Arezzo (ARZZ3): espere para ir às compras
Nord Insider
Olá, investidor.
Nesta segunda-feira, 4, o pré-mercado de Nova York opera em leve alta em meio a discussões sobre novas sanções à Rússia. A União Europeia (UE) debate hoje uma nova rodada de punições, após a descoberta de centenas de corpos de civis na região de Kiev, em particular na cidade de Bucha, afirmou Josep Borrell, Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.
Na agenda econômica, o Banco Central adiou a publicação do Relatório Focus semanal em razão da greve dos servidores da autoridade monetária brasileira por reajuste salarial. Sendo assim, o boletim não será divulgado nesta segunda.
A semana terá como destaques a ata da última reunião do Federal Reserve nos Estados Unidos (quarta) e o IPCA no Brasil (sexta).
Principais assuntos de hoje:
- Arezzo: estamos de olho em potencial de crescimento;
- Taurus Armas vai pagar dividendos em abril;
- Real pode sofrer desvalorização em 2022;
- IR 2022: passo a passo para fazer a declaração.
Por que pode ser importante monitorar Arezzo (ARZZ3)?
A estratégia usada pela Arezzo (ARZZ3) desde 2019, baseada em aquisições, não só aumentou o tamanho da companhia, como também deixou o portfólio mais diversificado.
Além de aquisições, estão no road map investimentos em tecnologia, logística e fabril, reforçando a intenção da empresa de acelerar o crescimento, tanto orgânico quanto inorgânico.
Desempenho no 4º trimestre
No quarto trimestre de 2021, a empresa reportou resultados fortes com avanço de 70 por cento na receita em base anual (+40 por cento vs. 4T19), puxado pelo crescimento orgânico combinado ao crescimento inorgânico.
O lucro líquido ajustado foi de 269,2 milhões de reais, um avanço de 208 por cento em comparação a 2020 (+32,8 por cento vs. 4T19).
É interessante notar que a margem líquida, porém, tem sido impactada nos últimos dois anos, em razão do maior endividamento por conta do aumento das despesas financeiras com novas aquisições, pontua o analista Victor Bueno, da série Nord 10X.
No nosso entendimento, ainda é cedo para dizer o quanto do seu crescimento já está embutido no preço das ações da Arezzo, ainda mais se a companhia conseguir concluir alguma aquisição importante em um futuro próximo, como Renner, C&A, Centauro ou Amaro.
E 2022? Segundo o nosso analista, a melhor alternativa para o momento é aguardar os próximos movimentos da companhia para identificar se o valor pago pelo mercado é barato ou caro e se existe realmente uma oportunidade em ARZZ3.
Vale ressaltar que, como outras empresas de varejo, os riscos que envolvem o negócio da Arezzo estão muito ligados (ainda) ao cenário doméstico com aumento de inflação e alta dos juros, o que pode acabar dificultando o repasse de preço dos seus produtos e reduzir o crescimento das vendas.
Outro ponto que vale ficar atento é que dependendo das possíveis empresas que a Arezzo adquirir no futuro, será importante identificar se realmente existirá sinergia no negócio e qual a geração de valor para os acionistas.
Taurus Armas vai pagar dividendos em abril; por que investir?
A Taurus Armas (TASA4) pagará 194,3 milhões de reais em dividendos em 29 de abril de 2022, após quase uma década sem o pagamento de proventos aos acionistas — a última distribuição foi em 2013.
O valor dos proventos será correspondente a 1,65 real por ação e a data-base para recebimento dos dividendos é 19 de abril de 2022. A partir de 20 de abril de 2022, os ativos serão negociados em ex-dividendos.
Entenda por que você deveria comprar para ter direito ao pagamento.
A nova Taurus
Nosso especialista em dividendos, Guilherme Tiglia, explica que o pagamento de dividendos comprova que a companhia colocou um ponto final no seu processo de turnaround (reestruturação), que se iniciou em 2018.
Para ele, a empresa voltar a distribuir lucros é uma demonstração do quão rentável e lucrativa a companhia está hoje.
