BTG Pactual aposta em diversificação para sustentar resultado recorde

O BTG está perto de fechar compra de banco em Nova York. Veja outros investimentos do banco para diversificar seu mix de receitas.

Rafael Ragazi 15/06/2024 12:00 2 min
BTG Pactual aposta em diversificação para sustentar resultado recorde

O BTG Pactual (BPAC11) anunciou investimentos relevantes para diversificar suas linhas de negócio. O primeiro é a compra de 10% da gestora Pershing Square, de Bill Ackman, por US$ 1,05 bilhão. 

As participações de cada investidor do grupo não foram divulgadas, mas, no comunicado da gestora, consta a Arch Capital, Consulta, Iconiq Investment Management, Menora Mivtachim e family offices internacionais no grupo. A transação é apontada no mercado americano como uma rodada pré-IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) da gestora.

Além disso, o BTG Pactual está aumentando a sua participação no capital da Eneva (ENEV3). O banco aumentou sua participação na geradora de energia de 10% para 15% do capital. Agora possui 37% das ações da companhia. 

O BTG tem aumentado a sua influência na Eneva com o objetivo de transformá-la no principal veículo de consolidação em energia  uma estratégia que tem enfrentado resistência da Cambuhy (que, junto as gestoras Dynamo, Atmos e Velt, detém cerca de 40% da Eneva).

Recentemente, o BTG investiu na massa falida do Banco Nacional e é forte candidato a levar o que resta do Banco Santos. 

Por fim, destacamos que o BTG também está próximo de anunciar a aquisição de um banco de gestão de fortunas em Nova York, com o objetivo de expandir sua presença global, segundo o Valor.

É pertinente notar como o banco tem procurado diversificar as suas fontes de receitas, tanto no seu core business (especialmente com a entrada no varejo de alta renda digital) quanto em oportunidades específicas, uma estratégia que tem se mostrado bastante acertada, resultando em um crescimento consistente do lucro e da rentabilidade ao longo dos últimos anos, mesmo em um cenário desafiador. 

Negociando a apenas 9x lucros, BPAC11 continua sendo uma excelente oportunidade! O ativo faz parte do portfólio da carteira Nord 10X.

Compartilhar