O Banco Central elevou, nessa semana, a taxa básica de juros (Selic) para 11,75% ao ano! Já podemos dizer que o rentismo voltou??
Veja bem, para você render uma taxa equivalente a 1% ao mês, você teria que ter um
retorno anual equivalente a 12,683%.
Em diversos países do mundo, é quase impossível obter esse retorno com títulos de renda fixa. É muito comum em nações mais desenvolvidas que esses títulos tenham taxas em torno de ZERO, enquanto que os países emergentes possuem taxas em torno de 5%.
Mas o cenário aqui no Brasil é totalmente diferente. De 1995, na implantação do regime de metas de inflação e criação da taxa Selic, até 2007, tivemos taxas de juros rodando acima de 12,68%. Ou seja, tínhamos taxas equivalentes a 1% ao mês ou mais. Até 2016, as taxas ainda permaneceram altas garantindo um bom retorno para o investidor de renda fixa.
A partir de 2016, com a implementação de uma série de reformas estruturantes, como teto de gastos, reforma trabalhista, redução do BNDES, reforma da previdência e controle da inflação, os investidores foram reduzindo as taxas pedidas para financiar o Tesouro Nacional.
Em 2020, durante a pandemia, a Selic estava em 2% ao ano. E foi aí que o brasileiro decidiu tomar mais riscos e onde batemos recorde no número de investidores na bolsa.
No entanto, voltamos ao cenário de Selic a dois dígitos, o maior patamar desde 2017.
E com isso, a pergunta principal é: dá pra ganhar 1% ao mês sem investir em ações HOJE??
Marilia Fontes, sócia-fundadora e analista de Renda Fixa, te dá a resposta.
Confira!
#RendaFixa #MariliaFontes #TaxaSelic
📸 Siga a Marilia no Instagram:
https://www.instagram.com/mariliadfontes/
📖 Baixe o e-book da Marilia: Renda Fixa Não é Fixa!
https://nordlink.co/3tmjofr
👉 Relatório da Marilia de como render 1% ao mês
https://nordlink.co/3woPt8B