Microsoft (MSFT34) registra lucro de US$ 22 bi no 4º tri fiscal. Veja se é hora de comprar
A Microsoft (MSFT34) reportou resultados em linha com o consenso de mercado, com uma receita líquida de U$ 65 bilhões no 4T24, um crescimento de +15%, um EBIT de U$ 27,9 bilhões, 15% de alta e um lucro líquido de U$ 22 bilhões, 10% de alta. Todos os resultados foram comparados com o mesmo período em relação ao ano anterior.
Destaques resultados 4T24 (calendário fiscal) Microsoft (MSFT34)
Os destaques do trimestre ficaram novamente para a Azure, vertente de computação em nuvem da empresa, que teve um crescimento de receitas de +30% na comparação anual.
A receita líquida foi impulsionada pelo crescimento da demanda pelos serviços de computação em nuvem — infraestrutura crucial para o funcionamento de modelos de inteligência artificial — que teve um crescimento de +19%. Essa grande demanda pela capacidade computacional foi responsável pelo crescimento de +30% na Azure, segmento dentro dessa linha de receitas da companhia.
Mas a empresa apresentou um bom crescimento no segmento de Productivity and Business Processes, que engloba o pacote Office e outros serviços que a Microsoft oferece, com +11%. A vertente de More Personal Computing voltou a apresentar um bom crescimento, em +14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O EBIT apresentou um crescimento de +15%, em linha com o crescimento das receitas da companhia.
O lucro por ação da Microsoft foi de U$ 2,95 no 4T24, 10% maior em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Novamente, a empresa superou as expectativas que o mercado tinha de U$ 2,94.
O que esperar de Microsoft (MSFT34)?
A empresa encerrou neste trimestre o seu ano fiscal de 2024. Olhando para os números da empresa no ano a receita teve um crescimento de +15,6%, o Ebitda um crescimento de +22% e o lucro cresceu +21%.
Olhando para o ano de 2025 do seu calendário fiscal, o mercado espera que a empresa siga com um bom crescimento. Para suas receitas, o mercado espera um crescimento de +14,5%. Para o Ebitda um crescimento de +13,6% e para o lucro +13%.
Atualmente a empresa negocia a 35x lucro e a 24x Ebitda. Olhando para os próximos anos, o mercado projeta que ao final desse novo ano fiscal, seus múltiplos serão 31x lucro e 21x Ebitda.
A empresa possui uma qualidade impressionante. Contudo, com múltiplos bastante elevados, enxergamos oportunidades melhores em outras empresas nos EUA.
Dividendos de Microsoft (MSFT34)
Além dos resultados, a empresa deve manter um patamar semelhante de dividendos do que vem sendo entregue ao longo dos últimos anos, por volta de um yield 0,7%. Ou seja, um yield relativamente baixo para quem espera obter retornos apenas por meio de dividendos.
Quem é a Microsoft (MSFT34)?
Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft é uma das pioneiras da revolução digital. O lançamento do sistema operacional Windows é um dos principais marcos de sua história, já que ele dominou o mercado dos computadores por muitos anos.
A empresa passou por mudanças com o intuito de aumentar a gama de produtos e serviços oferecidos, incluindo o Microsoft Office e o Microsoft Azure, sua plataforma de computação em nuvem.
As ações da Microsoft são amplamente consideradas como uma escolha estável para investidores, devido à sólida posição no mercado e histórico consistente de crescimento e dividendos.
Outro ponto importante é que a empresa demonstrou capacidade de adaptação às mudanças tecnológicas e mantém uma forte presença em setores-chave, como software empresarial e computação em nuvem. Isso faz com que os investidores valorizem a companhia por sua estabilidade financeira e seu potencial de crescimento contínuo, tornando suas ações uma opção atraente para uma carteira mais diversificada.
Vale a pena comprar Microsoft (MSFT34)?
A nosso ver, a Microsoft é uma empresa espetacular. No entanto, nos preços atuais não achamos uma grande oportunidade de investimento.
Como faço para comprar ações da Microsoft (MSFT34)?
Para investir nas ações da Microsoft é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A empresa é negociada na B3 sob o ticker MSFT34.
Reiteramos que, no momento, não temos recomendação de compra para as ações da empresa.