Um dos maiores erros dos leigos é não entender que o mercado financeiro sempre antecipa. Ele pode acertar ou errar, mas tudo o que sai no jornal já está mais do que entendido e precificado no mercado financeiro.

Fonte: Bloomberg

Curva de juros precifica Selic de 13,3% 

No gráfico acima, temos a Selic média de hoje até a data marcada (a Selic sobe dos atuais 10,75% e, em média, será de 13% nos próximos 12 meses).

Para ser preciso, o mercado precifica que a Selic subirá até a máxima de 13,3% ao ano em julho de 2025.

Dá para bater o CDI?

Nesse contexto, é provável que muitos investidores questionem se há alguma empresa que supere o CDI a 13,3%. A resposta é sim. André Jakurski, da JGP, expressou isso de uma maneira bem mais "poética".

Fonte: MoneyTimes

A grande diferença entre CDI a 2% e CDI a 13,3% é a quantidade de empresas que conseguem entregar resultados, apesar das dificuldades.

Pense em uma competição de salto com vara. Quanto mais alto o sarrafo, menos gente passa. E o sarrafo de 13,3% é um dos mais altos do mundo.

O movimento vendedor é brutal

Eu mesmo menosprezei a dificuldade das empresas vencerem os juros altíssimos neste período. E, claro, a capacidade das empresas de investirem mal o nosso dinheiro.

Venho estudando profundamente o que faz as empresas se destacarem. E, surpresa, Warren Buffett, em sua imensa sabedoria, tinha a resposta.

 Fonte: izquotes

No ANTI-Trader, acabamos abraçados com empresas que alocaram horrivelmente nosso capital (alavancadas e rentabilidade em queda) e vêm mostrando resultados abaixo do esperado.

Aqui, sim, um ponto de atenção: com CDI alto e fluxo reduzido, o mercado não tem nenhuma paciência com resultados piorando.

E o movimento vendedor para empresas que decepcionam é brutal.

Ações com retorno superior ao CDI

Ganham do CDI ótimos negócios que alocam bem capital. Traduzindo, empresas de alta rentabilidade (ROE) que não desperdiçam dinheiro em investimentos de baixa rentabilidade.

Isso se traduz em duas coisas muito fáceis de reconhecer:

  • Altos dividendos para empresas que não crescem.
  • Alto crescimento para empresas que não distribuem dividendos.

E é claro, empresas com tudo isso: alta rentabilidade, dividendos e crescimento. 

É simples. Se a rentabilidade é alta (ROE alto), ou vira dividendo ou vira mais lucro. O mercado atual não tem nenhuma paciência com projetos ruins, lucro estável ou em queda. Nenhuma!

Como não há fluxo suficiente, o escasso capital busca desesperadamente lucros e dividendos em alta hoje.

Bruce, é hora de investir em ações?

O que eu mais tenho hoje são exemplos para expor minha nova (velha) teoria. A grande mudança do bear market atual para o bull market de 2019 é apenas a paciência do mercado.

Para a grande maioria (que não é espadachim), é melhor esperar no “CDIzão” até que tenhamos uma política econômica mais saudável (menos gastos e CDI mais baixo).

E isso só acontecerá em 2026 (tomara) ou 2030, dependendo da capacidade do presidente Lula de se reeleger.

Para a grande maioria das pessoas, é hora de se lambuzar de títulos isentos que a Marilia recomenda no Nord Advisor.

Tenho estômago de avestruz. Onde investir?

Buffett passou por guerras, ameaças nucleares, crises, juros altos e baixos… O maior investidor do mundo tem ótimas frases para todos os momentos de mercado.

 Fonte: kdFrases

Tem estômago? Seja ganancioso. Mas nem todos os investidores possuem a paciência e o estômago do Buffett (e do Bruce). 

Lembre-se: o mercado não tem paciência. Compre empresas com lucro crescendo forte e alta rentabilidade (dívida reduzida e dividendo elevado).

PRIO (PRIO3) e Inter (INBR32) são ótimos exemplos de lucros crescentes, mas não pagam dividendos. 

As ações PRIO3 ficaram para trás nos últimos 12 meses devido à greve do IBAMA, o que impediu o aumento de produção.

Múltiplos das ações PRIO3 e INBR32. Fonte: Bloomberg

Neste momento, estou finalizando a análise de algumas empresas que crescem e pagam dividendos. Em breve, teremos novidades no ANTI-Trader.

Você pode subir de nível com o Nord NEXT

A Nord criou o programa Nord Next para você ter a chance de viver o mercado financeiro na prática e acelerar sua evolução como investidor ou profissional da área.

Você vai aprender como analisar uma empresa, como encontrar o melhor CDB, como fazer uma análise de crédito de um banco emissor, tudo isso combinando teoria e prática.

Quem participou da 1ª edição do Nord NEXT recomenda. 

 Grupo fechado com os participantes do Nord NEXT. Fonte: WhatsApp da Nord

E, para entregar essa experiência para mais pessoas, abrimos duas novas turmas para o início de 2025.

Metade das vagas foram preenchidas assim que anunciamos para os que estavam inscritos na lista de espera. Mas você ainda pode ter a chance de entrar.

Basta clicar no link abaixo e garantir o seu lugar.

QUERO GARANTIR MINHA VAGA AGORA

Prepare-se para uma semana repleta de aprendizado, troca de experiências e oportunidades de crescimento!