Os podcasts mais ouvidos do ano no Brasil e o mundo
Sumário
O número de consumidores de podcasts vem aumentando no Brasil. Segundo estimativa do relatório Global Podcast Listener Forecast 2021–2025, mais de 39 milhões de pessoas são ouvintes do formato no país. Aliás, há estimativas que sejam 52,4 milhões de ouvintes em 2025.
Os podcasts vêm fazendo sucesso devido à sua acessibilidade, permitindo que os ouvintes consumam conteúdo informativo ou entretenimento enquanto realizam outras atividades. Mas, afinal, quais os podcasts mais ouvidos do ano no Brasil e no mundo? Confira a lista!
Podcasts mais ouvidos no Spotify
Os podcasts mais ouvidos no Spotify em 2023 foram:
- The Joe Rogan Experience
- Call Her Daddy
- Huberman Lab
- anything goes with emma chamberlain
- On Purpose with Jay Shetty
- Crime Junkie
- This Past Weekend w/ Theo Von
- Serial Killers
- The Diary Of A CEO with Steven Bartlett
- TED Talks Daily
A lista de Podcasts mais ouvidos no Spotify conta, especialmente, com programas de bate-papo com celebridades e produções exclusivas da plataforma.
No Spotify, o público tende a ser mais jovem. Sendo assim, muitos ouvintes começaram a consumir podcasts recentemente, muitas vezes devido à transição de ouvintes de música para o formato de bate-papo e entrevistas.
Dessa forma, na plataforma, os conteúdos mais populares são aqueles voltados para um público jovem e exclusivo da plataforma. Quatro dos programas mais populares são originais do Spotify.
Podcasts mais ouvidos no Spotify Brasil
No Brasil, os podcasts mais ouvidos foram:
- Podpah
- Mano a Mano
- Café da Manhã
- Psicologia na Prática
- Não Inviabilize
Pela segunda vez seguida, o Podpah é o podcast mais ouvido no Brasil. Em seguida, destacam-se produções originais e exclusivas do Spotify, como Mano a Mano, apresentado por Mano Brown, Café da Manhã, em parceria com a Folha de S.Paulo, e Psicologia na Prática, apresentado por Alana Anijar. Em quinto lugar, temos Não Inviabilize, apresentado por Déia Freitas.
Podcasts mais ouvidos na Apple
Os podcasts mais ouvidos na Apple em 2023 foram:
- Crime Junkie
- The Daily
- Dateline NBC
- SmartLess
- This American Life
- Morbid
- Up First
- Huberman Lab
- Hidden Brain
- Stuff You Should Know
Os ouvintes de podcast da Apple tendem a ser mais velhos que os do Spotify, dessa forma, os podcasts mais ouvidos são sobre temas cotidianos.
Na Apple Podcasts, o público tende a ser mais diversificado em termos de idade, mas majoritariamente composto por pessoas mais velhas, em torno dos 41 anos. Geralmente, quem consome esse tipo de conteúdo na plataforma já é um consumidor mais assíduo de podcasts.
Podcasts mais ouvidos na Apple Brasil
Já o top podcasts da Apple no Brasil é o seguinte:
- Histórias em inglês com Duolingo
- O Assunto
- NerdCast
- Os Sócios Podcast
- Cartas de um Terapeuta
- Inteligência Ltda.
- Modus Operandi
- Não Inviabilize
- Podpah
- Flow Podcast
O Podcast da Nord Research
Se você gosta de podcasts, a Nord Research também tem um programa para você! Com programas a cada 15 dias, o Podcast da Nord Research faz entrevistas com gestores, influenciadores do mercado, lives e outros conteúdos para você ficar sempre informado sobre o mercado financeiro no Brasil e no mundo.
Você pode ouvir o Podcast da Nord Research em diversas plataformas:
- Spotify
- YouTube
- Apple
- Deezer
Em 2023 foram 19 episódios. Confira os mais visualizados no YouTube e assista também:
- As melhores ações para viver de renda hoje | Skin in the Game #46 com Louise Barsi
- Visão do Fundo Verde: Macro, Dólar, Bolsa e Selic | Skin in the Game #35 com Luiz Parreiras
- Onde o ECONOMISTA SINCERO investe? Skin in the Game #44 com Charles Wicz
- Skin In The Game #23 - As maiores convicções da Dahlia Capital para o Brasil de 2023
- Skin in the Game#22- Preparando uma carteira forte PÓS-ELEIÇÕES | Com Walter Maciel e André Kitahara
Conclusão
Em conclusão, os podcasts mais ouvidos em 2023 são sobre crimes reais e conversas com celebridades. No Spotify, a predominância é de programas de bate-papo com celebridades, refletindo um público mais jovem e está entrando no mundo dos podcasts agora. Já na Apple, há um público mais velho e já acostumados a podcasts, refletindo nos conteúdos mais populares com diferentes temas.
A Nord Research também marca presença com seu podcast, oferecendo entrevistas, análises e conteúdos informativos sobre o mercado financeiro em várias plataformas, como Spotify, YouTube e Apple.
Gostou desse conteúdo? Além disso, acompanhe também o blog da Nord Research para receber mais dicas e notícias sobre o mercado financeiro.