O bitcoin foi a primeira moeda 100% digital e descentralizada do mundo. Ela é amplamente utilizada como um meio de investimento e, também, como uma reserva de valor.

Por ser descentralizada, ela se torna independente de qualquer nação para sua circulação e emissão. 

Qual a lógica do bitcoin?

As circulações ou transações de bitcoin acontecem por meio de uma tecnologia própria chamada "Blockchain", o que permite que milhões de computadores ao redor do mundo trabalhem para validar as transações e manter os registros.

A emissão do bitcoin é feita para remunerar os computadores que validam os grupos de transações, conhecidos como "Blocos". Essa emissão é pré-programada e decrescente a cada quatro anos, o que caracteriza o bitcoin como uma moeda desinflacionária

Essas características tornam o bitcoin um ativo interessante tanto como investimento e quanto como reserva de valor. Contudo, as mesmas características o tornam uma moeda que facilita as transações no mundo todo. 

Dado o seu alto valor de mercado, atualmente em torno de R$ 320 mil, o bitcoin é divisível até a oitava casa decimal. Isso torna muito mais fácil a utilização como forma de pagamento.

Como transferir o dinheiro do bitcoin para minha conta

A conversão do bitcoin em moeda fiduciária é uma prática bastante simples, porém ainda pouco utilizada.

1. Vendendo seus bitcoins em uma corretora de criptoativos

Basta você criar uma conta em uma corretora de criptoativos, como a Binance, onde você pode vender seus bitcoins, ou suas frações de BTC, por reais. Após isso, basta sacar os reais obtidos com a venda para o banco. 

Esta é a forma mais tradicional de saque de bitcoin em reais ou em qualquer outra moeda fiduciária. Todavia, pode ser um pouco demorado. Caso você não tenha uma conta em corretoras de cripto ainda, todo o processo, desde a abertura da conta, validação de documentos, depósito de bitcoin e saque pode levar algumas horas, até alguns dias.

2. Vendendo seus bitcoins para um vendedor P2P

Há aqueles que compram e vendem criptoativos de forma pessoal, fora das corretoras. Esses são chamados de vendedores Peer to Peer (P2P).

Este processo é mais rápido, mas você está negociando diretamente com outra pessoa. É importante certificar-se de que este é um vendedor de confiança.Como sacar bitcoin em dinheiro?

Em algumas cidades do mundo, existem caixas eletrônicos nos quais você pode enviar seus bitcoins e sacar em moeda fiduciária.

O problema é que o preço praticado por esses caixas eletrônicos é sempre abaixo do mercado, cobrando um spread do cliente. No entanto, é uma forma fácil e prática de sacar o bitcoin.

Como transferir bitcoin para o Nubank?

O Nubank disponibiliza apenas a compra e venda de bitcoin na sua plataforma. Não é possível depositar ou sacar bitcoin da conta do Nubank.

Como transferir bitcoin para o PicPay?

O PicPay não disponibiliza depósitos de bitcoin. Até outubro de 2023, a empresa disponibilizava compra e venda de bitcoin e alguns criptoativos em sua plataforma. Mas, desde então, essa funcionalidade foi descontinuada.

Como sacar bitcoin em um caixa eletrônico?

Como dito anteriormente, existem caixas eletrônicos no mundo que permitem enviar bitcoins e sacar em moeda fiduciária.

Para isso, é necessário que você tenha bitcoin em uma carteira digital (Wallet)

Depois disso, vá até um caixa eletrônico de bitcoin. Você pode ver onde têm caixas eletrônicos de bitcoin nesse site.

No caixa eletrônico:

  • Inicie a operação e selecione Vender (Sacar) bitcoin;
  • Em alguns modelos de máquina, pode ser necessário você apresentar algum documento de identificação. Caso a máquina peça isso, apresente seu documento com foto;
  • Insira o valor que você quer sacar. A máquina calculará o preço do BTC no momento e apresentará para você;
  • Envie os Bitcoins da sua carteira, para o endereço que a máquina irá lhe fornecer;
  • Confirme a transação
  • A máquina lhe dará o dinheiro solicitado no final desse processo.

Atenção: o preço praticado por esses caixas eletrônicos é sempre abaixo do mercado, cobrando um spread contra o cliente. Porém, é uma forma fácil e prática de se sacar bitcoin.

Como sacar bitcoin em PIX?

A primeira forma de sacar bitcoin em PIX é por meio dos vendedores Peer to Peer (P2P), que são pessoas que negociam criptoativos e podem pagar você via pix.

Outra forma é por meio de plataformas que disponibilizam a venda de bitcoin integrada com o PIX, como MoonPay e LoopiPay.

E se todo mundo sacar bitcoin ao mesmo tempo? O que acontecia?

Se todo mundo resolver vender seus BTCs trocando por moeda fiduciária ao mesmo tempo, teríamos uma mudança súbita no preço, uma vez que, quanto maior a oferta de um ativo no mercado, mais baixo tende a ser seu valor (preço).

Com isso, o preço do ativo cairia subitamente. No entanto, para vender um ativo, é necessário que alguém do outro lado o compre. Isso geraria um certo equilíbrio no preço por conta dos conceitos de teoria dos jogos.

Se não houvesse equilíbrio, o preço tenderia a zero.