Como fazer carreira no mercado financeiro? Descubra os passos que eu segui

Saiba como eu construí uma carreira de sucesso no mercado financeiro até me tornar sócia-fundadora da Nord Investimentos.

Marilia Fontes 05/09/2024 10:53 6 min
Como fazer carreira no mercado financeiro? Descubra os passos que eu segui

Às vezes, o mercado financeiro parece um bicho de sete cabeças, aleatório e incompreensível, não é mesmo? 

Entrei no mercado em 2008, no dia em que o Brasil ganhou o Investment Grade. Parei o carro no estacionamento do Itaú e ouvi o Mantega dando uma entrevista à CBN, comemorando. Ao chegar à Asset, todos estavam em festa. 

Achei o clima muito legal, parecia um filme mesmo. Um monte de operadores vendo seus gráficos e cotações, os corretores cantando o mercado no fundo, e algumas discussões paralelas sobre o cenário econômico prospectivo. 

Como foi o começo da carreira no mercado financeiro?

Nas reuniões matinais, antes do mercado abrir, todos se reuniam em uma sala, onde cada gestor falava sobre o que tinha acontecido no seu mercado no dia anterior e suas expectativas para os dados do dia. 

O gestor de ações internacionais sempre começava dizendo: “hoje, o essempi deve abrir caindo”. Eu escrevia S&P assim quando cheguei lá. Não tinha a menor ideia do que era nem de como se alimentava esse tal de essempi. 

Não demorou muito para eu ficar sabendo que aqueles gestores receberam, por quatro anos consecutivos, o prêmio de melhores gestores do ano. Estava diante de gigantes e precisava demonstrar que merecia estar ali. 

Fonte: Arquivo pessoal

Mergulhei nos estudos para atuar no mercado financeiro

Comecei anotando tudo o que ouvia, criando minhas planilhas e checando com os outros para conferir. 

No começo, achava tudo aquilo surreal. Como eles sabem o que acontecerá no mercado? Como decidem onde vão investir? Quais dados eles têm?

Já ouvi muitas pessoas dizerem que é impossível prever o que irá acontecer. Defendendo que, como não sabe, é melhor criar uma carteira super diversificada a fim de reduzir as chances de perder dinheiro. 

Essa é a maior besteira que já ouvi. É uma falácia universal de quem nunca se sentou em uma mesa de operações. É a desculpa de quem não sabe o que está fazendo para seguir fazendo o que não tem preparo para fazer.

Sim, é possível entender as relações econômicas! 

Entendendo o vento 

É parecido com o clima. O homem do tempo, é claro, não está sempre certo e, às vezes, faz sol ao invés de chuva. Entretanto, é frequente que ele esteja certo. Ele não vai te dizer que fará 5 graus em um dia em que fará 32 graus

A previsão do tempo é a melhor bússola para a escolha da roupa antes de sair de casa. Se uma previsão falhar, não terá dúvidas de que ela sempre errou, pois compreenderá que existe uma relação entre os ventos, as correntes e a sazonalidade no clima. 

Há momentos em que a previsão do tempo é mais precisa. Há períodos em que oscila mais. Quando ela é mais precisa, você consegue ir muito longe com as suas previsões. Quando ela oscila mais e não é clara, você precisa levar menos em consideração.  

Imagine se um monte de gente começa a falar que previsão do tempo é besteira, erra o tempo todo, então é melhor levar na bolsa todos os tipos de roupa. 

Não seria ridículo ouvir isso?

Da mesma forma, a economia segue as suas relações. Isso não significa que as previsões estejam sempre corretas. Eventualmente, cisnes negros ocorrem e mudam as relações, como uma pandemia que surge do nada para o mundo. Isso, sem dúvida, afetará significativamente o cenário e as previsões. Não significa que as relações econômicas não funcionam. 

Às vezes as previsões estão mais claras para um lado. Às vezes o cenário é nebuloso e não podemos fazer apostas muito grandes. Isso tudo deve ser levado em consideração.  

Por que diversificar a carteira pode ser um risco?

Você ter uma carteira muito diversificada e sem uma estratégia específica é a melhor receita para ter um retorno medíocre. A chance de perder dinheiro cai muito. Mas de ganhar também cai. E nessa mediocridade se escondem os que não sabem o que estão fazendo com os seus investimentos. 

Depois que você se senta do lado de um gestor bom, entende como ele pensa, o que ele olha, e as relações que ele forma na sua cabeça, é impossível voltar a escuridão de escolher seus investimentos sem considerar o cenário econômico e as assimetrias. 

Fonte: Arquivo pessoal

Como iniciar a carreira no mercado financeiro?

Aprender com os melhores, com os ganhadores, muda o seu destino. Ter a cultura de um lugar de excelência te marca pela vida inteira. Tanto que um currículo vindo de um lugar de excelência é bem mais valorizado. 

Outro dia um cliente me perguntou como ele poderia fazer para entrar no mercado. Disse que fez um MBA da internet, mas que nenhuma empresa do mercado estava contratando ele. 

Infelizmente é difícil um MBA passar a noção de mercado que um bom gestor é capaz de te passar. Uma boa experiência muitas vezes vale mais que um MBA. 

Tem muitos clientes nossos que trabalham no mercado e me pedem alguma imersão para ajudá-los na prática. Mas infelizmente a gente acaba tendo produtos aqui apenas de recomendações para pessoas físicas. 

Primeiro porque é muito difícil escalar uma experiência imersiva. Cursos online ajudam, mas não dão a noção completa do dia a dia, não conseguem entrar nos detalhes necessários para quem realmente coloca a mão na massa. Não chegam nas dúvidas que só quem tentou fazer tem. 

Eles são muito bons para explicar como cada produto funciona, para te tirar da escuridão completa. Mas ainda insuficientes para você sentir a confiança necessária de quem precisa fazer sozinho. 

Fica faltando o traquejo do dia a dia. Os atalhos de quem já fez aquilo por diversas vezes, em vários cenários, já perdeu, já ganhou. 

Enfim, eu tenho vontade de ajudar essas pessoas. Mas elas precisariam estar aqui, do nosso lado, sentadas na mesma mesa, para então entender. 

 Escritório da Nord em São Paulo. Fonte: Nord Investimentos

Quer se tornar um profissional do mercado financeiro? 

Eu não sei exatamente como viabilizar isso. Mas se você tem interesse em algo assim, com esse modelo imersivo, preencha este formulário. Estou empenhada em colocar esse projeto em prática.

Você teria interesse em passar alguns dias, talvez uma semana, dentro de nosso escritório aprendendo comigo e com nossos analistas? Você teria essa disponibilidade de passar uma semana em São Paulo? 

Pedi para criarem uma lista de interessados. Isso vai me ajudar a pensar como fazer esse sonho virar realidade.

Também acredito muito que pode ser uma iniciativa perfeita para pais que querem que seus jovens filhos conheçam o mercado financeiro a fundo antes de tomar uma decisão de carreira. 

Por ora, fico com a seguinte dica: invista sim em entender as relações econômicas, as assimetrias da gestão, tome cuidado com a diversificação demasiada. Entenda quando a diversificação te ajuda e quando te atrapalha. 

O mercado é muito menos aleatório do que muitos querem que você pense.  

Compartilhar