BYD prevê chegada do primeiro monotrilho da Linha 17-Ouro para junho de 2024
A BYD confirmou a chegada do Monotrilho Linha 17-Ouro em junho de 2024. Ele ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos da cidade, facilitando a mobilidade de milhares de pessoas.
Esse é um dos projetos mais esperados pelos paulistanos, que sofrem com o trânsito caótico e a poluição sonora e ambiental. O Monotrilho é uma solução moderna, rápida e sustentável, que transformará a paisagem e a qualidade de vida da metrópole. A seguir, confira detalhes sobre o tema!
Como é o monotrilho da Linha 17-Ouro?
O monotrilho é um meio de transporte moderno e sustentável, que funciona com trens elétricos que se deslocam sobre vigas de concreto elevadas, sem interferir no trânsito da cidade. A Linha 17-Ouro vai ligar oito estações, desde o Jardim Aeroporto até o Morumbi, passando por pontos importantes como o Aeroporto de Congonhas e a Avenida Chucri Zaidan.
A obra está prevista para ser concluída em 2024 e vai atender cerca de 200 mil passageiros por dia.
Quais são as vantagens do monotrilho da Linha 17-Ouro?
As vantagens do monotrilho para São Paulo são:
- Sustentabilidade e qualidade do ar: consome menos energia e emite menos poluentes do que os veículos movidos a combustíveis fósseis;
- Conforto e bem-estar: faz menos barulho e vibração do que os ônibus e os trens convencionais, o que traz mais comodidade para os passageiros e para as pessoas que moram perto das vias;
- Segurança e confiabilidade: é controlado por um sistema automatizado, que dispensa a presença de um operador e reduz os riscos de acidentes e atrasos;
- Velocidade e capacidade: pode atingir até 80 km/h e levar até 600 pessoas por trem, o que aumenta a eficiência e a oferta de transporte;
- Integração e acessibilidade: vai se conectar com outras linhas do Metrô e da CPTM, como a 5-Lilás e a 9-Esmeralda, e também com o Aeroporto de Congonhas, facilitando o deslocamento dos usuários.
Como o monotrilho da Linha 17-Ouro beneficia São Paulo?
O monotrilho da Linha 17-Ouro beneficia São Paulo com inovação e sustentabilidade. Ele é um meio de transporte rápido, confortável, seguro e integrado, que melhora a mobilidade e a qualidade de vida dos paulistanos. Além disso, reduz:
- emissões de gases de efeito estufa;
- consumo de energia;
- poluição sonora.
São Paulo é a maior cidade da América Latina e enfrenta grandes desafios de mobilidade urbana. Congestionamentos, poluição, acidentes e falta de opções de transporte público afetam a qualidade de vida dos paulistanos. Para superar esses problemas, a cidade precisa de soluções inovadoras e sustentáveis, como o monotrilho da Linha 17-Ouro.
A BYD, empresa líder em energia limpa e mobilidade elétrica, tem a missão de criar um futuro melhor e se orgulha de contribuir para o progresso e o bem-estar da maior cidade da América Latina.
Quem é a BYD, empresa por trás do projeto?
A BYD é uma empresa chinesa que nasceu em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis. Em 2003, ela expandiu seus negócios para o setor automotivo, produzindo carros elétricos e híbridos. Atualmente, é líder mundial em veículos elétricos, com mais de 240 mil funcionários e operações em mais de 50 países.
Além de carros, a BYD oferece soluções de energia renovável, como painéis solares, sistemas de armazenamento de energia e micro-redes inteligentes. Outra inovação da empresa é a tecnologia de monotrilho Skyrail, que proporciona um transporte público de:
- alta capacidade;
- baixo custo;
- baixo impacto ambiental;
- rápida implantação.
A BYD está presente no Brasil desde 2014, com sede em Campinas (SP) e fábrica de ônibus elétricos em São José dos Campos (SP). Ela também tem fábricas de painéis solares em São Paulo (SP) e de baterias em Manaus (AM).
A empresa já entregou mais de 200 ônibus elétricos para várias cidades brasileiras, além de caminhões, táxis e veículos elétricos para frotas corporativas.
Como é o trabalho da BYD no projeto do monotrilho?
A BYD foi contratada pelo Metrô de São Paulo para fornecer os 14 trens e os 36 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) necessários para a operação da Linha 17-Ouro.
A empresa também é responsável pela fabricação e instalação das portas de plataforma, que garantem a segurança dos passageiros e a climatização das estações.
O primeiro trem da BYD chegou ao Brasil em dezembro de 2023 e está passando por testes no pátio Água Espraiada, onde também já foi instalado o primeiro AMV. A previsão é que a linha seja inaugurada em junho de 2024.