Copom deve iniciar ciclo de corte da Selic nesta quarta

Mercado precifica uma redução de 0,50 ponto percentual. O que esperar do Copom e da Selic desta semana

Rafael Ragazi 31/07/2023 09:31 2 min Atualizado em: 01/08/2023 11:23
Copom deve iniciar ciclo de corte da Selic nesta quarta

Eu não tento fazer previsões de mercado, muito menos relacionadas a variáveis macroeconômicas, porém considero interessante o que o Tony Volpon (ex-diretor do BC) pontuou em entrevista ao Bloomberg Línea.

Para Volpon, assim como em 2016, o BC está demorando para iniciar os cortes de juros, e a manutenção da Selic em um patamar elevado de 13,75% pode fazer com que a inflação venha abaixo da meta no futuro, o que pode abrir espaço para um ciclo mais rápido e mais profundo do que o precificado atualmente.

Corte nos juros está precificado

O consenso do mercado é de que o juro neutro do Brasil (que não acelera nem desestimula a economia) é de cerca de 9%, esse é o patamar que o mercado projeta que a Selic atingirá neste ciclo.

Para Volpon, a taxa básica de juro poderia atingir um nível de 6% ou 7%, indo abaixo do juro neutro, para compensar o aperto monetário nos últimos anos.

Fatores que podem impactar no ritmo do corte

Como pontos de atenção, Volpon listou que as projeções de inflação ainda estão levemente desancoradas (acima da meta). Além disso, há uma discussão sobre qual seria a estimativa do juro neutro do país e que o perfil heterodoxo do novo diretor, Gabriel Galópolo, que deverá assumir o comando do BC em 2025, traz incertezas.

Historicamente, o consenso do mercado sempre incorpora novas informações de maneira marginal e costuma ter expectativas que se mostram aquém do ponto que a economia acaba indo, tanto no pessimismo quanto no otimismo.

É impossível prever para onde a economia, o dólar, a Selic e outras variáveis macro vão nos próximos anos, mas vejo a possibilidade de que o cenário possa ser melhor do que o esperado como um “risco” positivo para a carteira Nord 10X neste momento. Isso porque as ações do portfólio são mais sensíveis aos juros e se beneficiam de um ciclo de corte mais rápido e mais profundo.

Nesta semana, acontece a próxima reunião do Copom e saberemos se o ciclo de cortes dos juros começará com uma redução de 0,25 ou de 0,5 p.p. na Selic.

Compartilhar