Nord Insider

No Brasil, o Ibovespa oscilou aguardando os desdobramentos da votação da PEC dos precatórios no Congresso, fechando em queda de 0,41 por cento, aos 104.781 pontos.

Na agenda econômica, destaque para a inflação ao produtor, o IPP, nos Estados Unidos, de outubro. No Brasil, saem os balanços do BTG Pactual e da Taurus antes da abertura e, depois, Braskem, Carrefour, Localiza, Mobly e Gol.

Boletim Focus diminui PIB e sobe a Selic para 11 por cento em 2022

O mercado financeiro aumentou novamente a expectativa para o IPCA, que passou de 9,17 por cento para 9,33 por cento para o ano de 2021. As projeções para 2022 passaram de 4,55 por cento para 4,63 por cento. Os números são do Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado na segunda-feira (8).

De acordo com a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o centro da meta oficial para a inflação em 2021 é de 3,75 por cento, e para 2022 é de 3,5 por cento.

Na leitura do analista de renda fixa, Christopher Galvão, está cada vez mais difícil para o BC cumprir a meta de inflação do próximo ano. Além das expectativas estarem cada vez mais desancoradas da meta, vale destacar que mudanças na política monetária não produzem efeito imediato, levando aproximadamente de um ano a um ano e meio para que o efeito seja percebido na economia — o que os economistas chamam de período de defasagem. E, como 2021 está quase se encerrando, o prazo para o BC cumprir a meta de 2022 está cada vez mais curto.

Em compensação, as expectativas de inflação para 2023 permaneceram estáveis em 3,27 por cento, bem próximo da meta de 3,25 por cento para o ano. Já para 2024, que é uma inflação mais difícil de estimar por conta do longo prazo (três anos à frente), o mercado projeta uma alta de 3,10 por cento, acima do centro da meta em 3 por cento.

Taxa de juros

Para 2021, a previsão para a Selic se manteve estável, em 9,25 por cento ao ano. Já para o ano que vem, a estimativa é de uma taxa de juros de 11 por cento (ante a previsão de 10,25 por cento há uma semana).

PIB

Para o PIB deste ano, o mercado financeiro diminuiu a previsão de crescimento para 2021, que passou de 4,97 por cento para 4,94 por cento. Para 2022, caiu de 1,20 por cento para 1 por cento.

Muda o que nos meus investimentos?

Com a perspectiva de Selic ainda mais alta, os títulos pós-fixados vão se beneficiar, pois passarão a render mais.

Por outro lado, segundo o nosso analista, o ciclo de alta mais forte da Selic reduz ainda mais as expectativas para a nossa atividade econômica, inclusive diversos economistas e instituições financeiras já preveem estabilidade ou recessão econômica para 2022.

O que mais de importante?

Entrada do Nubank na Bolsa de Valores

O Nubank vai entrar na Bolsa de Valores – com a previsão da Oferta Pública Inicial (IPO)  para dezembro. Já parou para pensar que isso não é apenas mais um IPO de startup brasileira?

Nu quer descomplicar a Bolsa

De acordo com o prospecto, o Nubank vai disponibilizar BDRs sem custo aos seus clientes, o equivalente a 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo.

Na prática, significa que os 35 milhões de correntistas ativos no Nubank podem se tornar sócios do banco digital.

Segundo a analista de ações Danielle Lopes, oferecer acesso à aquisição de um Brazilian Depositary Receipts (BDR) pode levar a bolsa de valores para outro patamar. Como assim?

Atualmente, o número de CPFs únicos na B3 é de 4 milhões, pois uma mesma pessoa pode ter conta em diversas corretoras. Considerando a adesão dos BDRs do Nu por parte de 10 por cento dos 35 milhões de clientes ativos do banco digital, a Bolsa chegaria a um crescimento próximo de duas vezes maior no número de investidores.

Ainda segundo o documento, estima-se que o preço por BDR será entre 9,35 reais e 10,29 reais, e os detentores só poderão negociar os ativos após 12 meses, quando terão que decidir sobre manter ou vender o ativo.

O que muda no mercado financeiro

Com a movimentação, nossa analista acredita que é hora do mercado financeiro se movimentar mais a fim de facilitar o início da jornada desses investidores na B3.

É hora de usar uma linguagem simples e sem economês, com o objetivo de ajudá-los a entender o mercado de capitais e a investir melhor.

A iniciativa do Nubank também tem sinergia com o que fazemos, desde o início, na Nord Research: auxiliar você a tomar as melhores decisões para investir seu patrimônio. Basta ter acesso à informação correta e isenta de conflito de interesses.

Depois de entender o básico sobre Bolsa, por exemplo, como criar um conta de investimentos, como acessar o home broker, como enviar uma ordem de compra/venda, o que são IPOs com lock-up (modelo que se enquadra o IPO do Nubank), esses novos investidores vão precisar evoluir para o próximo passo: montar uma carteira de investimentos no Brasil (saiba como começar e quais ações comprar) e, depois, diversificar no exterior (aprenda como dolarizar a carteira e quais os melhores BDRs de Ações).

