Taxa de desemprego cai 6,6% no trimestre até agosto, diz IBGE

População desocupada caiu para 7,3 milhões. O resultado é o menor taxa observado para o trimestre desde 2012.

Nord Research 27/09/2024 10:22 2 min
Taxa de desemprego cai 6,6% no trimestre até agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego, divulgada pela pesquisa PNAD Contínua, atingiu 6,6% no trimestre encerrado em agosto, abaixo das expectativas do mercado de 6,7%

A taxa apresentou redução em relação aos 6,6% do trimestre encerrado em julho e é a menor taxa observada para o trimestre desde 2012. O número total de trabalhadores bateu novo recorde (102,5 milhões de pessoas) e o número de pessoas procurando emprego foi o menor (7,3 milhões) desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

O comércio foi o setor que impulsionou a ocupação no trimestre (+1,9%) e encontra-se em seu maior contingente da série histórica.

A massa de rendimento real habitual (soma ponderada de todos os rendimentos das pessoas ocupadas da amostra) manteve-se estável no trimestre, mas 5,1% acima do observado no mesmo período do ano anterior.

A divulgação da PNAD, foi acompanhada pela divulgação do CAGED de agosto, que reportou a abertura de 232,5 mil vagas formais, abaixo das expectativas do mercado de 237,5 mil. Por outro lado, o número de julho foi revisado para cima, saindo de 188 mil para 190,6 mil.

Novas altas na Selic

Os números de agosto reafirmam a visão de um mercado de trabalho aquecido e uma atividade forte. Estes pontos contribuíram para a composição do cenário que o Banco Central utilizou para justificar a alta de 0,25 ponto percentual na Selic observada na última reunião.

Reação do mercado

O acompanhamento desses dados segue de extrema importância para a compreensão dos próximos passos do BC. Nesta sexta-feira, 27, a curva de juros precifica uma aceleração para 0,5 ponto percentual na próxima reunião.

O que é o Caged e para que serve?

O O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado pelo governo para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. O Caged considera os trabalhadores que têm carteira de trabalho assinada e são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Compartilhar