Em julho de 2022, o Pátria Investimentos adquiriu 50% da VBI Real Estate e, agora, anunciou a aquisição dos 50% restantes das ações da VBI Real Estate, passando a deter 100% da gestora. Assim, a VBI agora faz parte do Grupo Pátria.

É importante ressaltar que o atual time de gestão continuará a conduzir os Fundos normalmente e, a princípio, essa mudança não trará alterações aos cotistas.

Vale lembrar também que a gestora adquiriu, no final do ano passado, o Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG) e levou para dentro de casa os oito fundos imobiliários da gestora.

Quem é o grupo Pátria Investimentos?

A Pátria Investimentos é uma das maiores e mais tradicionais gestoras de investimentos na América Latina, com foco em private equity, infraestrutura, real estate e crédito. Fundada em 1988 no Brasil, a gestora tem uma ampla experiência em identificar e desenvolver oportunidades de investimento na região, atuando como parceiro estratégico para empresas e projetos de crescimento. 

O grupo Pátria Investimentos é composto por várias empresas e veículos de investimento que operam em diferentes setores. Algumas das principais empresas e áreas de atuação do grupo incluem: Private Equity, Infraestrutura, Real Estate e Crédito.

Qual o impacto nos FIIs geridos pela VBI Real Estate?

Conforme destacado no fato relevante, a equipe da VBI será integrada ao Grupo Pátria, com os fundos permanecendo sob a gestão dos atuais times, liderados por Rodrigo Abbud e Ken Wainer, fundadores da VBI e, agora, passam a ser sócios do Pátria. 

Portanto, não esperamos mudanças nas estratégias e no planejamento de curto e médio prazo, que devem permanecer inalterados, sem grandes modificações na dinâmica dos fundos.

Quais são as empresas do grupo Pátria?

A Pátria Investimentos tem um portfólio diversificado com participações em diversas empresas e setores. Entre as companhias investidas, destacam-se algumas conhecidas como Drogasil, Dasa, Faculdade Anhanguera, SmartFit e Elfa.