Vale (VALE3) eleva em 6% produção de minério de ferro no 1T24
A Vale (VALE3) reportou resultados em linha com as expectativas do mercado em seu relatório de produção e vendas do primeiro trimestre de 2024.
A mineradora totalizou uma produção de 70,8 milhões de toneladas de minério de ferro no 1T24, um crescimento de +6% em relação ao 1T23.
O leve crescimento na comparação anual foi, sobretudo, consequência do melhor desempenho operacional no S11D, Sistema Norte.
Devido à sazonalidade desfavorável, notamos uma queda de -20,8% na produção do minério de ferro em relação ao 4T23, dado os períodos de chuvas.
A produção de cobre foi um dos destaques positivos do 1T24, com um aumento de +22,2% em relação ao 1T23, devido às maiores taxas de processamento das plantas de Salobo.
Já as vendas de minério de ferro (finos, pelotas e ROM) totalizaram 63,8 milhões de toneladas no 1T24, um aumento de +14,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
O bom desempenho nas vendas se deve, sobretudo, à normalização dos embarques no porto Ponta da Madeira, que teve suas operações paralisadas no 1T23 devido às fortes chuvas no início do ano passado.
O que os resultados da Vale dizem?
Com uma produção em linha com o esperado, a expectativa é de um 1T24 com resultados fracos.
Apesar do aumento na produção e vendas no 1T24, a queda de -7% no preço realizado do minério de ferro e os maiores custos devem pressionar os resultados.
Com isso, esperamos uma receita de US$ 8,4 bilhões, o mesmo patamar do primeiro trimestre de 2023.
A expectativa para o Ebitda é de aproximadamente -10%, devido às menores margens no período. Para o lucro é de US$ 1,6 bilhões, recuo de cerca de -12% na comparação anual.
Nossa recomendação para Vale (VALE3) continua sendo “manter” para quem tem a posição no portfólio.
Mina do Sossego
O Tribunal de Justiça do Pará suspendeu a liminar que autorizava o funcionamento da mina do Sossego.
A mina do Sossego produziu 66.800 toneladas de cobre em 2023, sendo a segunda maior mina produtora de cobre da companhia. A maior produtora de cobre da Vale é a mina Salobo, também localizada no Pará.
A Vale ainda não foi oficialmente notificada, mas afirmou que vai recorrer da decisão.
É hora de comprar ou vender?
A queda nos resultados do 1T24 em relação ao 4T23 pode assustar, pois além do início do ano ser sazonalmente mais fraco, os preços do minério apresentaram uma queda de -15%.
No entanto, notamos um progresso significativo na produção e venda em relação ao mesmo período de 2023.
Apesar disso, as perspectivas para a China, sua principal compradora, ainda são incertas.
Nas últimas semanas, as sinalizações de estímulo do governo central chinês impulsionaram o preço da commodity.
Os dados e as perspectivas para a economia chinesa ainda são mistos. Em meio à crise do setor imobiliário, o governo central busca estímulos para manter o ritmo de crescimento econômico.
A Vale é uma empresa excelente, com uma forte geração de caixa, negociando a 7x lucro e 4x Ebitda pode ser uma boa opção para uma estratégia de dividendos, considerando o dividend yield projetado de 8,5% ao final deste ano.
No entanto, diante das oportunidades que podem trazer um melhor retorno no longo prazo, preferimos não investir nas ações da Vale no momento.