Bitcoin atinge máxima histórica. Veja se ainda vale a pena comprar

Entenda o motivo da alta, se vale a pena comprar, e quais outras criptos investir

Nord Research 26/07/2024 13:59 7 min Atualizado em: 20/08/2024 17:05
Bitcoin atinge máxima histórica. Veja se ainda vale a pena comprar

A recente alta do Bitcoin tem sido influenciada por uma série de fatores, incluindo o aumento do fluxo de investimento no mercado de criptomoedas e a valorização do dólar nos últimos meses. Hoje, o Bitcoin atingiu uma nova máxima histórica em reais, sendo negociado a R$ 382 mil.

O que está acontecendo com o Bitcoin?

O Bitcoin está em movimento de alta por conta de uma entrada de fluxo no mercado cripto. 

Com esse movimento, associado à alta do dólar nos últimos meses, o Bitcoin renovou a máxima histórica em reais, sendo negociado a R$ 382 mil reais, hoje.

Por que o Bitcoin está subindo?

O Bitcoin está em alta nos últimos dias por conta das projeções positivas em relação à eleição dos EUA e a possibilidade de Donald Trump ser eleito. Trump é, declaradamente, um apoiador do mercado cripto.

Além disso, a aprovação dos ETFs de Ethereum trouxe os holofotes de volta pro mercado de cripto, e o Bitcoin vem se beneficiando deste movimento.

Qual é a tendência do Bitcoin hoje?

O Bitcoin se encontra em uma tendência de alta de médio e longo prazo, tendo bons gatilhos de preço, e um aspecto gráfico favorável.

Vale a pena comprar Bitcoin?

O momento é interessante para a compra de Bitcoin, visto que tem dois gatilhos de valorização para o ativo no horizonte de médio e longo prazo:

  • Eleição nos EUA com Donald Trump como favorito;
  • Possíveis cortes de juros nos EUA.

Portanto, o momento é bastante atrativo. Porém, é necessário ter cautela, visto que este é um ativo de renda variável e com alta volatilidade. 

Sugerimos começar a investir com 1% do patrimônio.

Quais criptomoedas comprar hoje?

  • Bitcoin - BTC
  • Ethereum - ETH
  • Solana - SOL
  • Ondo Finance - ONDO
  • Akash - AKT

1. Bitcoin 

Se você está investindo ou planeja investir no mercado de criptoativos, é fundamental que você tenha Bitcoin.

Em um primeiro momento, é esperado que o Bitcoin tenha uma performance melhor que a média do mercado. Estar exposto ao ativo é primordial.

2. Ethereum

Bitcoin e Ethereum formam uma dupla primordial no mercado cripto.

O ETF de Ethereum traz para o segundo maior criptoativo do mercado um grande potencial. Mas não é só para ele. Muitas oportunidades se abrem para os ativos do seu ecossistema e também para os seus concorrentes.

O que nos leva à terceira sugestão de ativo para o segundo semestre de 2024: a Solana (SOL).

3. Solana (SOL)

A principal concorrente da Ethereum teve um excelente primeiro semestre em 2024, não só em termos de preço, mas também no crescimento da utilização da sua tecnologia.

A Solana é uma blockchain focada em aplicações, assim como a Ethereum. Ela possibilita a criação de aplicativos das mais diversas naturezas na sua blockchain, focando em manter taxas baixas e tendo alta capacidade de processamento de transações por segundo.

Uma atualização está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2024 e pode solucionar grande parte dos problemas atuais da Solana: a Firedancer.

Além disso, existem diversos projetos em andamento na Solana para atender a demandas específicas, como plataformas de criação de jogos utilizando sua blockchain.

Por fim, a aprovação dos documentos dos ETFs de Ethereum abriu uma brecha para a emissão de pedidos de ETFs de Solana, que já foram veiculados aos órgãos responsáveis por alguns emissores. 

4. Ondo Finance (ONDO)

A tokenização de ativos reais é uma das tendências mais fortes do mercado de criptoativos no momento. 

“Tokenizar” o ativo significa transformar a posse e os direitos a ele em um ativo digital, e, posteriormente, comercializar em frações por meio de uma blockchain.

A tokenização está se tornando cada vez mais comum, com ativos de baixa liquidez, difícil acesso e/ou que antes não eram possíveis de serem investidos. 

O mercado de tokenização, ou “Real World assets”, ainda tem muito a crescer, e estar posicionado no principal ativo desse mercado é primordial para nós, investidores do mercado cripto.

