Esportes ao vivo na Netflix: é o próximo passo?
Aos leitores amantes de futebol, quem nunca se pegou antes de uma partida resmungando por conta do trabalho de descobrir em qual das plataformas de vídeo o jogo do seu time será transmitido? A maioria dos torcedores brasileiros provavelmente já vivenciou essa situação.
No Brasil, os jogos são transmitidos por diferentes canais, como Globo, Premiere e SporTV — tradicionais na televisão aberta e por assinatura. Além disso, há transmissões em plataformas como Amazon, Paramount, CazéTV (YouTube) e, para os fãs de futebol europeu, na Disney e na Max.
O que é estranho é a Netflix (B3:NFLX34; NASDAQ:NFLX) — hoje a principal plataforma de streaming do mundo — não fazer parte desse quadro de plataformas que já capturaram horas das nossas semanas com futebol.
De fato, a Netflix está atrasada frente às demais plataformas de streaming no segmento de transmissão de esportes. Mas, ao que tudo indica, a empresa vem se preparando para que em breve ela compita por esse espaço das nossas rotinas.
Aquecendo o forno
O ano de 2024 foi especial para a Netflix. Além das ações da empresa (NFLX) terem valorizado +90% em dólares e +143% em reais, a companhia deu um importante passo no processo de começar suas empreitadas no universo de transmissão de esportes e eventos ao vivo.
No começo do ano, em março, fizeram a transmissão de um especial de tênis — uma partida amistosa entre Carlos Alcaraz e Rafael Nadal. O primeiro evento esportivo com transmissão da companhia.
Apesar de ter sido um marco importante, o evento em si não teve uma repercussão muito grande.
O primeiro grande marco de sucesso em transmissões esportivas da plataforma foi a luta entre o influencer Jake Paul e o lendário pugilista Mike Tyson, em novembro.
De acordo com dados reportados pela Antenna, o evento resultou no dia com o maior número de adições de usuários nos EUA à plataforma da Netflix nos últimos 12 meses.
Outros streamings passaram por experiências parecidas ao realizar a transmissão de eventos específicos. O Super Bowl LVIII em fevereiro, gerou à Paramount+ mais de 2 milhões de assinantes novos nos EUA.
Ainda não temos o número de assinantes novos, mas, no dia 25 de dezembro — no próprio Natal —, a Netflix exibiu duas partidas da NFL em sua plataforma. Elas tiveram uma média de 24 milhões de usuários conectados nos EUA, com o pico sendo durante o show do intervalo (da Beyoncé) com 27 milhões de contas ligadas.
Sem dúvidas, um grande sucesso para a empresa — em uma data tão especial para tantas famílias.
Promessas para 2025
Assim como você e eu, companhias também possuem suas promessas para um ano novo que está por vir. Apesar da Netflix não abrir para nós investidores, especulo que uma delas deve ser aprofundar ainda mais a transmissão de esportes.
O ano de 2024 foi marcado por eventos isolados e descorrelacionados. Uma partida de tênis amistosa, uma luta de “exibição” de boxe, e por fim duas partidas do principal campeonato de futebol americano no dia do Natal.
Mas seria possível para a Netflix competir por transmissões de eventos recorrentes? Ao longo de 2025 e 2026, algumas das principais ligas e competições terão contratos expirando.
Quem sabe a Netflix não queira, em 2025, além de lançar uma nova temporada da série Drive to Survive, anunciar a transmissão de corridas a partir de 2026. Ou mesmo o US Open. Mas eu torço para que seja a transmissão dos jogos de futebol americano de Notre Dame (os Fighting Irish).
Uma liga ou mesmo um contrato de transmissões contínuas seria um ponto de exclamação da Netflix para as demais competidoras dizendo: “estou aqui de vez!”.
Diante dessas tantas possibilidades, não é improvável que, no próximo ano, a Netflix siga nos trazendo alegrias para além das telas das televisões de nossas casas.
Desejo a você, uma excelente virada de ano. Que em 2025 tenhamos um ano ainda melhor do que foi o de 2024 — o melhor ano da história do Nord Global.