Calculado pelo S&P, o Purchasing Managers Index (PMI) e o Institute for Supply Management (ISM) são indicadores que medem as condições dos negócios nos setores de indústria e de serviços.

Confira o dado mais recente referente ao setor industrial e de serviços nos EUA.

PMI industrial hoje

O PMI industrial medido pelo ISM apresentou uma alta de 46,5 pontos para 48,4 em novembro, resultado acima das expectativas de 47,6.

Esse é o maior resultado desde junho (48,5 pontos).

Fonte: Bloomberg

É importante lembrar que o dado mede o nível da atividade do setor industrial. Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.

Além disso, o PMI industrial medido pelo S&P, em sua leitura final para o dado de novembro, mostrou uma revisão de alta, de 48,8 pontos para 49,7, ficando acima das expectativas de 49,0.

Ou seja, dados mais fortes em ambas as leituras. Apesar disso, as leituras ainda são de contração da atividade industrial, que naturalmente mostrou uma desaceleração mais rápida que o setor de serviços ao longo dos últimos anos.

Enquanto isso, as atenções, pensando na inflação, estão sobre o setor de serviços, que continua aquecido. Essa semana reserva dados relevantes, não só com o ISM e PMI de serviços, como também dados de mercado de trabalho com Jolts, ADP e o Payroll.

PMI de serviços hoje

A primeira leitura do PMI de serviços, calculado pela S&P Global, mostrou uma alta de 56,1 pontos para 58,5 pontos, ficando bem acima das expectativas de 55,8 pontos e sendo o maior resultado em 38 meses.

Vale lembrar que quando o PMI se encontra acima de 50 pontos, significa que o setor está em expansão.

O resultado acima reflete o que vínhamos observando há um bom tempo: uma economia americana ainda resiliente pelo setor de serviços (se refletindo no mercado de trabalho ainda apertado), enquanto o setor industrial sentiu mais rapidamente os efeitos da política monetária contracionista.

Nesta semana, temos a reunião do Federal Reserve nos dias 17 e 18 de dezembro. Esperamos que a autoridade monetária corte o juro em 25 pontos, podendo adotar uma postura mais cautelosa no início do próximo ano.

PMI de serviços e industrial da zona do euro 

Além da divulgação dos dados dos PMIs americanos, a S&P Global também divulgou os dados referentes à zona do euro.

De acordo com a S&P, o PMI de serviços da zona do euro caiu de 51,6 para 49,2 pontos, abaixo das expectativas de 51,6.

Além disso, o PMI industrial caiu de 46 para 45,2 pontos, abaixo das expectativas de 46.

Sendo assim, o PMI composto, que leva em consideração tanto o industrial quanto o de serviços, registrou uma queda de 50 para 48,1 pontos, enquanto as expectativas estavam em 50.

Vale ressaltar que esse resultado do PMI de serviços é o mais fraco desde janeiro deste ano (48,4 pontos).

O dado mede o nível da atividade do setor industrial. Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.

Dessa forma, os dados seguem mostrando uma economia mais fraca na Europa, o que vem justificando um tom relativamente mais dovish pelo Banco Central Europeu e se refletindo na curva de juros do mercado.

Nesse momento, para os próximos 12 meses, a curva de juros precifica um ciclo de corte de 150 pontos no juro da zona do euro.

Como é calculado e qual a função do PMI?

A função é justamente medir o nível da atividade de um determinado setor. Durante a pesquisa, os entrevistados são perguntados, por exemplo, se o seu nível de produção aumentou, diminuiu ou permaneceu inalterado durante o período de referência da pesquisa.

Além do nível de produção, perguntam sobre novas encomendas, emprego, custos, pedidos em estoques etc.

A partir disso, o percentual de entrevistados que relatou que “aumentou ou melhorou” em relação ao mês anterior é multiplicado por 1. O percentual que relatou que “não alterou” é multiplicado por 0,5. Enquanto que o percentual que relatou que “diminuiu ou piorou” é multiplicado por 0.

Com base nas respostas dos entrevistados, o índice é calculado como um valor que pode ir de 0 a 100. Quando o índice se encontra em 50, significa que não houve alteração no nível da atividade do setor

Um valor acima de 50 significa que a atividade daquele setor melhorou, enquanto abaixo de 50 significa que houve uma piora.

Dessa forma, o PMI serve como um indicador para medir as tendências da economia, de modo a identificar se a atividade econômica está se expandindo ou desacelerando. Como o dado sai mensalmente, normalmente é utilizado como um indicador antecedente ao PIB.

O que é PMI da indústria?

É o índice que mede a atividade do setor industrial de um país em um determinado período.

O que é PMI do setor de serviços?

O objetivo é medir o nível da atividade do setor de serviços.

A sua cobertura inclui serviços financeiros, serviços ao consumidor e todos os demais serviços empresariais.

No processo de pesquisa, o PMI de serviços tem menos perguntas aos entrevistados do que o PMI industrial, visto que perguntas como estoques e afins não se encaixam para serviços.

Quando sai o PMI?

O PMI industrial calculado pelo S&P é divulgado todo primeiro dia útil do mês. Já o de serviços é divulgado no terceiro dia útil do mês.

O que é o índice ISM?

O ISM também é um dado de PMI, porém é calculado pelo Institute for Supply Management. 

A diferença entre ambos está nas suas metodologias. Entre essas diferenças, estão a cobertura da economia, com o S&P excluindo departamentos governamentais; cargos dos entrevistados, tamanhos das empresas, tamanho das coberturas (S&P coleta dados de mais de 1.300 empresas, enquanto o ISM coleta de 600 a 700 empresas), entre outros.