Swing Trade: como iniciar nessa estratégia de investimento?
Antes de começar a operar swing trade, conheça as vantagens e desvantagens dessa estratégia de investimento e garanta os melhores resultados!
Já ouviu falar em swing trade? Assim como o conhecido day trade, trata-se de um tipo de negociação de ativos nas bolsas de valores. A diferença, porém, está no seu prazo de duração.
Neste artigo, saiba como iniciar nessa estratégia de aplicação e tire todas as suas dúvidas sobre essa metodologia de investimento. Continue a leitura!
Sumário
- O que é swing trade?
- Como funciona o swing trade?
- Qual é a diferença de swing trade para day trade e position trade?
- Quais são os outros tipos de trade?
- Quais as vantagens e os riscos do swing trade?
- Quem pode operar swing trade?
- Como operar swing trade?
- Como identificar boas ações para swing trade?
O que é swing trade?
O swing trade é um tipo de negociação na bolsa de valores que leva dias ou semanas entre a compra e a venda de um ativo (ou venda e recompra). Nessa estratégia, o investidor compra os títulos e aguarda sua valorização para, em seguida, vendê-los.
Por conta disso, ele é considerado uma estratégia de investimento de curto ou médio prazo de natureza especulativa. É possível executá-lo com ações e outros tipos de produtos financeiros negociados. Veja abaixo:
Ações
As ações são “pedaços” de uma companhia de capital aberto da B3. Assim, quando o investidor as adquire, ele se torna acionista dessa empresa.
Exchange Traded Funds (ETFs)
Exchange Traded Funds (ETFs) são fundos de investimento que reproduzem a performance de um índice. Por conta disso, também são chamados de fundos de índice.
Fundos imobiliários (FIIs)
Os fundos imobiliários (FIIs) são aplicações para investidores que queiram investir no mercado imobiliário. Nesse caso, eles adquirem cotas de FIIs que possuem diferentes naturezas.
Opções
No mercado de opções, plataforma online negociada na B3, o investidor adquire o direito de compra ou venda de um ativo por um preço já fixado numa data futura. As opções mais conhecidas são as de ações.
Contratos futuros
Nos contratos futuros, o investidor combina com a companhia a compra e venda de um ativo numa data futura a um preço acordado previamente. Os mais conhecidos são os de commodities agrícolas.
Como funciona o swing trade?
Perfil do swing trader
O perfil do swing trader é o de um investidor agressivo, quando utilizada as três classificações de perfil de investidor. Isso significa que é um indivíduo que não teme correr riscos financeiros em prol de uma boa rentabilidade. A dedicação exigida do swing trader acaba sendo menor do que a do day trader, mas, de qualquer maneira, é necessário estudar o mercado financeiro.
Custos
Os custos de operar swing trade são menores do que os custos de operar day trade. Afinal, o número de operações na primeira é menor do que na última metodologia. Veja a seguir:
Emolumentos
Os emolumentos são as taxas fixas cobradas por operação na B3. Assim, dependendo do tipo de transação, do tipo de investidor e da quantia, eles vão variar.
Taxa de corretagem
A taxa de corretagem é uma cobrança feita sobre o valor de cada operação de compra e venda de ativos na B3 pela corretora. Por conta disso, pode tanto ser fixa ou uma porcentagem sobre o montante da transação.
Vale frisar que existe incidência do Imposto Sobre Serviço (ISS) sobre ela e, dependendo da cidade, varia entre 2% e 5%.
Taxa de custódia
A taxa de custódia é cobrada todos os meses para o pagamento dos gastos das corretoras junto à B3. Seu cálculo tem como base o valor total investido. Já o seu pagamento pode ocorrer a cada seis meses ou em ocasiões excepcionais.
Valor mínimo
Não há um valor mínimo para que se faça uma operação de swing trade. Embora no mercado tradicional a negociação das ações se dê em lotes de 100, elas podem ser adquiridas de 1 a 99 unidades no mercado fracionário.
Além disso, como ambos os mercados são integrados, o investidor pode comprar ações aos poucos até formar um lote.
Prazo
Novamente, o swing trade é considerado uma estratégia de investimento de curto ou médio prazo. Assim, essa operação pode levar dias ou semanas.
