É hora de comprar VALE3?

A briga do Xandão com o Elon Musk faz aumentar a vontade de investir lá fora. Vale é ótima, mas tem coisa boa e barata nos EUA

Bruce Barbosa 09/04/2024 10:35 3 min
É hora de comprar VALE3?

Xandão versus Elon Musk

A rede social “X” (antigo Twitter) está em polvorosa com a briga aberta entre um dos homens mais ricos do mundo (Elon Musk) e um dos magistrados mais “ousados” do nosso STF.

Estou adorando a briga, só torço para que o STF não bloqueie o Twitter.

Mas, o evento revisita o grande temor do investidor no Brasil: “a briga terá impacto nos mercados?”.

Briguem desgraçados, briguem!

Podemos torcer livremente pela treta, pois o impacto do barraco nos mercados brasileiros deve ser nulo.

O Brasil tem problemas demais. O Ibovespa já era o pior mercado do mundo, antes mesmo do Musk ir lá caçar briga com o STF.

 Retorno acumulado no ano por ativo. Fonte: WHG Asset

É hora de investir no exterior?

É hora de comprar ações da VALE3?

A Vale (VALE3) é uma das maiores mineradoras de minério de ferro do mundo. 

A companhia não apresenta grandes crescimentos de produção no curto prazo, então faz sentido que as ações sigam seu principal produto.

No longo prazo, a Vale tem ganho de produtividade e crescimento de produção, que fazem as ações andarem mais que o minério.

 Fonte: Bloomberg

E, claro, a China consome mais da metade do minério de ferro do mundo.

No momento, o país asiático está lidando com o estouro de uma bolha. As suas construtoras se endividaram demais e estão quebrando.

Resultado: o minério caiu e a VALE3 também. 

Mas, você não sabe do melhor.

VALE3 dividendos

A Vale, mesmo com o preço do minério caindo, ainda tem uma ótima rentabilidade (ROE de 21%) permitindo à empresa gerar gordos lucros e pagar 12% de dividend yield (dividendos/preço da ação).

 Fonte: Bloomberg

Se você quer investir na recuperação da China, comprar as ações da Vale (VALE3) a 6x lucros e 12% de dividend yield pode ser uma ótima ideia.

O ANTI-Trader comprou VALE3?

Gosto da Vale (VALE3), mas acredito que a empresa depende muito da recuperação chinesa.

No ANTI-Trader, há companhias que dependem mais de si mesmas para obter ótimos resultados, como as petroleiras. A exemplo, temos o PRIO (PRIO3).

Atualmente, ainda temos a vantagem de que o petróleo está protegido pela guerra da Ucrânia (a OPEP não permite que o petróleo caia, caso contrário, a Rússia quebra e perde a guerra).

 Fonte: Bloomberg

Inclusive, recentemente, montamos uma nova posição em uma fornecedora de serviços para as exportadoras mais poderosas do país (na corrida do ouro, compre a vendedora de pás).

O Brasil continua cheio de oportunidades. Ainda assim, estamos analisando com cautela alguns ótimos negócios a ótimos preços nos Estados Unidos.

O momento está chegando.

Para acessar as ações do ANTI-Trader, clique aqui.

Junte-se a nós.

Tópicos Relacionados

Compartilhar