Bolha da inteligência artificial vai estourar?

Descubra como preparar seu portfólio de investimentos para enfrentar um cenário de crise no mercado.

Nord Research 29/07/2024 14:32 4 min
Bolha da inteligência artificial vai estourar?

Graças ao avanço da inteligência artificial (IA), o S&P 500 estabeleceu um novo recorde histórico, alcançando 5539,27 pontos.

Os especialistas da Capital Economics preveem que a tendência de alta das ações persistirá até 2025, projetando que o S&P 500 possa chegar a 7000 pontos antes do fim do próximo ano. Isso representaria um aumento potencial de 26,3% sobre o valor atual, segundo as previsões da empresa independente de pesquisa econômica.

O que é a bolha da Inteligência Artificial?

A bolha da Inteligência Artificial refere-se à inflação de expectativas e investimentos em tecnologia de IA, assim como ocorreu em outras bolhas tecnológicas do passado. Isso passa muito por um ciclo de altos investimentos que acabam não gerando os retornos esperados pelo mercado. Em consequência disso, temos uma expansão de preços de ativos exagerada. Caso as expectativas não se concretizem, os preços tendem a corrigir para valores inferiores. 

Quando a bolha da IA pode estourar? 

De acordo com a consultoria britânica Capital Economics, a bolha da IA pode estourar até 2025, embora a previsão exata não tenha sido detalhada. Contudo, as previsões de estouro não se limitam à Capital Economics. No mercado existem inúmeros “gurus” que tentam acertar o momento certo do estouro de bolhas. 

Michael Burry, um famoso investidor que teve fama por conta da bolha imobiliária de 2008, já tentou ganhar dinheiro com uma possível queda de ações de empresas ligadas à semicondutores. Contudo, essa aposta custou quase US$ 40 milhões em prejuízos. 

É praticamente impossível cravar o momento certo em que o mercado “estoura a bolha”. Até porque, as bolhas, geralmente, só são constatadas quando elas estouram. 

Quais são os sinais de uma possível bolha na IA? 

Os sinais incluem um crescimento rápido e exagerado nos investimentos em IA, um aumento drástico nos preços das ações de empresas de IA e uma proliferação de startups com modelos de negócios não sustentáveis.

Por enquanto, ainda estamos passando pelos dois primeiros pontos. Estamos em uma fase de grandes investimentos para criar uma infraestrutura que comporte a capacidade computacional necessária. Sendo assim, algumas empresas têm se valorizado, mas ainda dentro do que os fundamentos representam. 

À medida que começarmos a ver inúmeras startups surgindo, ou buscando captação de recursos nos mercados de capitais a valuations colossais, teremos o sinal de alerta. 

Como os investidores podem se preparar para o possível estouro da bolha da IA? 

Para se preparar para o possível estouro da bolha da IA, os investidores devem diversificar seus portfólios, focar em empresas com fundamentos sólidos e evitar investimentos especulativos.

Quais setores podem se beneficiar mais com a IA?

À primeira vista, a infraestrutura computacional deve ser a indústria mais impactada positivamente. Desde empresas que fabricam semicondutores, até empresas que desenvolvem software para o funcionamento dos modelos de inteligência artificial. Mas há inúmeras possibilidades à frente. O aumento da demanda por energia pode afetar inúmeras empresas positivamente, desde distribuidoras até empresas de construção civil. 

O setor de saúde também deve passar por inúmeras transformações, especialmente na composição da mão de obra do setor. 

Mas, como ainda estamos no começo dessa nova tecnologia, o futuro é bastante incerto. 

10 ações de empresas de Inteligência Artificial (IA) no S&P 500

  • NVIDIA Corp (NVDA) 
  • Microsoft (MSFT)
  • Alphabet (GOOGL)
  • Meta (META)
  • Amazon (AMZN)
  • TSMC (TSM)
  • Vistra Energy (VST)
  • Constellation Energy (CEG)
  • Apple (AAPL)
  • Palantir (PLTR)

Estas empresas se destacam por sua significativa adoção e desenvolvimento de tecnologias de IA, proporcionando retornos robustos para os investidores​.

TSMC: A ação que estão lucrando com inteligência artificial

A TSMC (B3: TSMC34), Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, é a maior fabricante de semicondutores no mundo. 

Nossa tese de recomendação desse ativo se baseia no fato de a TSMC ser uma parte fundamental na cadeia logística de praticamente todos os aparelhos eletrônicos que usamos em nosso dia a dia — celulares, carros, televisões e relógios.

Acesse na íntegra a tese de investimentos de TSMC34.

Compartilhar