Análise fundamentalista: saiba como analisar os seus investimentos
A análise fundamentalista é ideal para quem investe focando o longo prazo. Entenda como funciona, quais são seus indicadores e mais.
Para quem prefere manter ativos por maiores períodos, a análise fundamentalista costuma ser o principal pilar para as tomadas de decisão. Por meio dela, é possível identificar as melhores oportunidades na bolsa de valores, considerando a avaliação da empresa, sua situação financeira e os cenários político e mercadológico.
Voltada para a renda variável, esse tipo de estratégia contribui para aumentar a eficiência de uma análise de risco em investimentos. Dessa forma, a gestão dos investimentos ganham maior embasamento e você tem a chance de potencializar a sua rentabilidade no longo prazo.
Então, que tal saber mais sobre a análise fundamentalista? Confira neste post.
Sumário
- O que é a análise fundamentalista?
- Para que serve a análise fundamentalista?
- Para quem é indicada a análise fundamentalista?
- Qual a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista?
- Quais os principais indicadores da análise fundamentalista?
- Como fazer uma boa análise fundamentalista?
- Invista com segurança e monte uma carteira com base na análise fundamentalista
O que é a análise fundamentalista?
A análise fundamentalista é uma metodologia que busca estudar a situação financeira e perspectivas da empresa antes de realizar uma aplicação. A partir desses pilares, é possível medir o potencial da mesma, o que permite tomar melhores decisões de médio e longo prazo e encontrar alternativas de investimentos conforme o negócio e a expectativa de resultados.
Esse cenário é verificado a partir da saúde financeira organizacional. Assim, a análise inclui o cenário econômico e a definição de um preço adequado para as ações, de acordo com seu histórico e capacidade de gerar valor no longo prazo.
Vale a pena destacar que o precursor dessa metodologia é Benjamin Graham. No entanto, também é adotada por Warren Buffett e vários outros nomes famosos no mercado financeiro, inclusive os maiores investidores do Brasil.
O que são indicadores fundamentalistas?
Os indicadores fundamentalistas são métricas que permitem mensurar a saúde financeira de ações e fundos de investimento. Eles são calculados com base nos dados de diferentes documentos contábeis, como a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e o balanço patrimonial. Assim, eles indicam, em certa medida, a projeção de desempenho futuro do negócio.
Ou seja, essas métricas são a base de tal estratégia de análise de investimentos. Eles valem para todos os tipos de ações e permitem identificar as melhores oportunidades no mercado de renda variável.
Para que serve a análise fundamentalista?
A análise fundamentalista serve para estudar a situação financeira empresarial, projetar perspectivas e tomar decisões consistentes de investimento no médio e longo prazo. Por meio dela, os investidores comparam ativos não apenas com base no presente, mas também vislumbrando o futuro.
Na prática, os dados obtidos por essa metodologia permitem saber qual seria o valor intrínseco da ação de determinada empresa e quanto tempo vai levar para que ele seja efetivamente atingido. É claro que mudanças podem acontecer, já que o mercado é dinâmico.
Ainda assim, ela responde alguns questionamentos dos investidores focados no longo prazo. Por exemplo, qual deve ser a demanda e a oferta em determinado período, com base nos dados coletados e no histórico da empresa.
Portanto, ainda que ela nunca traga certezas — isso é impossível no mercado financeiro —, traz tendências, o que já é o suficiente para traçar as estratégias dos portfólios de investimentos.
Para quem é indicada a análise fundamentalista?
A análise fundamentalista é indicada para investidores que focam o médio e o longo prazo, chamados convencionalmente de holders. Ela também pode ser usada de maneira complementar na avaliação dos traders, aqueles que focam em transações mais curtas de ativos. Afinal, não existe um único modo de tomar uma decisão.
De toda forma, a abordagem fundamentalista é voltada para o longo prazo, porque analisa as projeções de preço futuro da ação. Por isso, além das nuances financeiras da companhia, ela se debruça sobre o valor atual e o nível de governança corporativa da empresa.
