Caixa Seguridade (CXSE3) avança com oferta secundária de ações

A oferta pode movimentar mais de R$ 1 bilhão, além de melhorar a liquidez das ações e atrair novos investidores.

Hugo Cabral 18/10/2024 07:52 3 min
Caixa Seguridade (CXSE3) avança com oferta secundária de ações

A Caixa Seguridade (CXSE3) informou que a controladora Caixa Econômica Federal (CEF) autorizou a continuidade do procedimento para uma possível oferta pública secundária de ações (follow-on), o que pode aumentar significativamente o free float da companhia.

A oferta pode movimentar mais de R$ 1 bilhão, além de melhorar a liquidez das ações e atrair novos investidores. 

Neste artigo, exploramos o que essa oferta significa para o investidor e quais são as expectativas para o futuro da empresa no setor de seguros.

CXSE3: Detalhes da oferta secundária de ações 

Diferentemente da oferta primária, em que os recursos vão para o caixa da organização, na oferta secundária o dinheiro vai diretamente para os acionistas vendedores, que, neste caso, é a Caixa Econômica Federal, seu controlador. Essa modalidade não resulta na emissão de novas ações, representando apenas uma transferência de propriedade das ações existentes.

Por que a Caixa Seguridade decidiu retomar a oferta de ações?

A oferta tem como objetivo alcançar o percentual mínimo de ações em circulação (free float) exigido pelas regras do nível de governança corporativa denominado 'Novo Mercado', que estabelece um free float mínimo de 20%. Atualmente, a companhia possui 17,25% de suas ações em circulação.

Como a oferta bilionária de ações pode influenciar o valor das ações da Caixa Seguridade (CXSE3)?

Não enxergamos grandes movimentações nas ações da companhia, já que o objetivo final do follow-on é apenas o enquadramento às regras do Novo Mercado. Além disso, apesar de o valor esperado ser bilionário, ele representa apenas 2,75% do total de ações da empresa. Olhando por outro lado, a expectativa pode ser positiva, com o aumento da liquidez, possibilitando a entrada de investidores institucionais na base acionária.

Quais são as expectativas do mercado com a oferta secundária da Caixa Seguridade?

A companhia não divulgou sua intenção em relação aos recursos que serão recebidos. No entanto, como esses recursos não irão para o caixa da empresa, mas sim para seu controlador, espera-se que a CEF os utilize em seu próprio negócio bancário. 

Vale a pena investir na Caixa Seguridade (CXSE3)?

No momento, no setor de seguros, temos preferência pela BB Seguridade (BBSE3). Acreditamos que ambas as empresas são boas, mas a BB Seguridade está apresentando atualmente um pagamento de dividendos mais atrativo (dividend yield de 8% vs. 6% da Caixa Seguridade) e suas ações estão sendo negociadas a um múltiplo menor (9x lucros vs. 13x da Caixa Seguridade).

Caso queira seguir uma estratégia focada em dividendos, não deixe de conferir a nossa série Nord Dividendos.

VEJA LISTA COM AS 11 MELHORES AÇÕES PARA BUSCAR DIVIDENDOS AGORA

11 ações em um bom ponto de entrada e que pagam dividendos de forma recorrente e sustentável

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.