6 passos para organizar suas finanças pessoais em 2024
Se você tem o sonho de emagrecer e ter um corpo definido, mudar radicalmente os hábitos alimentares, entrar numa academia e praticar exercícios todos os dias pode ser desanimador e até fazê-lo desistir.
Agora, se você divide em metas menores, como reduzir o açúcar e fazer 30 minutos de exercício três vezes por semana, mantendo essa rotina, dentro de alguns meses você notará mudanças em seu corpo.
Sim, é trabalhoso… mas com o tempo se torna um hábito, e o corpo que você sonha começará a aparecer.
O mesmo acontece com seu objetivo de atingir a liberdade financeira.
Tem muita gente que diz que a meta é “ficar rico”, mas nunca traçou um plano com valor, prazo e motivo.
E se esse for seu caso, eu espero te ajudar a traçar suas metas para 2024 até o fim deste artigo!
Passo a passo para organizar suas finanças pessoais:
Passo 1: Controle seus gastos
O primeiro passo é fazer bom uso do seu dinheiro. Significa, basicamente, conhecer os seus gastos e ter consciência de todas as entradas e saídas de dinheiro. Conte com aplicativo, planilha ou folha de papel para acompanhar suas finanças de perto.
Não negligencie pequenos gastos, como Uber e iFood, pois podem ser muito mais do que aparentam.
Passo 2: Gerencie suas despesas
Tendo uma visão mais ampla e organizada das suas finanças, o passo seguinte é cortar despesas desnecessárias. Controle seus gastos e corte o que for dispensável.
Esse passo é importante para fazer sobrar mais e focar em investimentos ou quitação de dívidas em um primeiro momento, caso as tenha.
Passo 3: Quite as dívidas
Se você fecha todos os meses no negativo, com dívidas acumuladas, faça um planejamento para eliminá-las. Comece somando todos os seus débitos e renegocie os valores maiores primeiro. Priorize esse pagamento até quitar as dívidas.
Busque observar as taxas que estão sendo pagas no empréstimo para trocar dívidas mais caras por mais baratas e, no curto prazo, poder quitá-las totalmente.
Passo 4: Defina metas
O próximo passo para ter dinheiro que pague os seus sonhos é definir suas metas financeiras. Crie metas possíveis, com prazo, motivo e valores, e mantenha a disciplina.
Passo 5: Faça uma reserva de emergência
A reserva de emergência é uma etapa fundamental antes de começar a investir.
Sem ela, diante de qualquer imprevisto você terá que vender parte dos seus investimentos para arcar e resolver um problema (como ficar sem emprego inesperadamente, por exemplo).
Se você não quer ver seu patrimônio desmoronar, é melhor saber onde aplicar sua reserva de emergência.
E é claro que eu vou te contar, mas já vou avisando que o seu objetivo com a reserva de emergência não é obter uma alta rentabilidade, e sim um rendimento moderado que lhe permita, ao mesmo tempo, proteger o seu patrimônio sem correr riscos.
A ideia de construir uma reserva é ter um dinheiro para ser utilizado em alguma ocasião de urgência, ou seja, o acesso ao dinheiro investido precisa ser rápido (alta liquidez).
“Entendido, Dani! Mas onde colocar minha reserva de emergência?”
São opções para quem deseja construir uma reserva de emergência: títulos do Tesouro Selic e fundos Tesouro Selic Simples com taxa de administração zero.
CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) com liquidez diária após 90 dias são boas opções também. No entanto, é preciso avaliar se a empresa que emitiu a dívida é segura.
Passo 6: Comece a investir
Os investimentos são grandes aliados para realizar sonhos. No entanto, menos de 15% da população brasileira reserva algum dinheiro para fazer investimentos.
É importante ter em mente que investir é proteger o poder de compra.
No começo da sua jornada, você pode não notar avanços expressivos em seu patrimônio. Porém, com o tempo, paciência e aportes recorrentes, você vai começar a enxergar o efeito “bola de neve” — ou seja, a mágica dos juros compostos.
Quer aprender mais? Dá uma olhada neste vídeo aqui, em que a Marilia te mostra como começar a investir e se preservar do risco de perder dinheiro.
Invista com mais conhecimento
Agora que você sabe como atingir essa meta em 2024, aqui vai nossa última dica: Investir a partir das carteiras recomendadas ANTI-Trader + Nord Advisor é contar com o conhecimento do Bruce Barbosa no ANTI-Trader e da Marilia Fontes no Renda Fixa Pro, além de mais quatro séries da Nord.
Você vai poder enviar suas dúvidas, acompanhar os relatórios, as monitorias e ficar por dentro de tudo o que acontece de mais importante no mercado financeiro.
Além disso, a Marilia atualiza na área do assinante a alocação ideal para o momento, sempre levando em conta o cenário macro.
Você saberá exatamente quanto investir em cada classe de ativo, dependendo do seu perfil de investidor.
Porém, muito em breve o valor desse combo vai mudar por conta dos reajustes do ano. Não arrisque ficar de fora. Quero acessar o combo promocional
Espero que você cumpra suas metas para 2024.
Em nome da Nord Investimentos, um feliz ano novo!