Qual a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista?
A diferença entre análise técnica e análise fundamentalista é o período de foco dessas metodologias. A primeira é voltada para o curto prazo e busca identificar oportunidades de ganhos na divergência entre o preço pago e o vendido em poucos minutos, dias ou semanas. Já a segunda volta-se para o longo prazo e pretende lucrar com a discrepância entre os valores de mercado e o real da empresa.
Devido a essas características, a análise técnica apenas observa os gráficos de preços das ações em um determinado período. Essa verificação pode ser complementada, mas os dados do momento são os mais relevantes.
Enquanto isso, a análise fundamentalista usa fundamentos quantitativos e qualitativos. Inclusive, esses fatores integram tanto o ambiente macroeconômico quanto o microeconômico.
Fatores qualitativos e quantitativos verificados na análise fundamentalista:
- nível de atividade do país, como PIB, renda e emprego;
- inflação, que interfere no preço dos ativos e no poder de compra da população;
- taxa de câmbio, devido à competitividade no mercado global;
- taxa de juros, que influencia o crescimento da empresa no mercado;
- tamanho e faturamento do setor, inclusive per capita e relação histórica;
- capacidade instalada e os diferenciais competitivos da empresa;
- tecnologia usada;
- novos produtos;
- análise histórica, com desempenho financeiro, DRE, fluxo de caixa e balanço;
- análise qualitativa, avaliando reputação, gestão e reconhecimento.
Quais os principais indicadores da análise fundamentalista?
Os principais indicadores da análise fundamentalista são:
P/L
É a relação entre preço e o lucro da ação, para medir quanto o ativo pode rentabilizar. Se o resultado for alto, indica que o mercado está disposto a pagar consideravelmente mais pelo produto financeiro do que ele costuma render, ou seja, pode estar caro.
Caso seja baixo, sinaliza o contrário, de que os investidores não estão tão dispostos a alocar muitos recursos no ativo em questão, o que é possível se entender como baixa confiança.
No entanto, não existe interpretação definitiva sobre essa métrica. Ela pode ser permeada por questões pontuais. Por isso, vale a pena complementar com outros indicadores.
P/VPA
É a relação entre o preço atual da ação pelo valor patrimonial desse ativo. Sinaliza quanto o mercado tem disposição para pagar sobre o patrimônio líquido do negócio. Um resultado alto pode indicar uma supervalorização, enquanto o baixo pode demonstrar insuficiência.
PSR
Consiste no Índice de Preço sobre as Vendas, ou Price to Sales Ratio, como é chamado em inglês. Verifica a disposição de pagamento por ativo a partir dos resultados líquidos gerados. Por isso, a fórmula é:
PSR = preço da ação ÷ receita líquida por ação (nos 12 meses anteriores)
O resultado considerado justo é 1.
EV
Representa o Enterprise Value, ou seja, em tradução para o português, o valor de mercado da empresa. Seu cálculo pode ser feito de diferentes maneiras. Uma delas é:
EV = valor de mercado da empresa + dívida líquida - valor de caixa
EBITDA
É o valor do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Ou seja, é o lucro operacional. Sua margem é calculada pela fórmula:
Margem EBITDA = (EBITDA no período ÷ receita operacional no período) × 100
Quanto mais próximo de 100%, maior é a lucratividade.
ROI
Indica o Retorno sobre Investimento, ou seja, a capacidade das ações em gerarem lucro para a empresa. Sua fórmula é:
ROI = (lucro líquido nos últimos 12 meses ÷ valor do ativo) × 100
Se o resultado for de 50%, por exemplo, indica que o lucro foi de R$ 0,50 a cada R$ 1.
DY
É o dividend yield, isto é, o retorno obtido no pagamento de dividendos. Ele sinaliza o potencial de rentabilidade da empresa por meio da fórmula:
DY = proventos pagos por ação nos 12 meses anteriores ÷ preço por ativo
CFS
Significa a geração de caixa por ação. Assim, calcula quanto a empresa obtém de dinheiro, considerando o seu total de ativos emitidos. A fórmula é:
CFS = geração de caixa obtida pela empresa ÷ número total de ações
De modo geral, quanto maior, melhor.