5. Akash (AKT)

O novo ouro da era moderna é a capacidade de processamento e armazenamento de dados. As Unidades de processamento gráficas (GPU) têm se mostrado cada vez mais caras e escassas. A Akash visa facilitar o acesso a esse tipo de tecnologia por meio da blockchain.

A Akash é uma plataforma de computação em nuvem descentralizada baseada em tecnologia blockchain. Ao invés de depender de grandes provedores, como a Amazon AWS ou o Google Cloud, a Akash conecta uma rede global de provedores independentes que alugam seus recursos computacionais ociosos, como servidores e GPUs. 

Isso cria um marketplace competitivo, onde desenvolvedores e empresas podem adquirir poder de processamento de forma eficiente e econômica.

Além de reduzir os custos, a Akash promove a privacidade e a segurança dos dados, uma vez que a computação é distribuída em uma rede descentralizada. Isso democratiza o acesso a recursos de alta performance, permitindo que provedores menores concorram em um mercado global.

Leia mais em 3 melhores criptomoedas para segundo semestre de 2024 | Nord News.

Como aprender a investir em cripto?

Investir em criptomoedas não significa assumir riscos de forma desordenada. Há uma série de ações que podem ser adotadas para realizar aplicações adequadas.

Estude o mercado

Saber como investir em criptomoedas envolve a identificação dos ativos com potencial de valorização. Hoje, o mercado conta com moedas já estabelecidas, como Bitcoin e Ethereum, mas também com o surgimento de novas oportunidades. Por isso, o conhecimento será muito importante para alcançar os seus objetivos.

Perfil de investidor

As criptomoedas envolvem alta tolerância a riscos. É uma aplicação pouco indicada para os investidores de perfil conservador, por exemplo. O perfil arrojado é o mais compatível com as características de tais ativos. Além disso, os moderados que já contam com outros produtos mais seguros podem considerar a aplicação para buscar elevar seus rendimentos.

Pesquise as principais corretoras

A negociação de criptomoedas costuma ocorrer em plataformas de intermediação da compra e venda. Assim, a pessoa não precisa correr o risco de fazer transações diretamente com outros usuários. Essa característica proporciona a vantagem de ter mais segurança, desde que a opção seja por empresas de boa reputação.

Escolha a corretora

A escolha da corretora também envolve conhecer as criptomoedas disponibilizadas. Bitcoin e Ethereum, por exemplo, estão bastante disponíveis nos portfólios. Já as mais recentes, como Tether, BNB, XRP e USD Coin podem ser mais difíceis de encontrar. Além disso, você pode investir em fundos de índice (ETFs) e de criptomoedas, alternativas que podem acompanhar esses ativos.

Abra uma conta

O passo seguinte é abrir a conta na corretora. A partir daí, a compra e venda se dá como qualquer outra aplicação financeira, usando as prateleiras digitais da corretora. Algumas delas oferecem o home broker de criptomoedas, que é mais indicado para investidores experientes.

Escolha a criptomoeda

A escolha da criptomoeda deve considerar os seus objetivos de investimento. Embora todas apresentam uma volatilidade elevada, a tendência é que as moedas recém-criadas sejam mais instáveis, podendo sofrer oscilações mais bruscas.

Não coloque todos os seus investimentos em cripto

A parcela da carteira de investimentos em criptomoedas geralmente é pequena. É importante buscar um balanceamento com outros ativos com mais liquidez e previsibilidade, diversificando as aplicações financeiras.

Tenha atenção aos golpes

Os golpes e fraudes também merecem cuidado. O mais recomendável é sempre usar meios oficiais e transparentes, como as corretoras de valores. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de avaliar a reputação da instituição financeira e conhecer bem as características das criptomoedas antes de investir.

Acompanhe os investimentos

Mesmo com foco no longo prazo, o acompanhamento da carteira deve ser contínuo. As oscilações criam diversos pontos de entrada e saída nas aplicações ao longo do tempo. Por isso, devemos entender esses momentos e realizar os ajustes necessários.

Aprenda como investir em criptomoedas com especialistas

O ponto-chave para aproveitar as oportunidades é desenvolver o conhecimento sobre o mercado, as corretoras e as criptomoedas. Aqui na Nord Research, oferecemos esses fundamentos para que você possa investir na série Nord Crypto Master.

Compartilhar