BYD prevê chegada do primeiro monotrilho da Linha 17-Ouro para junho de 2024

Previsto para junho de 2024, o monotrilho BYD da Linha 17-Ouro vai impactar a vida dos moradores e visitantes da capital paulista. Entenda!

Nord Research 19/01/2024 15:13 4 min
BYD prevê chegada do primeiro monotrilho da Linha 17-Ouro para junho de 2024

A BYD confirmou a chegada do Monotrilho Linha 17-Ouro em junho de 2024. Ele ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos da cidade, facilitando a mobilidade de milhares de pessoas. 

Esse é um dos projetos mais esperados pelos paulistanos, que sofrem com o trânsito caótico e a poluição sonora e ambiental. O Monotrilho é uma solução moderna, rápida e sustentável, que transformará a paisagem e a qualidade de vida da metrópole. A seguir, confira detalhes sobre o tema!

Como é o monotrilho da Linha 17-Ouro?

O monotrilho é um meio de transporte moderno e sustentável, que funciona com trens elétricos que se deslocam sobre vigas de concreto elevadas, sem interferir no trânsito da cidade. A Linha 17-Ouro vai ligar oito estações, desde o Jardim Aeroporto até o Morumbi, passando por pontos importantes como o Aeroporto de Congonhas e a Avenida Chucri Zaidan. 

A obra está prevista para ser concluída em 2024 e vai atender cerca de 200 mil passageiros por dia.

Quais são as vantagens do monotrilho da Linha 17-Ouro?

As vantagens do monotrilho para São Paulo são:

  • Sustentabilidade e qualidade do ar: consome menos energia e emite menos poluentes do que os veículos movidos a combustíveis fósseis;
  • Conforto e bem-estar: faz menos barulho e vibração do que os ônibus e os trens convencionais, o que traz mais comodidade para os passageiros e para as pessoas que moram perto das vias;
  • Segurança e confiabilidade: é controlado por um sistema automatizado, que dispensa a presença de um operador e reduz os riscos de acidentes e atrasos;
  • Velocidade e capacidade: pode atingir até 80 km/h e levar até 600 pessoas por trem, o que aumenta a eficiência e a oferta de transporte;
  • Integração e acessibilidade: vai se conectar com outras linhas do Metrô e da CPTM, como a 5-Lilás e a 9-Esmeralda, e também com o Aeroporto de Congonhas, facilitando o deslocamento dos usuários.

Como o monotrilho da Linha 17-Ouro beneficia São Paulo?

O monotrilho da Linha 17-Ouro beneficia São Paulo com inovação e sustentabilidade. Ele é um meio de transporte rápido, confortável, seguro e integrado, que melhora a mobilidade e a qualidade de vida dos paulistanos. Além disso, reduz:

  • emissões de gases de efeito estufa;
  • consumo de energia;
  • poluição sonora.

São Paulo é a maior cidade da América Latina e enfrenta grandes desafios de mobilidade urbana. Congestionamentos, poluição, acidentes e falta de opções de transporte público afetam a qualidade de vida dos paulistanos. Para superar esses problemas, a cidade precisa de soluções inovadoras e sustentáveis, como o monotrilho da Linha 17-Ouro.

A BYD, empresa líder em energia limpa e mobilidade elétrica, tem a missão de criar um futuro melhor e se orgulha de contribuir para o progresso e o bem-estar da maior cidade da América Latina.

Quem é a BYD, empresa por trás do projeto?

A BYD é uma empresa chinesa que nasceu em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis. Em 2003, ela expandiu seus negócios para o setor automotivo, produzindo carros elétricos e híbridos. Atualmente, é líder mundial em veículos elétricos, com mais de 240 mil funcionários e operações em mais de 50 países.

Além de carros, a BYD oferece soluções de energia renovável, como painéis solares, sistemas de armazenamento de energia e micro-redes inteligentes. Outra inovação da empresa é a tecnologia de monotrilho Skyrail, que proporciona um transporte público de:

  • alta capacidade;
  • baixo custo;
  • baixo impacto ambiental;
  • rápida implantação.

A BYD está presente no Brasil desde 2014, com sede em Campinas (SP) e fábrica de ônibus elétricos em São José dos Campos (SP). Ela também tem fábricas de painéis solares em São Paulo (SP) e de baterias em Manaus (AM). 

A empresa já entregou mais de 200 ônibus elétricos para várias cidades brasileiras, além de caminhões, táxis e veículos elétricos para frotas corporativas.

Como é o trabalho da BYD no projeto do monotrilho?

A BYD foi contratada pelo Metrô de São Paulo para fornecer os 14 trens e os 36 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) necessários para a operação da Linha 17-Ouro. 

A empresa também é responsável pela fabricação e instalação das portas de plataforma, que garantem a segurança dos passageiros e a climatização das estações.

O primeiro trem da BYD chegou ao Brasil em dezembro de 2023 e está passando por testes no pátio Água Espraiada, onde também já foi instalado o primeiro AMV. A previsão é que a linha seja inaugurada em junho de 2024.

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