DP
O Dividend Payout analisa o pagamento de dividendos em relação ao lucro da empresa no período. Por isso, a fórmula é:
DP = proventos pagos por ação nos 12 meses anteriores ÷ lucro por ação no período
DB/PL
Representa a relação entre dívida bruta e patrimônio líquido. Por isso, permite saber o nível de endividamento corporativo e a saúde financeira do negócio. Se o resultado for alto, a tendência é que a situação seja negativa.
ROE
É o Retorno sobre Patrimônio Líquido. Ele mostra a capacidade de uma empresa de gerar resultado em relação ao seu patrimônio. O ideal é um valor elevado.
Como fazer uma boa análise fundamentalista?
Veja como fazer uma análise fundamentalista abaixo.
Compreenda as etapas do processo
Entenda como os diferentes passos da análise podem ser aplicados e qual ordem é a melhor para obter resultados precisos. Normalmente, tudo começa com a análise dos documentos contábeis.
Defina as empresas que vai analisar
Concentre-se naquelas companhias que você tem maior interesse. Aqui, existem várias possibilidades, como focar no pagamento de dividendos ou o valuation.
Leia os relatórios financeiros da empresa
Verifique os dados dispostos em vários documentos, como a DRE, o balanço patrimonial e o Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC). Assim, você terá um indicativo de como está a saúde financeira do negócio, sua rentabilidade, liquidez e endividamento.
Avalie as perspectivas para o setor de atuação das companhias
Você pode se informar lendo notícias e relatórios do segmento de mercado. Também avalie os concorrentes do negócio e a posição que a empresa ocupa no seu nicho.
Confira a qualidade da gestão organizacional
Analise a experiência e a reputação dos executivos que estão no poder, como é feita a distribuição de lucros e como é a política de investimentos aplicada.
Use indicadores para fazer comparações
Os indicadores trarão informações diversas sobre as questões financeiras e o potencial de crescimento da organização analisada. Por isso, vale a pena verificar aqueles que fizerem sentido para sua estratégia.
Compare os resultados das empresas
Confira quais companhias se destacaram mais na sua análise. Isso depende da sua estratégia e dos seus objetivos financeiros.
Invista com segurança e monte uma carteira com base na análise fundamentalista
Para que você invista com segurança e monte uma carteira com base na análise fundamentalista, você precisa seguir todas as etapas de avaliação. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de especialistas do mercado, mais precisamente uma casa de análise.
A Nord Research traz as melhores indicações para quem busca investir no longo prazo. Além disso, são oferecidos vários cursos e informações sobre as principais notícias do mercado. Dessa forma, você tem todo o apoio que precisa para fazer executar as estratégias e tomar decisões acertadas.
Então, que tal atingir esse patamar? Acesse o site da Nord Research, conheça nossas soluções e veja como podemos ajudar!
Resumindo
O que é a análise fundamentalista?
A análise fundamentalista é uma metodologia de avaliação da atual situação financeira e as perspectivas da empresa para o futuro. Ela possibilita identificar as melhores oportunidades de investimento no médio e longo prazo a partir da compreensão do negócio, de suas expectativas e outros fatores qualitativos e quantitativos.
Como fazer uma análise fundamentalista?
Para fazer uma análise fundamentalista:
- compreenda as etapas do processo;
- defina as empresas que vai analisar;
- leia os relatórios financeiros das empresas;
- avalie as perspectivas para o setor de atuação das empresas;
- confira a qualidade da gestão organizacional;
- escolha a abordagem utilizada;
- use indicadores para fazer comparações;
- compare os resultados das empresas.
Quais os principais indicadores da análise fundamentalista?
Os principais indicadores da análise fundamentalista são:
- P/L;
- P/VPA;
- PSR;
- EV;
- EBITDA;
- ROI;
- DY;
- CFS;
- DP;
- DB/PL;
- ROE.