Quais os critérios para receber BDRs de graça?

Existem alguns critérios para aderir ao programa NuSócios. Segundo o Nubank, você precisa ser acionista, estar adimplente e ter feito movimentação na conta nos últimos 30 dias.

Com isso, você poderá preencher o termo de adesão via app do Nubank, a partir desta terça-feira (9), manifestando interesse em investir na Nu Holdings.

Posso escolher não receber os BDRs?

Caso manifeste desejo contrário, basta não preencher o termo de adesão. A elegibilidade ocorre a partir do momento que você se cadastra para fazer parte do NuSócios.

Devo declarar no Imposto de Renda 2022?

Segundo o Nubank, não precisa declarar o "pedacinho" no Imposto de Renda de 2022 (referente ao ano de 2021). Será necessário declarar mais para frente – após 12 meses no Imposto de Renda 2023.

Contudo, o investidor que comprar BDRs do Nubank na B3, negociados sob o código "NUBR33", precisa declarar a operação no IR 2022. Mesmo que o acionista tenha comprado 01 (um) BDR ou comprado mais de uma ação, precisa informar a Receita Federal para evitar problemas futuros.

O analista internacional, Cesar Crivelli, listou tudo o que você precisa saber para declarar seus BDRs no Imposto de Renda, acesse o documento no portal de assinantes.

Mande esse conteúdo para amigos, familiares, colegas de trabalho que possuem conta no Nubank. Vale encaminhar este e-mail ou compartilhar nas redes, copie e cole o link desta news.

Leilão do 5G: Entenda os impactos no mercado de telecomunicações

Na semana passada, aconteceu o maior leilão feito no Brasil desde o pré-sal. Ao todo, foram oferecidos no Leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lotes em quatro faixas de frequência: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz e 26 GHz.

O principal bloco (B), de 3,5 GHz (80 MHz), que tem abrangência nacional e o compromisso de levar a tecnologia 5G para municípios com mais de 30 mil habitantes, foi considerado o mais relevante pela Anatel. As operadoras TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro arremataram os lotes nacionais.

Qual a importância disso

O analista de ações, Guilherme Tiglia, diz que as empresas terão que investir pesado para não ficarem com tecnologia obsoleta o que, por sua vez, exige um dispêndio de caixa, mas, por outro lado, a implementação da nova tecnologia 5G pode oferecer retornos ainda maiores sobre o capital investido.

O que muda no mercado de telecoms

No total, o Brasil terá quatro novos operadores de telecomunicação que ainda não ofereciam serviços no país. São eles: Winity II Telecom, Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A. (BRIT3), Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA e o Consórcio 5G Sul.

O Guilherme destaca que a Winity II venceu a disputa pela faixa de 700 MHz. Com isso, passará a operar em todo o território nacional. Atualmente, essa faixa opera a tecnologia 4G.

E os lotes regionais

Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A. (BRIT3), Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA e Consórcio 5G Sul arremataram lotes regionais.

Com isso, as maiores operadoras do país passarão a concorrer com as estreantes em regiões específicas, como, por exemplo, a Brisanet que, há pouco tempo, se capitalizou ao abrir capital.

Na opinião do nosso analista, as operadoras novas estão em desvantagem, pois disputam em um mercado com empresas mais robustas e estabelecidas em todo território nacional, que possuem expertise nesse setor, e há um longo caminho para as novas se provarem no campo de batalha. No entanto, apesar do maior desafio, as empresas insurgentes podem ameaçar parte do market share das grandes operadoras, ainda mais se houver guerra de preços em determinadas regiões.

Mesmo com o “divórcio”, Itaú pode adquirir 11,38 por cento da XP

O Itaú Unibanco (ITUB4), maior banco privado do Brasil, informou, na segunda-feira (8), que obteve aprovação do Banco Central (BC) para comprar aproximadamente 11,38 por cento do capital social total da XP Inc (XPBR31).

Segundo o Itaú, o acordo para aquisição é antigo e previsto em contrato assinado em maio de 2017.

“A consumação dessa operação está prevista para ocorrer em 2022, após a divulgação das demonstrações financeiras auditadas da XP Inc. referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2021”, destacou o Itaú, em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Relevante agora

Taurus volta a mirar dividendos

A Taurus Armas (TASA3; TASA4) convocou, no dia 30 de novembro, uma assembleia geral extraordinária (AGE) para propor a redução de capital para absorver prejuízos acumulados.

O analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, diz que a medida é uma operação meramente contábil para zerar os prejuízos acumulados de exercícios anteriores e representa que a Taurus estará pronta para voltar a remunerar seus acionistas com dividendos.

A Taurus esclarece, ainda, que a medida não envolve qualquer tipo de reembolso ou alteração do número de ações representativas do capital social da empresa.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!