O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo.

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Como estão as vendas no varejo hoje?

O volume de vendas no varejo em novembro registrou um recuo de 0,4% em relação a outubro, ligeiramente acima da queda esperada pelo mercado (-0,3%). Na comparação anual, o setor apresentou crescimento de 4,7%.

Das oito atividades analisadas no mês, cinco apresentaram queda, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos, que recuaram 2,8% após uma alta expressiva de 7,5% em outubro.

O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou um recudo maior, de 1,8%, enquanto as expectativas eram de um recuo de 0,3%. Apesar disso, na comparação anual, o varejo ampliado avançou 2,1%.

Direto ao Ponto

Após avanços acima do esperado no resultado de outubro, o varejo apresentou uma desaceleração no mês de novembro, mês da Black Friday.

Nossa equipe está monitorando a atividade ao longo de 2025 para identificar sinais mais claros de uma desaceleração econômica, atualmente esperada para o segundo semestre/final de 2025, quando as recentes altas de juros deverão exercer um impacto mais significativo sobre o consumo.

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.