O tempo no qual o investidor manterá a posse de seus ativos vai depender do comportamento do mercado. Como era de se esperar, o seu objetivo é aguardar a valorização dos papéis.
Tributação
O investidor que negocia qualquer tipo de ativo na bolsa precisa pagar Imposto de Renda (IR) todos os meses. Isso é feito por meio do pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). No caso do swing trade, a alíquota é de 15% sobre o lucro líquido da venda de ativos.
O limite de isenção de IR de R$ 20 mil por mês do total de venda vale somente para mercado à vista, futuro, mercado a termo, ações e ouro. Caso o investidor negocie outro ativo, ele deve pagar o tributo.
Já no caso do day trade, independentemente do valor e dos ativos transacionados, a alíquota é de 20% sobre o lucro líquido da venda de tais ativos. Vale destacar que, desses 20%, 1% já é retido pela sua corretora de valores de forma padrão. O pagamento dos outros 19% deve ocorrer via Darf até o último dia útil do mês subsequente.
Swing trade é investimento ou especulação?
O swing trade é uma estratégia de investimento de natureza especulativa.
Por volta da década de 1950, o economista inglês Benjamin Graham afirmou em seu livro "O Investidor Inteligente" que investimento é uma operação baseada numa análise detalhada e prevê segurança e retorno financeiro.
Para ele, considerado um dos maiores consultores de investimento do século XX, especulação é comprar e vender um ativo no curto prazo tendo em mente o ganho com a oscilação do seu preço.
Existe alavancagem no swing trade?
Normalmente, não existe alavancagem no swing trade. Esse mecanismo é comum no day trade, em que as corretoras de valores permitem que o cliente invista mais dinheiro do que possui. Em contrapartida, elas exigem uma margem de garantia, que pode ser:
- saldo na conta da corretora;
- ações da sua carteira de investimentos;
- títulos Tesouro Selic da sua carteira;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB) de liquidez diária da sua carteira;
- demais ativos com liquidez da sua carteira.
Qual é a diferença de swing trade para day trade e position trade?
Day trade, swing trade e position trade são tipos distintos de negociação de ativos na bolsa de valores. O que vai diferenciá-los é o tempo de duração dessa transação. Veja, a seguir, o que é cada um deles.
Day trade
No day trade, a negociação dos ativos se dá num único dia, o que é considerado uma estratégia de investimento de curtíssimo prazo e de alto risco.
Swing trade
Novamente, no swing trade, os ativos são negociados ao longo de dias ou semanas. Por conta disso, ele se classifica como uma estratégia de investimento de curto e médio prazo.
Position trade
No position trade, a negociação dos produtos financeiros ocorre no decorrer de meses ou anos. Ele é entendido como uma estratégia de investimento de médio e longo prazo.
Quais são os outros tipos de trade?
Além das alternativas supracitadas, há outros dois tipos de trade: o scalping e o buy and hold trade. Conheça-as a seguir!
Scalping trade
No scalping trade, o foco do investidor é ganhar dinheiro com transações ainda mais curtas, rápidas e sequenciais se comparadas ao day trade. Ele ocorre em prazos ainda menores do que a estratégia de especulação diária.
Buy and hold trade
No buy and hold trade, o holder compra ativos e os mantém em seu portfólio de investimento por muito tempo, podendo chegar a décadas. Seu objetivo é a valorização dos ativos no longo prazo.
Quais as vantagens e os riscos do swing trade?
De modo geral, as vantagens do swing trade são:
- possibilita a utilização da análise técnica e da análise fundamentalista;
- custos de operação mais baixos que o day trade em função do menor volume de transações;
- maior potencial de retorno que investimentos em renda fixa.
Já em termos de desvantagens, é possível mencionar como principais:
- alto risco;
- carece de prazos mais estendidos para obtenção de lucros em relação ao day trade;
- necessidade de estudo aprofundado de mercado para tentar prever as movimentações.
Quem pode operar swing trade?
Qualquer pessoa que tenha uma conta aberta numa corretora pode operar swing trade. Isso porque, hoje em dia, as negociações da B3 são virtuais. Assim, do conforto de casa, o investidor está apto a acessar o home broker da sua corretora e operar da maneira como achar melhor.
