Brasil abre 137 mil vagas de emprego em janeiro, bem acima do esperado
Dados de janeiro indicam um mercado de trabalho bastante forte apesar da alta dos juros e dos sinais de desaquecimento da economia

O Brasil registrou a criação de 137.303 empregos formais em janeiro deste ano, superando as expectativas do mercado, que previam entre 50 mil e 71 mil novas vagas. Embora o número seja 20,7% inferior ao mesmo período do ano anterior, quando foram geradas 173.233 vagas, o resultado indica um mercado de trabalho bastante forte apesar da alta dos juros e dos sinais de desaquecimento da economia no fim do ano passado.

Setores que mais contribuíram para a geração de empregos
A indústria destacou-se como o principal motor de geração de empregos, adicionando 70.428 postos de trabalho. O setor de serviços também apresentou crescimento, com 45.165 novas vagas, seguido pela construção civil, que criou 38.373 postos, e pela agropecuária, com 35.754 novos empregos. Por outro lado, o comércio registrou uma redução de 52.417 vagas no período.
O que é o Caged e para que serve?
O O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado pelo governo para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. O Caged considera os trabalhadores que têm carteira de trabalho assinada e são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).