Gráfico apresenta Russel 1000 Growth Index (azul) e S&P 500 (branco).
Russel 1000 Growth Index (azul) e S&P 500 (branco). Fonte: Bloomberg

Veja o desempenho das ações de crescimento e do mercado em geral nos EUA desde a crise do subprime: enquanto a bolsa americana subiu +390 por cento, as ações de crescimento subiram +669 por cento, ou seja, subiram 1,7x mais no período.

Maiores altas/baixas do Russel 1000 Growth Index, desde 2008.
Maiores altas/baixas do Russel 1000 Growth Index, desde 2008. Fonte: Bloomberg.

Agora, veja quais foram as maiores altas acumuladas dentre as ações do índice de ações de crescimento americano, o Russel 1000 Growth Index. Além de serem empresas inovadoras e reconhecidas por liderarem movimentos de evolução tecnológica, elas compartilham outra coisa em comum.

Tabela com lucros em 2008 e dos últimos 12 meses (LTM).
Lucros em 2008 e dos últimos 12 meses (LTM). Fonte: Bloomberg.

Compartilham o fato de que seus lucros apresentaram um forte crescimento no período. Em relação ao lucro de 2008, o lucro acumulado dos últimos 12 meses dessas empresas cresceu, em média, 2.895 por cento.

E isso não é uma coincidência.

O ganho com uma ação depende de 3 fatores:

  • crescimento dos resultados;
  • reprecificação (mudança dos múltiplos);
  • distribuição de proventos (dividendos, JCP, bonificações etc.).

O fator crescimento dos resultados tende a ser o que representa a maior parte do ganho no longo prazo, dessa forma, as ações de empresas que apresentam os maiores crescimentos de lucros tendem a ser as ações que mais sobem.

Dentre as 18 ações da tabela acima, a alta média foi de 5.059 por cento, e o crescimento dos lucros médio foi de 2.895 por cento (vale ressaltar que essa média desconsidera as empresas que saíram do prejuízo para o lucro no período).

Os números não mentem: o crescimento dos resultados é a principal fonte de geração de riqueza para quem investe em ações, e é por isso que quem busca multiplicar seu patrimônio investindo na bolsa precisa ter ao menos parte do seu capital alocado nas ações com elevado potencial de crescimento.

A filosofia de investimentos que foca nesse tipo de ação é conhecida como growth investing e tem o lendário gestor Peter Lynch como principal expoente. Durante os 13 anos em que esteve à frente do fundo Magellan, o retorno anual médio foi acima de 29 por cento.

Gráfico apresenta performance do NORD 10X.
Performance do NORD 10X. Fonte: Nord Research.

Na nossa série de ações focada exclusivamente no growth investing, NORD 10X, estamos apenas iniciando a jornada, mas em pouco mais de 8 meses já entregamos um retorno de +43 por cento, um desempenho 1,8x melhor do que o da bolsa no período.

Se você tem como objetivo multiplicar seu patrimônio investindo em ações, deixo aqui o meu convite para que você conheça a nossa estratégia e as ações que fazem parte da carteira recomendada atualmente.

Aproveite o período de 30 dias de degustação para entender tudo o que fazemos e tirar todas as suas dúvidas diretamente comigo pelo Telegram. Ainda, caso entenda que a nossa estratégia não é adequada ao seu perfil no momento, você não precisa pagar nada.

O que acontece nos EUA costuma se repetir no Brasil com alguns anos de atraso, então não deixe a oportunidade passar, se você ainda não o faz, comece a investir em ações de crescimento o quanto antes, pois seu futuro agradece!

Aqui está o link para você destravar o acesso ao Nord 10X e usar os 30 dias de teste sem compromisso. Veja a carteira, fale conosco pelo Telegram, tire suas dúvidas e depois decida se quer ficar como assinante. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

Um abraço,