Como operar swing trade?
É possível operar swing trade de duas maneiras:
- comprando ativos no momento em que seus preços estão em baixa, a fim de vendê-los quando eles subirem;
- vendendo ativos no momento em que seus preços estão em alta, a fim de recomprá-los quando os preços caírem. Chama-se isso de operar vendido ou fazer uma venda a descoberto.
Como desenvolver uma estratégia de swing trade?
No desenvolvimento de uma estratégia de swing trade, é necessário saber o que é análise técnica (análise de gráficos), o que é análise fundamentalista e, também, como fazer o gerenciamento de riscos.
Análise técnica ou análise de gráficos
A análise técnica ou análise de gráficos funciona para o estudo de todos os tipos de ativos. Isso porque, ao considerar as flutuações dos preços no passado, é possível ter uma ideia de quais movimentos podem ocorrer no futuro.
Em 1884, o jornalista norte-americano Charles Henry Dow, formulou a metodologia de estudo dos gráficos com base em seis princípios para investimentos. Eles são conhecidos como Teoria de Dow, veja quais são:
- o preço desconta tudo;
- mercados se movem em tendência de alta, de baixa ou indefinida;
- a tendência primária tem três fases;
- o volume acompanha a tendência;
- a tendência deve ser confirmada sempre;
- a tendência é válida até que o mercado indique sinais de reversão.
Análise fundamentalista
Além da análise técnica, quem opera swing trade também faz uso da análise fundamentalista. No seu escopo, está o estudo de temas relevantes para o investidor de longo prazo:
- análise macroeconômica;
- análise por setores;
- análise da própria empresa.
Gerenciamento de riscos
Para gerenciar os riscos, seja no swing trade como no day trade, é prudente utilizar o stop loss e o stop gain.
O primeiro deles é uma ordem de venda automática para o momento em que um ativo alcançar um valor específico. O objetivo é fazer o controle de possíveis prejuízos de forma a evitar que o título se deprecie muito mais do que o esperado.
Já o segundo funciona para o momento em que um ativo alcança a valorização desejada. Assim, o investidor consegue garantir o lucro pretendido.
Como identificar boas ações para swing trade?
Como identificar boas ações para swing trade?
Como era de se esperar, há diferentes maneiras de identificar boas ações para swing trade. Com frequência, utiliza-se a análise técnica, já que possibilita acompanhar as variações de preço de um ativo, num determinado período (dias ou semanas), por meio dos gráficos.
A ideia é conseguir identificar padrões, a fim de estimar o que tem mais chance de ocorrer num futuro próximo. No entanto, tenha em mente que esse tipo de avaliação não é capaz de prever o que vai acontecer. Ele apenas aponta um caminho provável no curto prazo, mas que nem sempre se cumpre. Há um forte caráter de imprevisibilidade nessa estratégia.
Na análise fundamentalista, o foco é lucrar com a diferença entre o valor de mercado e valor real de uma companhia no longo prazo. Por essa razão, são usados fundamentos quantitativos e qualitativos tanto do ambiente macroeconômico quanto microeconômico.
Quais são os principais indicadores da análise fundamentalista?
Veja, a seguir, quais são os principais indicadores da análise fundamentalista:
P/L
Indica a relação entre preço e lucro de uma ação. Desse modo, os traders podem analisar quanto esse papel pode rentabilizar. Se o resultado for alto, o ativo tende a estar caro.
P/VPA
Mostra a relação entre o preço atual da ação e o seu valor patrimonial. Sendo assim, indica o quanto o mercado pode pagar sobre o patrimônio líquido de um negócio. Um resultado alto pode sinalizar uma supervalorização.
Price to Sales Ratio (PSR)
Em português, essa métrica pode ser traduzida como índice de preço sobre as vendas. Com base nos resultados líquidos, avalia-se a disposição de pagamento por um ativo. O resultado que é considerado justo é o de número um.
Enterprise Value (EV)
Em português, significa o valor de mercado de uma empresa. É possível calculá-lo de diferentes formas.
EBITDA
Trata-se do valor do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Em outras palavras, é o lucro operacional da empresa. Assim, quanto mais o resultado estiver perto de 100%, maior é a lucratividade.
