O PIB do Brasil no terceiro trimestre apresentou crescimento de 0,9%, levemente acima da expectativa de +0,8% projetada pelo mercado, alcançado R$ 3 trilhões. Em relação ao mesmo período de 2023, houve um crescimento de 4,0%.

O que impactou o crescimento do PIB?

O desempenho foi impulsionado pelos setores de Serviços (+0,9%) e Indústria (+0,6%), embora a Agropecuária tenha apresentado um recuo de 0,9% na variação trimestral. O consumo das famílias avançou 1,5% no trimestre, os investimentos (formação bruta de capital fixo) cresceram 2,1%, e o consumo do governo subiu 0,8%.

IBGE revisa para cima PIB em 2023

O resultado trouxe ainda uma revisão para cima do PIB de 2023, cujo crescimento foi ajustado de 2,9% para 3,2%, refletindo um desempenho mais forte nos três setores da economia (agropecuária, indústria e serviços) analisados pela ótica da oferta.

PIB cresceu, o que isso significa?

Os dados mostram uma atividade econômica mais robusta do que o esperado, reforçando a necessidade de cautela por parte do Banco Central devido à trajetória recente da inflação mostrando-se mais resiliente.

No Renda Fixa PRO, estamos acompanhando de perto os próximos resultados para avaliar os efeitos das novas altas de juros promovidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom).