BloombergGPT: como vai funcionar a IA da Bloomberg?

O BloombergGPT promete facilitar o acesso e consultas sobre informações e análises financeiras. Confira como vai funcionar a IA da Bloomberg.

Nord Research 18/04/2023 13:52 5 min
BloombergGPT: como vai funcionar a IA da Bloomberg?

Bloomberg GPT é a inteligência artificial projetada pela empresa que promete revolucionar o setor financeiro. A ferramenta usa o processo de linguagem natural e uma base de dados com mais de 40 anos de informações para entender e responder perguntas sobre aplicações financeiras, análise de investimentos e gerenciamento de risco.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é e como vai funcionar o Bloomberg GPT. Também fique atualizado sobre as aplicações da ferramenta, seus benefícios e como ela vai impactar as informações do setor financeiro.

Sumário

O que é o BloombergGPT?

O BloombergGPT é um novo modelo de inteligência artificial generativa criado pela Bloomberg especificamente para abordar a terminologia do setor financeiro. Projetado com base na arquitetura GPT-3.5 e com 50 bilhões de parâmetros, é um dos maiores softwares de linguagem existentes.

Tem como principal objetivo fornecer insights mais precisos e relevantes aos investidores e profissionais financeiros, assim como fornecer recursos que facilitam a pesquisa de informações e a análise do mercado financeiro global. Explicaremos sobre isso mais adiante.

Quem é a Bloomberg?

A Bloomberg é uma empresa líder global em informações comerciais e financeiras. É conhecida mundialmente por fornecer dados, notícias e insights confiáveis que proporcionam maior transparência às movimentações do mercado financeiro.

A empresa também ajuda a conectar comunidades influentes em todo o setor financeiro por meio de soluções de tecnologia confiáveis. Por meio dessas soluções, investidores e profissionais especializados podem tomar decisões mais informadas e assertivas.

Como o BloombergGPT funciona?

O BloombergGPT foi criado com base em uma quantidade considerável de dados financeiros, incluindo informações de documentos coletados ao longo de 40 anos pela Bloomberg, notícias, relatórios corporativos e dados do mercado.

Esse conjunto de informações de treinamento, que contribuíram para a formação de 700 bilhões de tokens, permite que o BloombergGPT entenda as nuances da linguagem financeira e forneça uma análise mais precisa dos mercados e tendências financeiras.

O BloomberGPT analisará um banco de dados do portal e outros sites financeiros.

A Bloomberg se refere a essa coleção de dados financeiros como FINPILE, sendo formado por cinco fontes principais de conteúdo financeiro:

Sites financeiros

A Bloomberg realiza um rastreio de sites e documentos disponíveis na internet e coleta informações financeiras relevantes. No entanto, apenas os dados de portais de alta qualidade e respeitáveis passam a compor o BloombergGPT.

Notícias financeiras

Essa categoria de fonte de informações engloba todas as notícias publicadas em sites respeitáveis que sejam relevantes à comunidade financeira, exceto aquelas publicadas pela própria Bloomberg.

Registro de empresas

Os registros de empresas são informações financeiras criadas por empresas e disponibilizadas para o público. Como esses arquivos costumam ser extensos e densos, a Bloomberg processa os dados e extrai apenas informações extremamente importantes para a tomada de decisão financeira para inserir no BloombergGPT.

Comunicados de imprensa

Contém comunicados de imprensa emitidos por empresas financeiramente relevantes. O motivo da sua inclusão como fonte no BloombergGPT é que algumas dessas notas possuem informações financeiras importantes para investidores e profissionais de finanças.

Bloomberg News

As notícias de autoria da Bloomberg e outros documentos, como opiniões e análises de especialistas, também foram incorporados ao BloombergGPT. Esse acervo cobre uma ampla gama de tópicos financeiros relevantes para profissionais da área.

Além dessas fontes específicas de finanças, o BloombergGPT integra alguns conjuntos de dados gerais e comuns publicados em portais como The Pile, The Colossal Clean Crawled Corpus ou C4 e Wikipedia.

Ao combinar todas essas informações, o modelo fornece aos usuários uma maneira totalmente nova de fazer pesquisa financeira.

Quais são as aplicações do BloombergGPT?

Embora a capacidade de gerar respostas compreensíveis e em linguagem natural para consultas financeiras seja o seu principal recurso, o BloombergGPT possui diversas outras aplicações, como:

  • Previsão financeira;
  • Gerenciamento de risco;
  • Análise de investimentos.

Investidores e profissionais de finanças também podem usar o BloombergGPT para analisar dados financeiros e gerar previsões de preços de ações ou tendências de mercado. Além disso, é um grande aliado para identificar riscos potenciais, como fraudes ou manipulação de dados.

Como usar a Inteligência Artificial da Bloomberg?

O BloombergGPT ainda não está disponível para o público. A Bloomberg também não divulgou se o acesso ao modelo será liberado em algum momento ou informações sobre se o modelo passará por mais revisões.

Quais as vantagens do BloombergGPT?

A princípio, o BloombergGPT ajudará a Bloomberg na melhorias das tarefas financeiras existentes, incluindo:

  • Análise de sentimento;
  • Reconhecimento de entidade nomeada
  • Classificação de notícias;
  • Respostas a perguntas, entre outras.

No entanto, a expectativa é que o modelo ofereça diversas outras vantagens. Uma delas é abrir novas oportunidades para organizar as vastas quantidades de dados disponíveis no Bloomberg Terminal para ajudar os clientes da empresa, trazendo todo o potencial da inteligência artificial para o setor financeiro.

Como o BloombergGPT influenciará o uso de IA no setor financeiro?

O BloombergGPT representa um avanço significativo no uso de inteligência artificial no setor financeiro. Além disso, pode ser uma ferramenta poderosa para profissionais financeiros que buscam obter insights e tomar decisões assertivas em um mercado dinâmico, pois permitirá:

  • Resumir um anúncio com conteúdo financeiro em um título;
  • Fornecer organograma de uma organização e as ligações entre uma pessoa e várias empresas;
  • Automatização da geração de rascunhos de relatórios de mercado rotineiros e resumos para clientes;
  • Recuperação de elementos específicos das demonstrações financeiras de períodos específicos através de uma única consulta.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é o BloombergGPT, a nova inteligência artificial da plataforma da Bloomberg. A ferramenta, que está em fase de desenvolvimento, facilitará o acesso a informações financeiras do mercado e análises feitas pelos especialistas da empresa.

Até o momento, não há previsão de lançamento dessa ferramenta, mas vale a pena acompanhar as novidades divulgadas pela Bloomberg. Para ficar por dentro de notícias e análises do mercado financeiro, acompanhe o blog da Nord Research e o nosso canal no YouTube.

Compartilhar