A empresa do setor calçadista Grendene (GRND3) foi a maior pagadora de dividendos do primeiro semestre deste ano, interrompendo a hegemonia da Petrobras (PETR4), que perdeu o posto de primeiro lugar.

A companhia, dona de marcas como Rider, Melissa e Ipanema, teve um dividend yield de 21,7% no período.

Na prática, o investidor que tinha R$ 1 mil aplicados em GRND3 ganhou uma renda extra de R$ 217 nos primeiros seis meses do ano.

Maiores rendimentos do 1º tri

Sete ações brasileiras pagaram dividendos acima dos dois dígitos no primeiro semestre do ano. Confira a lista:

EmpresaTickerDividend Yield no 1º semestre 2023
GrendeneGRND321,73%
PetrobrasPETR419,40%
PetrobrasPETR316,95%
Metal LeveLEVE314,56%
Sid NacionalCSNA312,39%
CSN MineraçãoCMIN311,00%
AurenAURE310,18%
Taurus ArmasTASA49,71%
CopasaCSMG38,50%
BanrisulBRSR67,69%

Fonte: TradeMap/B3

Os dados foram levantados pelo TradeMap.

Por que Grendene teve o maior yield?

A Grendene tinha dividendos represados/reservados desde 2016, o que se traduziu em um elevado (e não recorrente) dividend yield de 21,7% no período.

Por que Petrobras pagou menos dividendos?

No caso da Petrobras, cabe mencionar que com as mudanças políticas menos intensas do que o esperado inicialmente, algo que trouxe bastante rumor negativo para suas ações (PETR3 e PETR4), a empresa seguiu distribuindo bons dividendos.

Com uma alavancagem baixa e sem planos que acelerem muito o Capex, o dividend yield de Petrobras continua elevado, porém bem menor do que o observado em 2022, quando a realidade do preço de petróleo era outra, girando em torno de 70%

É importante mencionar que é possível uma mudança de cenário para PETR4. Por isso é válido que os investidores tenham cautela e acompanhem todos os desdobramentos sobre a tese de investimento.

As melhores pagadoras de dividendos

O dividend yield de dois dígitos é bastante atrativo, mas não significa necessariamente que o papel é um bom investimento para o acionista.

No geral, as melhores pagadoras de dividendos são aquelas que conseguem atravessar qualquer tipo de cenário. Por terem esse DNA, são empresas mais sólidas, estáveis e seguras no longo prazo.

Quer dois exemplos de excelentes pagadoras de dividendos?

Vejo atratividade nos níveis atuais, tanto as ações de BB Seguridade (BBSE3) quanto as ações de Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo.

BBSE3 e VIVT3 são empresas com margem de segurança, com sólido histórico de remuneração ao acionista com dividendos e pertencentes a setores mais perenes, o que é ótimo pensando em dividendos.

Nos próximos 12 meses, esperamos um Dividend Yield de 10,8% para BB Seguridade e de 7,7% para a Telefônica Brasil.

Ações de dividendos

Na carteira Nord Dividendos, recomendamos papeis de empresas lucrativas, maduras e com bom histórico de remuneração aos acionistas. Saiba mais.