Banco Modal e XP Inc. têm fusão aprovada pelo BC. Tire suas dúvidas sobre a operação
Com a aprovação do Banco Central para a fusão entre o Banco Modal (MODL3) e a XP Inc. (XPBR31 - XP US), as ações da Modal deixarão de ser negociadas a partir do dia 1º de julho deste ano.
O que aconteceu com o Banco Modal?
Pelo acordo firmado entre as duas empresas em janeiro de 2022, os atuais acionistas do Modal se tornarão acionistas diretos da XP.
Os investidores detentores das ações da Modal (MODL3) vão receber ações preferenciais da XP Brasil, que se transformaram em BDRs classe B da XP.
Troca de ações será em duas etapas:
- Para cada 1 ação MODL3, o acionista receberá 1 ação preferencial da XP Brasil.
- A cada 1 ação preferencial da XP Brasil, o acionista receberá 0,027304790833* BDR Classe B.
*O fator de troca pode sofrer alterações até o fechamento da operação.
Durante 40 dias, os BDRs Classe B recebidos serão negociados com um ticker diferente do BDR atual da XP (XPBR31) e não será permitida a conversão para as ações classe A da XP nos EUA. Após esse período de 40 dias, os BDRs Classe B passam a ser negociados com o mesmo código XPBR31.
Cronograma da operação de fusão entre Modal e XP
(iii) 30 de junho de 2023: Ratificação da verificação das condições suspensivas da Operação pelo Conselho de Administração do Banco Modal e autorização para realização da consumação da operação.
(iv) 1º de julho de 2023: Celebração do termo de fechamento entre as partes e consumação da Operação (“Data de Fechamento”).
(v) 03 de julho de 2023: Início da negociação dos BDRs B entregues aos acionistas do Banco Modal em razão da Operação na B3 e início do Período de Restrição.
(vi) 04 de julho de 2023: Crédito dos BDRs B nas contas de custódia dos acionistas do Banco Modal (após o fechamento do pregão).
(vii) 12 de agosto de 2023: Encerramento do Período de Restrição para o cancelamento dos BDRs B para os Non-U.S. Persons.
(viii) 14 de agosto de 2023: Os BDRs B passam a ser negociados com o mesmo ticker e código ISIN dos BDRs já existentes.
Nossa recomendação
Dado que o prêmio atual da transação é praticamente zero, a oportunidade para os investidores de Modal da transação será por meio da visibilidade de resultado da XP.
A XP já fez parte de algumas carteiras da Nord Research após a cisão de Itaú e XP, mas com a alta dos juros e a redução do fluxo no mercado, zeramos nossas posições na corretora.
Apesar das suas novas avenidas de crescimento (cartões, crédito e seguros), a XP ainda tem grande dependência em produtos de renda variável para o varejo (pessoas físicas).
Sendo assim, em um cenário de juros mais elevados, sua lucratividade e rentabilidade são impactadas.
Compre ações do BTG
Mesmo com as quedas recentes dos juros longos e a expectativa do início do ciclo de corte da Selic pelo BC que deve beneficiar a XP, nossa preferência fica para o BTG Pactual (BPAC11).
Com uma receita mais diversificada, o BTG vem reportando resultados sólidos mesmo em um cenário adverso.
Nossa visibilidade é um crescimento de 10% a.a. para lucro das duas empresas até 2025, mas em termos de múltiplos o BTG sai na frente.
Achamos XP uma ótima empresa, mas a resiliência em cenários desfavoráveis e os múltiplos mais baixos fazem do BTG a nossa preferência no segmento.
Desse modo, a nossa recomendação é vender as ações da Modal (MODL3) e trocar por BTG (BPAC11).
Lembrando que o último dia de negociação de MODL3 será no dia 30 de junho de 2023.