O valuation consiste na análise de organizações para entender quando o preço das ações no mercado é justo e se vale a pena correr riscos nos investimentos. Dessa forma, você toma melhores decisões financeiras.

Mesmo se você tiver muito dinheiro, o ideal é conhecer o valor justo dos produtos para não pagar um preço exagerado. É preciso fazer uma “avaliação” dos itens, a chamada valuation no mundo corporativo.

O termo consiste em identificar o valor de algo utilizando procedimentos de análise específicos e usar essa informação para tomar decisões inteligentes. Por exemplo, o preço de um disco de vinil simples, novo e lacrado fica na faixa de R$ 170. Porém, se for uma raridade, pode valer muito mais.

Assim, resta avaliar os motivos por trás da precificação para entender se o valor definido é justo ou não. A partir desse tipo de exame, investidores da bolsa e sócios de empresas avaliam o preço justo das corporações para montar melhores estratégias.

Quer entender mais sobre o que é valuation e o papel dele na análise de investimentos? Continue a leitura e se informe sobre esse tema de suma importância!

Sumário

O que é o valuation de uma ação?

O valuation de uma ação é uma avaliação do valor do ativo em um dado momento. No caso, o investidor busca olhar para indicadores específicos para tentar visualizar os fatores que compõem o preço estipulado do título. Essa ideia parte da premissa de que nem sempre o valor atribuído pelo mercado é justo.

O que é indicador de valuation?

Um indicador de valuation é uma métrica usada para mensurar o valor de uma corporação. Ele é como uma “régua” utilizada para entender se as ações estão desvalorizadas, sobrevalorizadas ou têm um preço justo.

Por exemplo, imagine que você queira vender o seu carro. Para descobrir se o preço proposto para ele é justo, é necessário analisar algumas características do veículo, como marca, ano, condição e outros detalhes.

A mesma lógica se aplica na avaliação do preço das ações de empresas disponíveis na bolsa de valores. Quer dizer, a metodologia valuation olha para vários aspectos, como percepção de retorno dos investidores, valor da reserva guardada, histórico de lucro, entre outros.

Inclusive, o termo valuation — cuja tradução do inglês quer dizer avaliação — é focado no julgamento de valores corporativos.

Para que serve o valuation?

O valuation serve para identificar se o mercado fez a precificação correta do ativo, possibilitando que o investidor tome uma decisão para tirar proveito de qualquer erro de avaliação da demanda.

De modo geral, os investidores querem saber quanto uma empresa vale para comparar com o preço cobrado por ação. Assim, eles olham para várias informações, como o lucro gerado, perspectivas de crescimento e histórico financeiro.

Se as métricas forem positivas em relação ao preço, a tendência é de comprar os ativos. No caso contrário, ou seja, de supervalorização, a opção é esperar o valor de mercado abaixar ou, no caso de quem já tem os títulos, vendê-los.

Quais são os tipos de valuation?

Existem diferentes tipos de valuation. Conheça alguns dos principais abaixo!

Múltiplos de Mercado

Esse tipo é baseado em comparações com indicadores — chamados múltiplos — de outras empresas similares. Nesse cenário, ao avaliar uma companhia da área da tecnologia, é possível comparar o valor dela com o de outras do mesmo segmento por meio de algumas métricas específicas. Trata-se de uma alternativa mais relacionada a comparações.

Valuation contábil

Consiste em um tipo de avaliação que considera apenas as informações contábeis de uma empresa, como seu patrimônio líquido, para estimar o valor corporativo. Assim, ficam de fora bens intangíveis, que são ativos não físicos, como  franquias, marca, patentes e outros elementos que também agregam valor à empresa.

A fórmula usada para calcular o valuation contábil é:

Patrimônio líquido = ativos – passivos

Ou seja, o patrimônio líquido é o valor que resta quando subtraímos as obrigações (dívidas e outros passivos) do ativo (recursos e propriedades) da empresa.

Valuation pré-investimento e pós-investimento

São métodos usados ​​para determinar o valor de uma empresa antes e depois de receber um investimento específico e poder comparar esses dois momentos.

De modo geral, o investidor faz o cálculo do valor daquela empresa antes de realizar um aporte, para analisar se vale a pena concluir a operação. Essa é a etapa de valuation pré-investimento. A pós-investimento, como o nome sugere, é feita depois da aplicação, quando a matemática de identificação do preço dos ativos passa a considerar o montante aplicado.