Por que investir
Com base no preço atual de suas ações, o provento de TASA4 tem um dividend yield de 6,5 por cento, o que torna o retorno bem satisfatório.
Segundo o nosso especialista, o nível de dividendos futuros depende muito de futuras aquisições, e isso pode deixar o ativo menos atrativo do ponto de vista de retorno com dividendos, mas por enquanto não há nenhuma sinalização nesse sentido.
A nova Taurus Armas demonstra estar em um outro patamar de empresa, de gestão e de resultados. Portanto, enquanto houver espaço, acreditamos que ela continuará remunerando seus acionistas com dividendos.
Temos recomendação de compra para Taurus Armas na carteira Nord Dividendos, pois a empresa entrega crescimento de resultados somado à distribuição de dividendos.
Se não atender mais a esses requisitos, o ativo será repensado. Destacamos que sempre estamos avaliando e monitorando o desempenho dos investimentos.
Perspectivas para os próximos meses
A empresa deve continuar crescendo nos EUA, o maior mercado mundial de armas e, portanto, também maior consumidor dos produtos da Taurus.
Ainda vemos boas avenidas de crescimento com projetos em outras geografias (Índia), anúncio de eventuais novas aquisições e, para quem tem o foco de renda passiva, bons dividendos.
Recomendação: Comprar
Queda do dólar em 2022: desafios e oportunidades
A desvalorização do dólar frente ao real é uma realidade. A moeda norte-americana estava nas alturas no ano passado e, agora, está sendo negociada abaixo dos 5 reais.
Na sexta-feira,1º de abril, o dólar cedeu -1,94 por cento, a 4,6668 reais – o que leva a desvalorização acumulada neste ano a -16,29 por cento.
Otimismo em relação à nossa moeda
Como dissemos antes, o diferencial de juros do Brasil em relação às economias desenvolvidas, com a Selic saindo de +2,0 por cento para +12,75 por cento — patamar projetado pelo BC para a próxima reunião —, somado à alta das commodities, são fatores que provocaram a valorização do real.
Para entender melhor, o Dollar Index é um índice que avalia o dólar dos EUA em comparação com uma cesta de moedas de outros países. Ou seja, mede o desempenho do dólar no mundo.
O analista de renda fixa, Christopher Galvão, explica que a grande diferença entre o desempenho do real e do Dollar Index este ano reforça o bom desempenho da nossa moeda (dólar/real para baixo = valorização do real).
Nosso analista também considera que as incertezas em relação ao cenário doméstico por conta das eleições presidenciais no segundo semestre podem jogar contra o real.
Além disso, o Federal Reserve, o banco central dos EUA, terá que continuar subindo os juros em razão da forte pressão inflacionária no país.
Qual é a tendência?
Em se tratando de moedas, entendemos que é impossível ter plena certeza do que vai acontecer, mas não podemos ignorar que os fatores citados acima podem gerar pressão de desvalorização da nossa moeda.
Com base nos riscos de depreciação do real, se você estava pensando em alocar parte dos seus ativos em dólar ou se você já tem, mas com uma alocação menor do que gostaria, orientamos que esta pode ser uma boa hora para aproveitar o maior recuo do dólar e investir no exterior.
Relevante agora
IR 2022: a menos de um mês do prazo final, saiba como declarar
Estamos a pouco menos de um mês para o final do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021 — o período se encerra em 29 de abril.
Se você investe em ações, fundos imobiliários, fundos de ações e ainda não cumpriu as obrigações com o Fisco, acesse o nosso vídeo com o passo a passo de como declarar seguindo as regras da nova versão do programa da Receita Federal.
Alice Porto, a famosa Contadora da Bolsa, vai mostrar os códigos de preenchimento que mudaram este ano.
Multa por atraso
Se você entregar fora do prazo vai pagar uma multa de no mínimo 165,74 reais, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20 por cento sobre o IR devido.
Prazos de restituição
A restituição deste ano será feita em cinco lotes, de maio a setembro. O primeiro lote será pago em 31 de maio; o segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.