Na noite desta quinta-feira, 16, a China divulgou um compilado de dados sobre a atividade econômica do país.

O principal dado foi o PIB da China, que registrou um crescimento anualizado de +5,4% no último trimestre de 2024, acima das expectativas de +5,0%. Dessa forma, o resultado do ano como um todo foi de alta de +5,0%, superando as expectativas de +4,9%.

A meta de crescimento de 5% foi desafiadora para a China?

A China alcançou a meta de crescimento estabelecida pelo governo, de +5,0%, em meio a um cenário de dúvidas entre economistas e gestores de fundos de investimentos se esse patamar seria realmente alcançado.

Essas dúvidas estiveram atreladas às dificuldades que o país vem enfrentando para apresentar o mesmo ritmo de crescimento de anos anteriores (especialmente antes de 2020).

O que impulsionou o crescimento econômico da China em 2024?

A meta de crescimento foi alcançada em razão dos diversos estímulos que vêm sendo anunciados pelo governo chinês nos últimos tempos. A tabela abaixo resume as diversas medidas fiscais e monetárias a fim de estimular a atividade econômica do país.

Fonte: Kinea / Reprodução

Produção industrial e vendas no varejo

Outro destaque foi a produção industrial, que fechou o ano de 2024 com um crescimento de +5,8%, acima das expectativas de +5,7%, após um crescimento anualizado de +6,2% em dezembro. 

Além disso, as vendas no varejo mostraram uma alta, no ano, de +3,5% (em linha com o esperado), após um crescimento anualizado de +3,7% em dezembro.

Taxa de desemprego na China

Já a taxa de desemprego subiu de 5,0% para 5,1%, enquanto o mercado esperava manutenção em 5,0%.

O que esperar da economia chinesa para 2025?

A China segue enfrentando dificuldades para apresentar o mesmo ritmo de crescimento econômico dos períodos anteriores a 2020. Por outro lado, as medidas fiscais e monetárias vêm fazendo efeito para evitar desacelerações mais acentuadas no país.

Embora a China tenha alcançado sua meta de crescimento em 2024, desafios significativos persistem, exigindo atenção contínua das autoridades para manter a trajetória de crescimento econômico.