Solana vs Ethereum: qual a melhor cripto para comprar agora?
Dezembro é o mês no qual, nós, analistas da Nord, escolhemos um ativo secreto para o ano seguinte. No final do ano, a gente vê quem ganhou baseado na rentabilidade entregue em 12 meses.
Em dezembro de 2023, fui o campeão e estava bastante confiante com a minha escolha para 2024. Fiquei na dúvida entre dois ativos: Solana (SOL) e Ethereum (ETH), mas escolhi o segundo por ter gatilhos de preço mais claros à época, com uma grande atualização no horizonte e a possibilidade de termos ETFs de Ethereum listados nos EUA.
Os gatilhos se cumpriram. A atualização foi posta no ar. Os ETFs foram lançados. Porém, na prática, o impacto nos preços foi baixo.
Sai Ethereum, entra Solana?
A atualização, cujo foco era tornar a Ethereum e as blockchains ligadas a ela mais baratas, teve sucesso. Porém, tudo ligado à Ethereum ainda é mais caro e ineficiente do que a Solana. Os ETFs não tiveram a adesão projetada, muito pelo contrário.
Com isso em mente, hoje eu trocaria meu ativo secreto. Pensando nos últimos três meses de 2024, ainda dá tempo de ganhar dinheiro devido à alta performance de SOL.
Dentre os 12 ativos recomendados na carteira de criptomoedas da Nord Research, o Nord Crypto Master, tenho mais confiança em Solana para o último semestre do ano. Por isso este seria o meu "ativo secreto".
A concorrente direta da Ethereum está ganhando essa competição.
Solana vai ultrapassar Ethereum?
Do ponto de vista prático do usuário, utilizar a Solana, hoje, é muito mais prazeroso do que utilizar a Ethereum ou qualquer outra blockchain de segunda camada ligada à Ethereum.
Atualmente, para interagir e aproveitar o máximo que a Ethereum oferece, você precisa ter saldo em múltiplas blockchains de segundas camadas, como Optimism, Arbitrum, Stark, Polygon, etc.
É como se cada banco que utilizasse na sua vida, na prática, tivesse uma moeda diferente e, para transacionar entre eles, você precisasse converter isso, tendo riscos no processo.
Isso gera um fenômeno conhecido como "fragmentação de liquidez", que é justamente a Ethereum ter um valor total travado e um volume de movimentações elevados, porém, fragmentado em diversas blockchains de segunda camada além da sua principal.
Além de a fragmentação de liquidez ser ruim para a blockchain e para o ecossistema da Ethereum, é bastante inconveniente para o usuário ter várias carteiras, com saldos em múltiplas blockchains, propagando o risco e dificultando a parte operacional.
Enquanto isso, do lado da Solana, vemos o exato oposto. Com uma wallet e uma blockchain, o usuário tem acesso a serviços análogos ao que ele tinha na Ethereum.
Com isso, fica fácil ver, na prática, a preferência dos usuários em migrar para a Solana e parar de utilizar o ecossistema da Ethereum.
Entenda inflow, outflow e netflow das blockchains
Como podemos ver nos gráficos abaixo, a Ethereum ainda é a blockchain que mais tem inflow (entrada de capital, gráfico da esquerda), mas também lidera os outflows (saída de capital, gráfico do meio).
Quando subtraímos o outflow do inflow (entradas - saídas), temos o absoluto. Ou seja, o quanto o valor transacionado na rede subiu (netflow). Nesse quesito, a liderança é da Solana.
SOL ou ETH: qual tem mais usuários ativos?
Outro dado que mostra isso na prática é a quantidade de usuários ativos em cada blockchain. A Solana vem ganhando de lavada da Ethereum nesse quesito também.
A quantidade de usuários ativos é uma das métricas mais importantes, senão a principal, a ser analisada em uma blockchain. É um excelente termômetro para entendermos se a tecnologia é, de fato, útil e atraente para os usuários ou se ela está ficando para trás da concorrência.
Apesar de a ETH ter um valor de mercado mais de 4 vezes maior do que o da Solana, o potencial de crescimento da SOL tem se mostrado cada vez maior, tendo gatilhos interessantes no horizonte.
A solução da Solana para acabar com travamentos na rede
O principal problema da Solana, historicamente falando, eram os travamentos. Essa é uma preocupação ativa para a Solana Labs e todas as empresas de desenvolvimento associadas à Solana.
Em 2024, felizmente, houve apenas um episódio de travamento da blockchain da Solana, ocorrido em fevereiro. A meta da equipe é mitigar ao máximo essas ocorrências, se possível extingui-las.
A principal frente de desenvolvimento para resolver os problemas de travamentos e melhoria de escalabilidade é a Firedancer.
O Firedancer é um novo software de validadores para a blockchain Solana, desenvolvido com o objetivo de melhorar a eficiência da rede e a capacidade de processamento de transações.
Resumindo a história e tirando o "tecniquês" da questão: a FireDancer é uma das atualizações mais importantes da história da Solana e pode resolver o principal problema da blockchain. Ela está prevista para o primeiro trimestre de 2025 e está sendo implementada em redes de teste da Solana.
Qual a funcionalidade da Solana?
Saindo da parte tecnológica e indo para o "caminho" que a Solana vem traçando do ponto de vista de parcerias: a Solana está se estabelecendo como a principal solução para provedores de pagamento em blockchain.
Já existe uma parceria entre a Solana Pay e a Visa. Agora o novo parceiro a anunciar uma implementação de pagamentos com a Solana é o PayPal, com a sua stablecoin.
O curioso é que o PayPal havia começado essa implementação com a Ethereum, porém, descontinuaram e migraram para a Solana. No anúncio, feito no Solana BreakPoint deste trimestre, o representante da PayPal ressaltou que a saída do ecossistema da Ethereum foi justamente devido às taxas altas e a falta de flexibilidade para implementações mais tangíveis para o mercado tradicional.
Solana vs Ethereum: qual a melhor cripto agora?
A Solana, cada vez mais, está se mostrando como a principal blockchain para soluções de pagamentos e vai angariando cada vez mais parceiros e usabilidades para sua blockchain.
Enquanto isso, a sua principal concorrente, a Ethereum, está ficando cada vez mais obsoleta e estagnada em relação às melhorias e parcerias de grande calibre.
A Ethereum não morreu, nem morrerá. No entanto, a Solana vem ganhando espaço e pode tomar o protagonismo desse setor de mercado a médio e longo prazo.
Acesse as criptomoedas mais promissoras
Solana é uma excelente escolha para sua carteira e temos hoje uma posição de 20% em SOL no Nord Crypto Master.
Os outros 80% da carteira são destinados a outros 11 ativos que têm grande potencial para este trimestre e para o próximo ano!
Se você quiser se estabelecer de forma correta no mercado cripto, vou te dar uma oportunidade única: acessar a oferta da Blue Week antecipada!
Não deve durar muito tempo até que o público no geral perceba o potencial de valorização da Solana e dos outros 11 ativos da nossa carteira.
Aproveite essa oportunidade clara para crescer o seu patrimônio com criptoativos.