Aposentadoria com falta de dinheiro assusta mais que a morte, aponta estudo
O que assusta não é a morte, mas sim a falta de dinheiro para envelhecer bem.
É o que mostram pesquisas relativas à equação entre previdência e longevidade, que apresentam índices assustadores na forma como as pessoas se preocupam com a possibilidade de envelhecer sem os devidos recursos financeiros.
Envelhecer sem recursos assusta
Um levantamento realizado pela Wells Fargo Institutional Retirement de Charlotte (EUA), por exemplo, constatou que 22% de seus clientes que têm entre 40 e 50 anos “preferem morrer mais cedo, caso não tenham dinheiro para viver confortavelmente na aposentadoria”.
Em outro estudo da seguradora Allianz, 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais que seu dinheiro na aposentadoria. Entre os casados, com filhos, o índice atinge 82%.
Na opinião do professor de Harvard Michael Norton, estudioso do assunto, esse medo pode ser agravado quando os pais se sentem fracassados por não conseguirem deixar uma herança para os filhos — e/ou de se tornarem um fardo financeiro para eles. Um alto índice dessas pessoas considera qualquer uma dessas situações muito pior do que a morte.
Poupar para a aposentadoria
No Brasil, cerca de 90% das pessoas com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria, segundo relatório da Allianz.
Um grupo expressivo dos brasileiros (49%) ativos no mercado de trabalho acredita que a poupança vai garantir sua aposentadoria.
Outra parte menor, de 21%, aposta que será possível viver com o benefício pago pelo INSS, e os 30% restantes se dividem entre juntar parte dos lucros de negócios próprios, investir em planos de previdência privada e em viver da renda com a locação de imóveis próprios.
Considerando os dados do IBGE sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil, de em média 77 anos, a sociedade vem passando por uma profunda transição.
Sem clareza sobre as finanças e tendo a inflação como única certeza no futuro, para a maior parte dos brasileiros, existem dois destinos: a perda de renda ou a aposentadoria parcial, quando o trabalhador do setor privado, mesmo em idade de aposentar, continua na ativa para complementar os ganhos.
Dessa forma, é preciso ter em mente alternativas para criar autonomia financeira e fixar um projeto de vida para essa etapa da vida.
Você já pensou em se planejar usando uma previdência privada?
Cuide do seu futuro agora
O fundo BMR Vida Prev é a previdência mais segura e rentável para montar o seu pé-de-meia. E o melhor, você investe no seu ritmo.
Basta fazer o download do aplicativo da Saks pelo seu celular ou computador e aplicar direto no Fundo BMR — via boleto bancário ou débito automático.
O fundo da Nord tem uma das menores taxas de toda a indústria de previdência, de 0,6% ao ano e, obviamente, não tem taxa para aportes nem taxas para resgates.
Isso porque o objetivo é que você veja o seu patrimônio crescer, investindo nas carteiras Nord de forma automática. Saiba mais aqui.