Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

2021 chega ao fim e não é exagero dizer que este foi o ano mais importante da curta história do mercado de criptoativos.

Dentre vários fatores, vim destacar um, que considero o principal, para fazer tal afirmação: este foi o ano dos Venture Capitals entrando em cripto.

O ano do big money

Antes dos Venture Capital (VCs) começarem a aportar seus capitais e trazerem expertise para o mercado de criptoativos, nós vimos uma tendência forte na adoção do bitcoin como parte dos investimentos de algumas empresas.

Dentre elas, as duas de maior destaque são MicroStrategy, empresa de Michael Saylor, listada na Nasdaq, que hoje tem 100 por cento do seu caixa em Bitcoin, e a Tesla, pela relevância da empresa, que tem 43.200 BTC em posse (aproximadamente 2,063 bilhões de dólares).

No entanto, o foco desta newsletter hoje não é a adoção do bitcoin, mas sim o crescimento do mercado como um todo, com interesse pelos grandes fundos de Venture Capital.

Esses fundos têm como atuação o investimento preliminar em empresas pequenas, predominantemente startups, com grande potencial de crescimento. Além de trazerem um grande valor em dinheiro, trazem a expertise dos seus investidores e conselheiros, como também o seu rico e vasto network, que auxilia muito no crescimento das empresas em que investem.

O ano de 2021 foi o ano que teve a maior entrada de capital vindo de fundos de VC. Esses fundos enxergam, hoje, o potencial que esse mercado tem, e o valor que a descentralização e a desintermediação dos processos traz para os usuários, principalmente para os criadores de conteúdo (jogos, música, marcas, roupas etc.).

No gráfico abaixo, vemos a evolução da entrada de capital vindo de VCs ao longo dos anos. 2021 teve mais capital que todos os anos somados desde 2015, com aproximadamente 25 bilhões de dólares entrando em diferentes projetos de cripto.

Gráfico mostra a a evolução da entrada de capital vindo de VCs ao longo dos anos. 2021 teve mais capital que todos os anos somados desde 2015, com aproximadamente 25 bilhões de dólares entrando em diferentes projetos de cripto.
Fonte: The Block Research


Por muito tempo, o mercado de criptoativos cresceu por conta própria, em um nicho em que as pessoas por trás dos projetos tinham grande experiência e conhecimento em blockchain, programação, isto é, na parte tecnológica como um todo. No entanto, poucos tinham pessoas voltadas para desenvolver a usabilidade do produto.

A entrada desses fundos, com tanto conhecimento já adquirido por meio do mercado tradicional, traz uma visão de expansão para os projetos de cripto.

Os projetos de cripto eram muito criticados pela falta de preocupação com a experiência do usuário, isto é, pela ausência da construção de interfaces amigáveis que fossem fáceis e intuitivas de serem utilizadas.

A expansão da base de usuários e a formação de parcerias através do network desses fundos  – com um grande capital para ser utilizado – trazem grandes perspectivas para o mercado de criptoativos nos próximos anos.

O momento do ciclo que estamos nos dá a oportunidade de avaliar os projetos com clareza, entender seu potencial mercado, conhecer seus investidores, parceiros e desenvolvedores, para nos posicionarmos de forma ótima, com visão no longo prazo.

Esta é a minha missão aqui na Nord: trazer para vocês todo o conhecimento necessário e as melhores criptos para nos posicionarmos para o longo prazo.

Espero estar cada vez mais próximo de todos vocês em 2022, porque o ano que vem será fundamental para o mercado de criptoativos e não quero que vocês percam isso.

Algumas pessoas me enviam mensagem nas minhas redes sociais perguntando se a série Nord Crypto Master está aberta e qual o link para se tornar assinante. Então aproveito a oportunidade para deixar o convite.

Aproveite o momento e comece a aprender e estudar criptoativos com a nossa comunidade de assinantes. Deixo aqui o link com o preço promocional de lançamento para você:

SEJA ASSINANTE DO NORD CRYPTO MASTER

Estamos apenas começando.

Um abraço e uma boa virada de ano para todos vocês!