Resultado da Nvidia surpreende novamente e ações disparam
A Nvidia (NVDC34) apresentou na noite de quarta-feira, 21, seus resultados para o 4T24 (ano fiscal adotado pela companhia).
Os números da fabricante de chips superaram as expectativas do mercado, com uma demanda incessante por GPUs para inteligência artificial.
A empresa entregou novamente resultados acima do esperado pelo mercado e por ela mesma. A receita teve um crescimento de +265%, o EBIT teve um salto de +563%, o lucro líquido apresentou um crescimento de +491% e o lucro por ação (EPS) cresceu +486% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Não. Não estamos nos esquecendo de colocar vírgulas nesses números. A empresa segue entregando crescimento de três dígitos em todas as suas principais linhas nos resultados.
O crescimento da companhia é reflexo do aumento nas vendas do NVIDIA Hopper GPU, usado para o treinamento e interface dos LLM (modelos de linguagem por trás da inteligência artificial).
Desempenho por linhas de negócios
O principal destaque segue sendo a linha de Data Center, mais impactada pela demanda em inteligência artificial. No 4T24, a empresa teve um crescimento de +301% e, olhando para o ano fiscal de 2024, essa linha apresentou um crescimento de +217%.
Outro destaque positivo no trimestre foi sua linha de Gaming. Em meio ao boom da inteligência artificial, a sua antiga principal linha de negócio (no início, os GPUs da companhia eram focados na parte gráfica de jogos) também apresentou um bom crescimento de +56% na comparação com o ano passado.
Já nas outras linhas, a empresa entregou em Professional Visualization um crescimento de +105%, em OEM +7% e, apenas na sua linha de veículos, Auto, a empresa teve uma leve queda de -4%.
Crescimento imparável
Após a divulgação de resultados, as ações da Nvidia (NVDA) se valorizaram aproximadamente +8% nas negociações após o fechamento de mercado.
Essa alta pode ser explicada pela surpresa positiva que a empresa entregou para seus investidores. Olhando para a comparação entre resultados esperados (consenso) contra os resultados realizados, ela surpreendeu positivamente em praticamente todas as linhas.
Em seus resultados realizados, as receitas superaram as expectativas em +7%. O lucro bruto superou em +9%. O lucro operacional (EBIT) superou em +12%. E, por fim, o lucro por ação superou as expectativas em +11%.
Mas a companhia acredita que está longe de frear esse crescimento. Junto aos resultados, ela apresentou suas expectativas para o 1T25 de seu ano fiscal (equivale ao 1T24 do calendário). Para as receitas, espera atingir a marca de US$ 24 bilhões (com 2% de variação para mais ou para menos). Para a margem bruta, ela espera números entre 76,3% e 77%, que corresponderia a uma média de US$ 18,4 bilhões em lucro bruto.
A empresa segue correspondendo e excedendo as expectativas. Como comentamos anteriormente, ela é o símbolo de uma disrupção tecnológica que deve evoluir cada vez mais com o tempo.
Apesar de ser uma companhia excelente e o centro das atenções no mundo da tecnologia, preferimos uma outra ação ligada à inteligência artificial. Mas seguimos, como sempre, acompanhando e buscando boas oportunidades de investimentos.