Modelo de Gordon

Também chamado modelo de crescimento de dividendos, é uma forma de avaliar o valor de uma empresa baseada nos dividendos pagos aos acionistas. Assim, imagine que você é acionista de uma empresa que paga dividendos todos os anos.

O modelo de Gordon sugere que o valor da empresa é igual ao de todos os dividendos futuros esperados. Então, para calcular esse valor, considere o quanto espera receber e qual é o retorno mínimo almejado, pensando no risco de investir na empresa.

Assim, a fórmula usada nessa metodologia é:

Valor da Ação = Dividendo por Ação / (Taxa de Retorno Exigida - Taxa de Crescimento dos Dividendos)

Logo, quanto maior for o dividendo esperado e menor a taxa de retorno exigida, maior será o valor da empresa. Porém, saiba que o modelo de Gordon é uma simplificação que desconsidera outros fatores importantes, como o crescimento dos dividendos ao longo do tempo.

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado

Esse método considera o valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados da empresa. Para isso, ele considera os lucros futuros, o crescimento projetado e a taxa de desconto, que representa o retorno mínimo exigido pelos investidores. Trata-se de uma alternativa de análise mais voltada ao curto prazo que apresenta inconsistências em períodos mais extensos.

Valuation de Liquidação

Opção de análise usada, geralmente, para avaliar o valor de uma empresa em um cenário de liquidação ou falência. Ele envolve determinar o valor dos ativos e passivos da companhia em uma venda forçada ou encerramento das operações. O objetivo é estimar o montante que seria recuperado pelos credores em caso de venda dos ativos.

Ele considera fatores como a liquidez dos ativos, custos de venda e a perspectiva de mercado para determinar o valor final.

Qual a importância do valuation em uma análise de investimentos?

O valuation é importante em uma análise de investimentos porque ajuda o investidor a tomar decisões embasadas. Com essa estratégia, você entende se o preço do investimento é justo e se há potencial para obter bons retornos, de forma que ele permite identificar tanto oportunidades de compra quanto de venda.

Esse método também auxilia a comparar diferentes opções de investimento. Logo, você pode usar as avaliações para decidir qual empresa ou ativo oferece o melhor valor em relação ao risco envolvido.

Como se mede o valuation de uma ação?

Há diferentes maneiras de se medir o valuation de uma ação, o que faz com que não exista resposta unânime para a pergunta acima. Algumas alternativas apontam para a relação entre passivos e ativos de uma empresa, outras para o histórico de dividendos ou projeções de fluxos de caixa.

No caso do método de “Múltiplos de Mercado”, que é mais abrangente, a valoração de uma companhia é medida por meio de indicadores específicos colocados lado a lado com concorrentes do setor e analisados conjuntamente. Conheça abaixo algumas dessas métricas!

Preço/Lucro (P/L)

É um indicador que compara o preço atual de uma ação com o lucro gerado por cada uma. A fórmula é:

P/L = Preço da Ação/ Lucro por Ação

Se o resultado for alto, sinaliza que as ações estão caras em relação aos lucros gerados. Por outro lado, um P/L baixo pode significar ações mais baratas comparadas aos lucros. É fundamental destacar que o P/L, assim como os demais indicadores, não deve ser o único fator considerado na decisão sobre comprar ou vender ações.

EV/EBTIDA

É um indicador que ajuda a entender a capacidade de lucro de uma empresa. Ele é calculado em algumas etapas. Primeiro, encontramos o valor de mercado do negócio, chamado de Enterprise Value (EV). Para isso, é necessário usar a fórmula:

Valor de mercado = (preço da ação x total de ações emitidas) + dívidas – disponibilidades (valor em caixa)

Depois, consideramos o EBITDA, indicador financeiro que mostra o lucro da empresa antes de deduzir juros, impostos, depreciação e amortização. A fórmula é:

EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.

Então, o EV/EBITDA é encontrado dividindo o valor da empresa (EV) pelo EBITDA.

Quanto maior for o resultado, mais cara é a empresa. Esse indicador é útil porque ajuda a avaliar se o preço de uma empresa está alto ou baixo em relação aos seus ganhos. Porém, o EV/Ebitda deve ser utilizado com outros critérios de análise para uma visão mais completa e embasada.

