O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo.

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Como estão as vendas no varejo hoje?

O volume de vendas no varejo em setembro cresceu 0,5% em relação ao mês anterior, uma alta menor do que a esperada pelo mercado (+1,4%). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 2,1%, abaixo das expectativas de 3,7%.

Das oito atividades pesquisadas em setembro, quatro registraram alta, com destaque para o grupo de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (+3,5%), apresentando uma recuperação em relação à forte queda no mês anterior.

O varejo ampliado, por sua vez, apresentou um crescimento maior, de 1,8%, mas também abaixo das expectativas do mercado, que previa um crescimento de 2,3%. Na comparação anual, houve uma expansão de 3,9%.

Apesar do crescimento menor do que o esperado, sinalizando algum alívio, o varejo ainda acumula crescimento na variação anual, reforçando a atividade mais dinâmica do que o esperado. Seguiremos acompanhando os próximos resultados.

No mercado, os juros abrem as negociações em alta, refletindo os riscos inflacionários apontados na Ata do Copom.

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.