indicam que está se formando uma janela de oportunidade única para quem quer obter lucros com o investimento em cripto. 

Desbloqueie agora o seu acesso às duas estratégias de investimento e tenha um excelente final de ano para a sua carteira.

Compartilhar