Por que investir em empresas do Bovespa Mais

O Bovespa Mais é uma plataforma onde empresas menores podem captar recursos, sendo uma possibilidade de investimento para você.

Nord Research 19/09/2024 14:53 3 min
Por que investir em empresas do Bovespa Mais

O Bovespa Mais, um dos segmentos especiais de listagem da B3, idealizado para tornar o mercado acionário brasileiro acessível para pequenas e médias empresas.

O que é o Bovespa Mais?

O Bovespa Mais faz parte de um mercado especial em que empresas menores podem acessar o mercado para captação de recursos e gradualmente ir se adequando para realizar um IPO no futuro. É como uma plataforma de lançamento para empresas iniciantes, que ainda não fizeram uma IPO (oferta pública inicial).

Com isso, as ações são oferecidas apenas para um pequeno grupo de investidores. As empresas têm até 7 anos para dar o próximo passo e se tornarem totalmente públicas. Logo, o Bovespa Mais serve como uma espécie de ponte para corporações menores crescerem e financiarem suas atividades gradualmente e controladamente.

Quais são as diferenças entre Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2?

A principal diferença é o tipo de ações para emissão. No Bovespa Mais, as corporações só podem emitir ações ordinárias (ON), que dão direito de voto aos acionistas. Já no Bovespa Mais Nível 2, é possível emitir ações ordinárias e preferenciais (PN).

Além disso, há outras diferenças sutis. Por exemplo, no Bovespa Mais, o valor do Tag Along é 100% do preço pago por ação ordinária em caso de venda da empresa. No Bovespa Mais Nível 2, o Tag Along também é de 100% para ações ordinárias, mas também se aplica às ações preferenciais.

Quanto à migração para o Novo Mercado, no Bovespa Mais, não há obrigatoriedade de migração. Já no Bovespa Mais Nível 2, se a empresa desejar migrar para o Novo Mercado, ela precisa atender aos requisitos específicos desse segmento.

Quais são os critérios para a empresa fazer parte do Bovespa Mais?

Para uma empresa fazer parte do Bovespa Mais, ela precisa cumprir alguns critérios. Créditos: Freepik
  • registro de emissor de valores mobiliários “categoria A” na Comissão de Valores (CVM) para negociar suas ações em um mercado organizado;
  • solicitar a listagem de suas ações na BM&FBOVESPA;
  • após solicitar a listagem, a empresa precisa ter suas ações admitidas à negociação no Bovespa Mais;

Qual a composição do Bovespa Mais?

Atualmente o Bovespa Mais é composto por apenas 12 empresas de diferentes setores e tamanhos que buscam captar recursos no mercado de capitais brasileiro.

NomeSetor econômico BovespaSubsetor
 Agribrasil (GRAO3)Consumo não cíclicoAgricultura
Bahema (BAHI3) Consumo cíclico Serviços educacionais
BBM Logistica (BBML3)Bens industriaisTransporte rodoviário
Biomm (BIOM3)Saúde Medicamentos e outros produtos
BRQ (BRQB3)Tecnologia da informaçãoEditoras de software
CTC (CTCA3)Consumo não cíclico Agricultura
Iguá (IGSN3)Utilidade públicaÁgua, esgoto e outros sistemas
INC Empreendimentos (INNC3)Consumo cíclico Construção de edifícios residenciais
Lifemed (LMED3)Saúde Indústria de equipamentos e materiais para uso médico
Maestro Frotas (MSRO3)Consumo cíclicoLocadora de veículos
Nutriplant (NUTR3)Materiais básicosIndústria de fertilizantes e pesticidas
Quality Soft (QUSW3)Tecnologia da informaçãoServiço e Software

Conforme mencionado, o Bovespa Mais é um segmento do mercado de capitais dedicado a empresas menores que desejam captar recursos e crescer gradativamente e desenvolver a sua governança e transparência. Com isso, elas têm visibilidade e a capacidade de atender todos os parâmetros para realizar um IPO no futuro.

E aí, gostou de saber mais sobre a Bovespa Mais? Aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar as próximas atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter (X), YouTube e Spotify!

Resumindo

Quando foi criado o Bovespa Mais?

O Bovespa Mais foi criado em 2005 pela B3, bolsa de valores brasileira.

Quais são as diferenças entre Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2?

No Bovespa Mais, as corporações só podem emitir ações ordinárias (ON), que dão direito de voto aos acionistas. Já no Bovespa Mais Nível 2, é possível emitir ações ordinárias e preferenciais (PN). Quanto à migração para o Novo Mercado, no Bovespa Mais não há obrigatoriedade de migração, mas no Bovespa Mais Nível 2 existem requisitos.

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.