Return on Investment (ROI)
Quer dizer retorno sobre investimento na tradução para português. Trata-se da capacidade dos papéis darem lucro para uma companhia. Logo, se o ROI foi de 50%, isso significa que o ganho foi de R$ 0,50 a cada R$ 1.
Dividend Yield (DY)
Pode ser traduzido como retorno obtido no pagamento de dividendos. Ele mostra o potencial de retorno de uma empresa em relação ao preço da ação.
Cash Flow/Share (CFS)
Pode ser entendido como a geração de caixa por ação, ou seja, o quanto uma companhia gera de dinheiro levando em conta o total de ativos emitidos por ela. Geralmente, quanto maior for o resultado, melhor ele será.
Dividend Payout (DP)
Em tradução para o português, significa pagamento de dividendos em relação ao lucro de uma empresa.
Dívida Bruta / Patrimônio Líquido (DB/PL)
Como o nome explica, é a relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de uma companhia. Ela permite conhecer sua saúde financeira. Quanto menor for o resultado da divisão, melhores são as perspectivas da empresa.
Return on Equity (ROE)
Significa retorno sobre o patrimônio líquido em tradução para o português. Trata-se da capacidade de uma empresa gerar resultado em relação a seu patrimônio. Dessa forma, o ideal é que o resultado seja um valor alto.
Assista ao vídeo abaixo e confira o bate-papo entre Renato Breia, sócio-fundador da Nord Investimentos, e a investidora profissional Louise Barsi sobre as melhores estratégias de investimento: valor ou dividendos. Descubra qual delas mais se adequa ao seu perfil de investidor!
Como você pôde ver, swing trade é um dos muitos tipos de negociação de ativos em bolsas de valores. Antes de iniciar nessa estratégia de investimentos, não se esqueça de levar em conta seu perfil de investidor. Afinal, ela é recomendada para quem tem boa tolerância a riscos.
Caso ainda não tenha segurança para tomar decisões que envolvam o seu patrimônio, procure a Nord Investimentos e sua equipe de especialistas.
Somos uma casa de análise de investimentos totalmente focada no pequeno investidor. Com informação correta e isenta de conflito de interesses, você pode investir com a mesma sofisticação e rentabilidade alcançadas pelos melhores gestores profissionais.O conteúdo foi útil para você? Então, conheça as soluções da Nord Investimentos e tome as melhores decisões para o seu patrimônio!
Resumindo
Quais são os tipos de trade?
Há cinco tipos principais de trade. A diferença entre eles tem a ver, sobretudo, com o tempo de duração da transação, veja abaixo:
- day trade: os ativos são negociados na B3 num único dia, o que é uma estratégia de investimento de curtíssimo prazo e de alto risco.
- swing trade: os ativos são negociados na B3 ao longo de dias ou semanas. Por conta disso, ele é classificado como uma estratégia de investimento de curto e médio prazo.
- position trade: os ativos são negociados na B3 no decorrer de meses e anos. Considera-se essa opção como uma estratégia de investimento de médio e longo prazo.
- scalping trade: os ativos são negociados na B3 num único dia, como no day trade. No entanto, as transações são ainda mais curtas, rápidas e sequenciais.
- buy and hold trade: o holder é o investidor que compra ativos na B3 e opta por mantê-los em sua carteira de investimento por muito tempo, o que pode chegar a décadas. Isso porque ele tem mente a valorização desses ativos no longo prazo.
Quais as vantagens do swing trade?
As vantagens do swing trade estão muito relacionadas ao parâmetro colocado em relação a esse tipo de operação. Em relação a investimentos de renda fixa, por exemplo, ele tem um maior potencial de rentabilidade. Já quando comparada a alternativas como o day trade, ele conta com custos de operação mais baixos e necessidade de menor tempo de acompanhamento da bolsa.
Como fazer swing trade?
Para executar uma estratégia de swing trade basta criar uma conta em uma corretora de valores, depositar recursos na instituição e realizar os comandos de compra e venda no seu home broker. Obviamente, antes dessas etapas é necessário realizar análises aprofundadas dos ativos desejados, definir metas de ganho, limites de perda, entre outros aspectos.