O Índice de Preços ao Produtor dos EUA (PPI) de julho apresentou uma alta de 0,1%, abaixo das expectativas do mercado, que estavam em 0,2%. Na variação anual, o índice alcançou 2,2%, abaixo da expectativa de 2,3%.

O resultado teve uma importante contribuição de uma queda nos preços de serviços, grupo que vinha com forte resiliência nas últimas divulgações do dado.

Além disso, o núcleo, que exclui alimentos e energia, apresentou estabilidade (0,0%), enquanto o mercado esperava um crescimento de 0,2%.

Reação do mercado

O resultado mais fraco do que o esperado trouxe força ao otimismo do mercado em relação ao início dos cortes de juros americanos em setembro, que iniciou com dados de inflação em uma dinâmica mais favorável em direção à meta e dados de mercado de trabalho apontando um processo de desaquecimento da atividade.

Com isso, os juros americanos estão apresentando queda, principalmente na ponta mais curta. Os juros longos brasileiros estão acompanhando o movimento e apresentando uma queda mais acentuada do que na abertura do mercado.

Nossa visão sobre o PPI de julho nos EUA

O ciclo de corte nos EUA está cada vez mais próximo e atualmente o mercado divide-se entre um início de corte em setembro de 0,25 ponto percentual ou de 0,50 ponto percentual.

Nesta quarta-feira, 14, teremos a divulgação do CPI de julho contribuindo para a construção do cenário.

O que é o PPI - Inflação ao produtor EUA?

O Producer Price Index (PPI) é a principal medida da inflação ao produtor dos Estados Unidos.

Para isso, o dado mede a mudança média ao longo do tempo nos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos por sua produção. Os preços incluídos no PPI são da primeira transação comercial para muitos produtos e alguns serviços.

Quando o PPI - Inflação ao produtor EUA é divulgado?

O PPI é divulgado mensalmente, normalmente entre os dias 10 e 15.

O calendário de divulgação por ser visto aqui.

Quem divulga o PPI - Inflação ao produtor EUA?

Divulgado pelo Bureau of Labor Statistics.

O que é importante olhar no PPI - Inflação ao produtor EUA?

No PPI, é importante acompanhar principalmente o seu núcleo, que retira os preços de energia e alimentos que costumam apresentar uma maior volatilidade.

Como o PPI mede a inflação do produtor, ou seja, antes de chegar ao consumidor final, o índice pode ser uma prévia de como pode ser a dinâmica do CPI (inflação ao consumidor) adiante. 

Isso porque se o núcleo do PPI registrar números pressionados de forma consistente, parte dessas maiores pressões será repassada ao consumidor final, impactando a inflação ao consumidor e podendo demandar uma atuação do Federal Reserve através da sua política monetária.

Isso também significa que PPIs mais fracos causam menores impactos sobre a inflação ao consumidor.