Novo chip da Huawei pode ameaçar domínio da Nvidia?

O novo processador da Huawei, o Ascend 910C, tem como objetivo competir com o H100 da Nvidia no mercado global.

Nord Research 14/08/2024 17:05 2 min
Novo chip da Huawei pode ameaçar domínio da Nvidia?

A gigante chinesa Huawei está prestes a lançar um novo chip para inteligência artificial. A novidade é uma tentativa de superar as sanções impostas pelos Estados Unidos contra a China.

O que é o chip Ascend 910C da Huawei?

O novo processador da Huawei, o Ascend 910C, tem como objetivo competir com o H20 da Nvidia no mercado global. O chip é usado para aprimorar aplicações de Inteligência Artificial (IA). De acordo com a Huawei, o Ascend 910C terá capacidades similares às do H100 da Nvidia, da linha que origina a versão H20 disponibilizada ao mercado chinês. 

Quais empresas estão testando o chip Ascend 910C?

A ByteDance, controlada pelo TikTok, a Baidu e a estatal de comunicações China Mobile estão entre as primeiras empresas a testar o novo chip Ascend 910C.

Novo chip da Huawei pode ameaçar domínio da Nvidia?

A Huawei ainda não é uma ameaça ao domínio da Nvidia, atualmente a maior fabricante de semicondutores. 

Devido às restrições impostas pelo governo americano às vendas de chips de alta tecnologia, a Nvidia tem oferecido uma versão mais simples dos seus chips H100 para os clientes chineses, os chips H20. A Huawei está prestes a lançar o processador Ascend 910C para competir com os chips H20 da Nvidia. 

A linha H100 não é a mais avançada da Nvidia, mas é um sinal de alerta para os americanos de que os chineses estão se aproximando no desenvolvimento de placas com capacidades computacionais similares.

Apesar da Huawei, e dos chineses, estarem avançando na fabricação de semicondutores de alta qualidade ainda existem problemas na produção que geram atrasos. 

A Huawei espera iniciar a venda desses chips em outubro deste ano. Mas com um aviso de que os prazos de entrega podem acabar variando do esperado.

Compartilhar