Vendas no varejo crescem mais do que o esperado em julho
O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo.
Qual o índice do varejo?
O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE.
O que é PMC IBGE?
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil.
Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.
Como é calculada a PMC IBGE?
A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação.
Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice.
Como estão as vendas no varejo hoje?
O volume de vendas no varejo em julho apresentou um crescimento de +0,6% em relação ao mês anterior, levemente acima das expectativas do mercado de +0,5%.
Além disso, o resultado de junho foi revisado para uma queda menor, saindo de -1,0% para -0,9%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 4,4%, em linha com as expectativas do mercado e alcançando a 14ª alta consecutiva.
Em julho, o grupo de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,7%) apresentou o principal impacto no indicador, mostrando uma retomada após uma queda em junho.
Já o varejo ampliado teve variações mais tímidas, e registrou crescimento de 0,1% em relação ao mês anterior, mas ainda assim o resultado foi acima das expectativas do mercado, que esperava uma queda de 0,5%.
O crescimento acima do esperado e a 14ª alta consecutiva na variação anual demonstram que o setor permanece bastante resiliente. O resultado de hoje e o crescimento de serviços observado ontem, 11, apontam para uma atividade que segue mostrando-se mais dinâmica do que o esperado e são pontos de atenção importantes para o Banco Central por conta de riscos inflacionários.
Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?
O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor.
Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.