Se você quer aplicar em ações, mas não quer ficar apenas no mercado brasileiro, é preciso conhecer um pouco mais sobre as principais bolsas de valores do mundo. Neste artigo, conheça mais detalhes sobre a Tokyo Stock Exchange (TSE).

Quem tem o costume de investir em ações, sabe que a Ásia conta com uma das maiores bolsas do mercado financeiro mundial. Estamos falando da Tokyo Stock Exchange (TSE), localizada em Tóquio, capital do Japão.

Se você cogita começar a investir nesse tipo de aplicação de renda variável, saiba que o ideal é ter um maior conhecimento nas principais bolsas do mundo para pensar em possíveis estratégias de diversificação. Para te ajudar nessa missão, neste texto, detalharemos o funcionamento da TSE. Confira!

O que é a Tokyo Stock Exchange?

A Tokyo Stock Exchange é a bolsa de valores de Tóquio e a principal do Japão, sediada, como supõe o nome, na capital do país. Sua fundação aconteceu em 1878, no dia 15 de maio. Em 2021, ela contava com 3.784 empresas listadas.

65 anos após sua fundação, em 1943, a TSE se uniu a outras dez bolsas japonesas, formando um grupo sólido. Já em 1945, em função do bombardeio em Nagasaki, a Tokyo Stock Exchange acabou fechando. Sua reabertura se deu apenas quatro anos depois, em 1949.

A administração da instituição fica a cargo do Japan Exchange Group, abrigando grandes empresas japonesas e com presença global, como Honda, Toyota, entre outras.

Quais são as principais ações negociadas na TSE?

As principais ações negociadas na Tokyo Stock Exchange são de empresas ligadas ao mercado da tecnologia. Isso se origina de uma característica histórica do Japão que se destaca como um dos países mais renomados em termos de desenvolvimento e inovação nesse mercado. Dessa forma, a bolsa local conta com ações de montadoras automobilísticas, corporações do ramo da robótica, eletrônica, entre outras.

Veja abaixo algumas das principais marcas negociadas na bolsa de valores de Tóquio:

  • Matsui Securities Co., Ltd.;
  • Toyota Motor Corporation;
  • Tokio Marine Holdings, Inc.;
  • Nissui Corp;
  • SoftBank Group Corp;
  • Nissan Motor Co., Ltd.;
  • Isuzu Motors, Ltd.;
  • Nippon Kayaku Co., Ltd.;
  • Keyence Corporation;
  • Chugai Pharmaceutical Co., Ltd.;
  • Sony Corporation.

Quais são os principais grupos de ações na bolsa?

No caso da bolsa de valores de Tóquio, as ações podem ser subdivididas em três patamares:

  • Primeira Seção: prateleira ocupada pelas companhias mais tradicionais, de maior porte e representação no mercado, geralmente, cujas ações são mais líquidas;
  • Segunda Seção: contém instituições com um nível médio de capitalização;
  • Seção Mothers: segmento de negociação de ações de corporações em fase de crescimento.

Quais são os principais índices da Tokyo Stock Exchange?

Os três principais índices da TSE são:

  • Nikkei 225: é o mais importante do mercado japonês. Nele estão as maiores companhias do país, totalizando 225 instituições. Todos os anos sua composição passa por uma reavaliação, considerando o volume de negociação de cada corporação e o seu valor atual no mercado financeiro;
  • Topix: engloba todas as empresas consideradas “primeira seção” da TSE. O cálculo para defini-las é feito de acordo com sua capitalização;
  • J30 index: tem em sua composição as maiores empresas do setor industrial japonês.

A função de indicadores como esses é representar o mercado de forma geral ou um nicho específico como o setor de construção civil, industrial, entre outros.

Eles funcionam como espécies de simulações de carteiras de investimentos baseadas em ativos específicos que servem para representar o recorte pretendido pela métrica. Suas montagens seguem critérios individuais.

Vale a pena investir na Tokyo Stock Exchange?

Começar a investir na Tokyo Stock Exchange pode ser uma boa opção para quem quer entrar no mercado internacional. Afinal, essa é a maior bolsa do continente asiático e conta com um contexto favorável atualmente, com a economia japonesa obtendo retornos positivos por conta de seus investimentos em tecnologia e inovação.

Além disso, a segunda maior expansão econômica japonesa aconteceu há pouco mais de cinco anos. Isso fez com que diversas empresas começassem a criar reservas de caixa, oferecessem aumentos aos seus colaboradores e conseguissem maior investimento de capital para expandir os negócios.

Outro fator relevante é que as companhias do segmento da tecnologia e da indústria são conhecidas por gerar investimentos no setor do turismo, fazendo com que tal área apresente crescimento sólido.

Como investir pela maior bolsa de valores da Ásia?

Para começar a aplicar na Tokyo Stock Exchange, o primeiro passo é encontrar uma corretora de valores ou banco que ofereça investimentos internacionais. Assim, será necessário abrir uma conta na instituição.

O processo é simples e pode ser feito pela internet com segurança no envio da documentação e sem que haja cobranças adicionais, o que facilita a entrada no mercado de ações estrangeiras.

Depois de tal etapa, basta que você faça a transferência dos valores que deseja aplicar para a conta e assim está apto para começar a operar.

Uma alternativa para realizar investimentos em ativos das bolsas de valores asiáticas sem precisar encontrar uma corretora de investimentos internacional são alguns produtos financeiros, como fundos de índice (ETFs) e Brazilian Depositary Receipts (BDRs), disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira.

Nesse sentido, pode ser muito importante contar com o apoio de especialistas do mercado financeiro, como o time da Nord Research, para encontrar a melhor opção para investir no exterior de acordo com seu objetivo e perfil de risco.

A Nord Reserach é uma casa de análise focada no pequeno investidor e que pode ajudá-lo a se especializar no mundo dos investimentos. Venha conhecer mais sobre nossa equipe!

Resumindo

Como funciona a Bolsa de Valores do Japão?

A Tokyo Stock Exchange (TSE) ou bolsa de valores de Tóquio é a principal da Ásia e uma das maiores e mais importantes do mundo no que diz respeito à capitalização de mercado. Ela é utilizada como parâmetro para identificar como está a economia japonesa e o mercado asiático em um contexto geral.

Como investir na bolsa de valores de Tóquio?

Há diferentes formas de investir na Tokyo Stock Exchange (TSE). Uma delas é se cadastrar em uma corretora de valores internacional que ofereça os produtos do pregão japonês, depositar recursos na instituição e começar a operar. Por outro lado, é possível encontrar ativos na bolsa de valores do Brasil, como ETFs e BDRs, que sejam lastreados em ações de empresas listadas na TSE.