Prejuízo de R$ 3,8 bilhões da Azul (AZUL4) é sinal de pessimismo no setor?

A companhia revisou o guidance para baixo, o que também indica baixa expectativa de crescimento.

Nord Research 12/08/2024 11:58 3 min Atualizado em: 12/08/2024 16:46
Prejuízo de R$ 3,8 bilhões da Azul (AZUL4) é sinal de pessimismo no setor?

A Azul (AZUL4) reportou resultados abaixo do consenso de mercado, com uma receita líquida de R$ 4,2 bilhões no 2T24, uma queda de -2,3%, um Ebitda de R$ 1 bilhão, -9% de baixa e um prejuízo de R$ 3,8 bilhões ante lucro de R$ 500 milhões Todos os resultados foram comparados com o mesmo período em relação ao ano anterior.

Destaques resultados 2T24 Azul (AZUL4)

A receita líquida ficou basicamente estável na comparação anual diante da estabilidade das receitas tanto em transporte de passageiros quanto de transportes de cargas, consequência da redução de -5,2% no ticket médio, mesmo com algumas melhorias operacionais e taxas de ocupação no 2T24.

Resultados Azul 2T24. Fonte: RI.

Em custos e despesas, a companhia elevou em +15% salários e benefícios, mas seu maior custo (combustível de aviação) ficou praticamente estável na comparação anual (+2,6%), o que gerou um Ebitda caindo apenas -9% e a margem Ebitda em 25,2% ante 27,1%.

O que realmente gerou espanto no mercado foi a divulgação de prejuízo da companhia. Um prejuízo bilionário causado pelo resultado financeiro. A companhia foi impactada pela depreciação de 12% do real frente ao dólar, além das dívidas (arrendamentos e empréstimos) em moeda estrangeira. 

Além disso, a companhia finalizou o trimestre com 4,5x dívida líquida/Ebitda, o que deve sinalizar pressões nos resultados para os próximos trimestres.

O que esperar de Azul (AZUL4)?

Além dos resultados aquém do esperado e alavancagem bastante elevada, a companhia também revisou o guidance para 2024.

A Azul espera que a oferta (ASK) cresça 7% no ano ante 11% anteriormente. Já a estimativa para o Ebitda foi reduzida de mais de R$ 6,5 bilhões para R$ 6 bilhões, refletindo a expectativa de redução no crescimento da capacidade.

Dado o cenário de um setor bastante instável, sensível em seus resultados, com custos majoritariamente em dólar, além de um endividamento excessivo, não recomendamos compra para as ações da Azul.

Dividendos e JCP de Azul (AZUL4)

A companhia não anunciou o pagamento de proventos.

Qual o dividend yield de Azul (AZUL4)?

A companhia não possui histórico de dividend yield nos últimos 12 meses.

Quem é Azul (AZUL4)?

A Azul Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008 por David Neeleman, um empresário do setor aéreo. A Azul rapidamente se tornou uma das maiores companhias aéreas do Brasil, conhecida por sua extensa malha de voos regionais e por operar em cidades que não eram bem atendidas por outras companhias.

Além de serviços de transporte aéreo, a Azul também possui outras linhas de negócios, como a Azul Cargo, que oferece serviços de transporte de cargas. A empresa é conhecida por sua inovação no mercado, introduzindo novos modelos de negócios e serviços no setor aéreo brasileiro.

Vale a pena comprar Azul (AZUL4)?

No  momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.

Como faço para comprar ações da Azul (AZUL4)?

Para investir nas ações da Azul é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A empresa é negociada na B3 sob o ticker AZUL4.

Reiteramos que, no momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.

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