Steve Ballmer é o 7º homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 104 bilhões de dólares. Além disso, deixou sua marca no setor de tecnologia, por exercer o cargo de CEO da Microsoft por 14 anos, entre 2001 e 2014.

Steve Ballmer é uma referência quando pensamos na Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen esteve sob sua liderança por quase 14 anos, entre 2001 e 2014.

O ex-CEO da Microsoft passou por momentos decisivos da história da tecnologia. É lembrado tanto por projetos bem-sucedidos, como Windows 7 e Xbox, como por dificuldades da companhia, como o fracasso do Windows Vista e a perda de espaço no setor de smartphones.

Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória do dono de uma das maiores fortunas da atualidade, continue a leitura!

Quem é Steve Ballmer?

Steve Ballmer é o 7º homem mais rico do mundo, tendo ganhado notoriedade pela atuação como CEO da Microsoft entre 2001 e 2014. Atualmente, dedica-se às ações filantrópicas e à administração da franquia de basquete Los Angeles Clippers, que adquiriu em 2014 quando deixou a gigante de tecnologia.

Segundo o ranking da Forbes, a fortuna de Ballmer está estimada em 104 bilhões de dólares. Esse valor posiciona o bilionário próximo de Warren Buffett e Bill Gates, que têm patrimônios estimados em 119,3 bilhões e 111,9 bilhões de dólares, respectivamente.

Trajetória

Steve Ballmer nasceu em 24 de março de 1956. Sua formação superior, em Matemática aplicada e Economia, foi realizada em Harvard, instituição na qual estudou com Gates.

Ao sair da universidade, o recém-graduado trabalhou como gerente de produtos na Procter & Gamble (P&G). A seguir, realizou um MBA em Stanford, que foi abandonado para seguir carreira na Microsoft.

A história de Ballmer na Microsoft começa em 1980. O futuro CEO foi convidado para o cargo de diretor de negócios. Com isso, tornou-se o 30º colaborador da companhia, que tinha apenas 5 anos naquele momento.

O cargo de Diretor Executivo foi assumido em 2001, quando Bill Gates deixou a posição. À época, Steve Ballmer estava a uma posição do sócio-fundador. Isso porque, após o sucesso na área de negócios e passar por diversas vice-presidências, como software e marketing, ocupava a presidência da empresa.

A posição de CEO foi alcançada em 2001 após aprovação dos acionistas. Entre os desafios de seu mandato, a Microsoft enfrentaria processos legais com acusações de monopólio, assim como a concorrência de Apple e Google.

Como ficou bilionário

A fortuna de Steve Ballmer está relacionada à política de distribuição de ações para colaboradores de alto escalão. Em sua atuação na Microsoft, o bilionário acumulou cerca de 8% de participação na companhia.

Como resultado, o patrimônio do bilionário foi multiplicado com o crescimento exponencial da empresa ao longo das décadas. Aliás, ainda hoje, Ballmer mantém cerca de 4% da organização.

Saída da Microsoft

A saída da Microsoft aconteceu em 2014. Na ocasião, Ballmer foi sucedido pelo atual CEO, Satya Nadella. A transição deu espaço para a empresa acelerar processos de mudança, principalmente para enfrentar concorrentes, como Google, Facebook e Apple.

Ballmer termina sua trajetória na empresa como um dos homens mais ricos do mundo. O principal ponto positivo foi o resultado financeiro da companhia no período. A receita, por exemplo, saiu de 25 bilhões de dólares para 70 bilhões ao ano. O que geou um lucro líquido de 23 bilhões em 2013.

Já a principal crítica diz respeito à perda de espaço em setores estratégicos, como telefonia, inovação tecnológica e internet. A Microsoft, por exemplo, é constantemente lembrada por chegar tarde no mercado de smartphones.

Legado como Microsoft CEO

Durante o período em que foi CEO da Microsoft, Ballmer participou de diversos marcos da tecnologia, sejam eles positivos ou negativos:

  • supervisionou o lançamento do Xbox em 2001;
  • introduziu o Zune no mercado em 2006;
  • lançou o Windows Vista em 2007;
  • testemunhou a saída de Bill Gates da Microsoft em 2008;
  • introduziu o buscador Bing em 2009;
  • supervisionou a aquisição da Skype em 2011;
  • lançou o Windows 8 e o Surface em 2012;
  • viu o lançamento do Xbox One em 2013;
  • aposentou-se como CEO da Microsoft em 2014.

Após deixar a Microsoft em 2014, as principais atividades empresariais de Ballmer estão relacionadas ao Los Angeles Clippers e ao Ballmer Group, que é a instituição de filantropia fundada pelo bilionário.

Atualmente, ele segue como um nome pertinente no mercado norte-americano. Além disso, ainda é um acionista relevante da Microsoft, embora já tenha deixado a empresa há quase uma década.

Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o ex-CEO da Microsoft, que tal saber um pouco acerca de Bill Gates? Confira o conteúdo a respeito do fundador e principal nome da empresa!

Resumindo

Quem é Steve Ballmer?

Steve Ballmer é um dos homens mais ricos do mundo, tendo atuado na função de CEO da Microsoft entre 2001 e 2014. Esse período é marcado por aumentos no faturamento e lucratividade, mas perda de espaço em setores relevantes, como telefonia e inovação.

Qual é o nome do primeiro Diretor Executivo da Microsoft?

Steve Ballmer foi o primeiro diretor administrativo contratado pela Microsoft, em 1979. À época, o futuro CEO da empresa foi o 30º colaborador a integrar a organização, que tinha apenas 5 anos de existência.