Como investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR)
Veja como aplicar o valor da restituição do Imposto de Renda (IR) de acordo com o seu perfil de investidor!
O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) terminou em 31 de maio. Nesse mesmo dia, a Receita Federal começou a pagar o primeiro lote da restituição do IR. Você já decidiu o que vai fazer com esse dinheiro?
Neste artigo, saiba como investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR). Continue a leitura!
Como funciona o pagamento da restituição do IR?
A restituição do imposto de renda é efetuada em cinco etapas distintas. O inicial ocorreu em 31 de maio e beneficiou os indivíduos que apresentaram suas declarações até 10 de maio, desde que cumprissem os critérios prioritários.
Os outros quatro lotes seguirão o cronograma de restituição do IR preestabelecido.
O que fazer com o dinheiro da restituição do IR?
Quitar dívidas
Se o contribuinte tiver dívidas, o primeiro passo é quitá-las. Entenda qual é o tamanho do problema e o que é possível fazer para resolvê-lo. Priorize as dívidas mais caras e evite as multas.
Em muitos casos, dá para negociar com o banco o pagamento total à vista ou negociar as parcelas com uma taxa de juros menor. Tenha clareza quanto aos prazos e certifique-se de que as parcelas da renegociação vão caber no seu orçamento.
Montar reserva de emergência
O segundo passo é montar uma reserva de emergência. Trata-se de destinar o dinheiro para cobrir eventuais necessidades e imprevistos que possam vir a acontecer.
Para quem tem um ganho fixo, o indicado é que a reserva mantenha as despesas essenciais por seis meses. Já para os profissionais autônomos, a recomendação é ter o valor equivalente a um ano dos seus custos mensais.
Por que investir o valor da restituição do IR é a melhor opção?
Se o contribuinte não tem dívidas e já possui uma reserva de emergência, investir o valor da restituição do IR é a melhor opção. Mas isso, é claro, desde que a escolha das aplicações financeiras seja adequada ao seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado).
A definição do perfil leva em conta três critérios: segurança, liquidez e rentabilidade. Em geral, para alcançar sua meta, o investidor acaba tendo que abrir mão de um deles.
Perfil de investidor conservador
Prioriza a segurança e prefere aplicações de baixo risco:
- caderneta de poupança;
- títulos públicos prefixados;
- Certificados de Depósito Bancário (CDBs);
- Letras de Crédito Imobiliário (LCIs);
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs);
- Letras de Câmbio (LCs).
Perfil de investidor moderado
De vez em quando, aceita abrir mão de parte da segurança, embora a tenha em mente.
- títulos pós-fixados;
- debêntures;
- Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs).
Perfil de investidor arrojado
Tem mais tolerância a riscos e acredita que certas perdas podem ser compensadas por uma rentabilidade maior no final das contas.
Como investir na restituição do IR?
Se você quer saber mais sobre como investir sua restituição do IR, procure a Nord Research e sua equipe de especialistas.
Somos uma casa de análise de investimentos totalmente focada no pequeno investidor. Com informação correta e isenta de conflito de interesses, você pode investir com a mesma sofisticação e rentabilidade alcançadas pelos melhores gestores profissionais.
O conteúdo foi útil para você? Se você ainda tem dúvida sobre a melhor forma de investir, a Nord Research é a solução!
Resumindo
Quando vai ser paga a restituição do Imposto de Renda 2023?
O pagamento do primeiro lote de restituição do IR foi feito em 31 de maio para os contribuintes que entregaram suas declarações até 10 de maio e que atendem aos critérios de prioridade.
Os próximos quatro lotes serão liberados conforme o cronograma a seguir:
- Segundo lote: previsto para 30 de junho;
- Terceiro lote: previsto para 31 de julho;
- Quarto lote: previsto para 31 de agosto;
- Quinto lote: previsto para 29 de setembro.
Como consultar o lote do Imposto de Renda?
Para consultar o lote de restituição do IR, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar na opção "Meu Imposto de Renda" e, depois, em "Consultar Restituição".