Dividend Yield (DY)

O Dividend Yield ajuda a entender o retorno dos dividendos pagos aos seus acionistas em relação ao preço do ativo. Esse indicador é útil por permitir avaliar o potencial de retorno dos proventos em relação ao investimento realizado na compra das ações.

Para calcular o Dividend Yield, dividimos o valor total dos dividendos distribuídos pela empresa nos últimos 12 meses pelo preço atual da ação. A fórmula é:

DY = Total recebido em dividendos/valor total investido x 100

Por exemplo, se uma empresa pagou R$ 30 de dividendos por ação e o preço atual da ação é de R$ 60, o Dividend Yield será de 50% (R$ 30 / R$ 60).

Preço/Valor Patrimonial (P/VPA)

O P/VPA é um indicador que auxilia a calcular o quanto o mercado está disposto a pagar pelos bens de uma empresa. Isso representa a parcela do patrimônio líquido da empresa que corresponde a cada ação. Ou seja, é como se fosse a “fatia” do patrimônio de cada acionista.

Se o resultado for alto, pode indicar que o mercado está disposto a pagar um valor maior pelo patrimônio da empresa. Caso contrário, os bens da corporação não animam muito o mercado.

Essa métrica é calculada dividindo o preço da ação (P) pelo valor patrimonial por ação (VPA). A fórmula usada é:

VPA = patrimônio líquido/ número de ações no mercado

Exemplos de valuation

Conhecer alguns exemplos de valuation na prática pode ajudar a entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

Valuation de uma empresa de tecnologia

Suponha que você esteja avaliando uma startup de tecnologia que desenvolve aplicativos móveis. Para calcular o valuation dessa empresa, você pode considerar a base de usuários, receita, perspectivas de crescimento e concorrência.

Um método comum para a análise de startups é o método pré-investimento. Por exemplo, se um investidor está interessado em investir R$ 500 mil em troca de 20% de participação, podemos calcular o valuation da seguinte forma:

Valuation = Investimento / Participação

Valuation = R$ 500 mil / 0,20

Valuation = R$ 2,5 milhões

Valuation de uma empresa de varejo

Agora, consideremos uma empresa de varejo que possui várias lojas físicas. Nesse caso, o valuation pode ser calculado com base em receitas, margens de lucro, ativos físicos (como imóveis) e concorrência no setor.

Um método comum para o valuation de empresas de varejo é o múltiplo de mercado. Por exemplo, você observa que outras corporações similares são negociadas com um múltiplo preço/lucro (P/L) de 15. O lucro anual da companhia em questão é R$ 1 milhão. Então, podemos calcular o valuation da seguinte forma:

Valuation = Lucro Anual x P/E

Valuation = R$ 1.000.000 x 15

Valuation = R$ 15.000.000

Nesses casos, se o investidor conseguisse adquirir participações nas companhias por valores abaixo do que indica a matemática, seria indicativo de um bom negócio. Ainda assim, é necessário destacar que isso não garante a segurança da aplicação, pois há diversas outras variáveis a lidar.

E aí, entendeu o que é valuation e como essa metodologia ajuda a calcular o valor justo de uma ação? Lembre-se que ele deve ser considerado juntamente a outras análises e informações relevantes para tomar decisões de investimento mais eficientes.

Pensando nisso, aproveite a visita para aprender ainda mais sobre indicadores de investimentos e fazer melhores análises. Acompanhe nosso post!

Resumindo

O que é valuation e como calcular?

O valuation consiste na avaliação do valor de uma empresa ou ativo por parte de um investidor, ou grupo de investidores. Existem diferentes estratégias para executar essa prática, o que gera múltiplas formas de calculá-lo envolvendo variáveis distintas: passivos da companhia, fluxo de caixa, histórico de remuneração de dividendos, entre outros pontos.

Como calcular o valuation pelo EBITDA?

O EBITDA — lucro de uma empresa antes da incidência de juros, impostos, amortização e depreciação — é uma das métricas utilizadas no valuation envolvendo múltiplos de mercado. Nesse caso, uma das opções é calcular a valoração de uma empresa dividindo o seu valor de mercado pelo EBITDA.